19/06/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Inspirados em diversos artigos e trabalhos (V. Recursos complementares), a proposta dessa aula é abordar de forma lúdica algumas informações sobre a Tabela Periódica e propriedades dos elementos químicos de forma a despertar a curiosidade nos alunos e agregar conhecimento.
O jogo é uma adaptação do Super Trunfo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Trunfo).
Nessa atividade, usaremos cartas que estampam elementos químicos e algumas propriedades ou informações de acordo com os conteúdos que estamos a trabalhar (acesse http://khemis.vilabol.uol.com.br/jogusQ2.html para conferir um modelo).
1. Organize a turma em grupos de 2 a 4 alunos (desejável grupos de 4).
2. Distribua um baralho de "Super Trunfo da Tabela Periódica" para cada grupo e combine as regras do jogo.
1. Sorteie no seu grupo quem começará a dar as cartas.
2. Após embaralhar, comece distribuindo as cartas pela sua direita. Uma de cada vez, até não restar mais cartas na sua mão.
3. Cada jogador deve empilhar na mão as cartas recebidas, viradas para si, cuidando para não mostrar para os colegas. Não vale trocar as cartas de lugar (elas devem ficar na mesma ordem que foram recebidas). Começa a jogar aquele que está a direita de quem deu as cartas.
4. O jogador que inicia a rodada deverá escolher uma das informações da primeira carta na sua mão e ler em voz alta seu valor (por exemplo, "raio atômico 1,32") e colocá-la sobre a mesa. Todos os outros leem esta mesma informação em suas cartas e colocam sobre a mesa. Aquele que tiver jogado a carta de maior valor recolhe da mesa todas as cartas lidas e coloca no fim de seu monte. Se houver empate entre na rodada, os jogadores empatados devem disputar uma rodada entre si para ver quem levará tudo. Cantará o jogador à direita do que cantou na rodada de empate.
5. A vez da jogada agora é de quem recolheu as cartas. Ele lerá uma informação da próxima carta, repetindo-se a regra 4 e assim sucessivamente.
6. Se o jogador que inicia a "cantar" tiver a carta do polônio (escrito a palavra "radioativo"), dirá "radioativo" e vencerá a rodada.
7. Vence a partida o jogador que conseguir ficar com todas as cartas dos colegas.
1. Cada baralho possui 40 cartas. Retire uma caso o grupo tenha 3 alunos.
2. Pode-se modificar a regra 6, combinando outras regras com a turma para definir o vencedor. Exemplos:
a. o vencedor é aquele que tiver mais cartas na rodada em que o primeiro jogador perder sua última carta.
b. o vencedor é aquele que tiver mais cartas após XX minutos de jogo (o professor controla o tempo definido ou escolhe um tempo aleatório para dar suspense).
3. O modelo colocado à disposição possui 40 cartas. Se preferir, pode retirar 8 cartas para que o baralho tenha 32 como convencional. No entando, cada baralho deve ter a carta do polônio, o radioativo.
4. É recomendável que as cartas de cada rodada sejam colocadas sobre a mesa para que os todos observem as características dos elementos. O baralho usado como modelo também mostra uma figura em cada carta indicando um uso do elemento. É apenas uma informação ou curiosidade atraente, sem vínculo com o jogo em si.
5. Pode-se combinar um número de partidas durante a aula e pedir que os alunos anotem os nomes dos vencedores de cada rodada para entregar-lhe. Isso poderá lhe ser útil se desejar analisar pelo número de partidas, so jogo foi dinâmico; se algum jogador destacou-se no número de vitórias (melhor estrategista?, avalia melhor as propriedades dos elementos?, conhece mais a tabela?) e assim por diante.
6. As informações contidas no modelo sugerido são mais adequadas ao contexto do Ensino Médio (Química), no entanto, podem ser avaliadas outras informações que julgar mais adequadas ao Ensino Fundamental (Ciências, 8ª série/9° ano).
Quatro estrelas 10 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/06/2013
Cinco estrelasExcelente aula. Parabéns!
01/02/2013
Cinco estrelasOlá, Leuda Conseguiu imprimi-lo acessando o aqruivo que está em http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/khemis/pub ? As instruções estão em http://khemis.webnode.com.br/news/jogos-em-sala-de-aula%3a-novas-considera%C3%A7%C3%B5es/
09/01/2013
Cinco estrelasola. queria dizer que gostei muito do baralho de quimica, entao como faço para adquiri-lo ou imprimir. ageadeço
24/11/2012
Cinco estrelasO jogo agora pode ser copiado em http://www.calameo.com/read/000095727a7eace01360a e conferido em http://khemis.webnode.com.br/news/jogos-em-sala-de-aula%3a-novas-considera%C3%A7%C3%B5es/ (O serviço do Vilabol não existe mais)
05/06/2012
Cinco estrelasAdorei. Quero usar logo e comentar o resultado. Obrigada
13/08/2011
Cinco estrelassou aluna de licenciatura em química, e conheci um artigo sobre esse jogo através de um trabalho em sala de aula, acredito que de maneira interativa a comprensão de alguns assuntos tornan-se facilitados, sabemos que a química é um assunto em que os alunos apresentan certas dificuldades e trabalhando de maneira lúdica a base da química que é a tabela periódica poderemos tornar o assumto mais atraente e acessível para os alunos.
17/05/2010
Duas estrelaseu nao consigo baixar as cartas...por favor ..alguem pode me dizer ou me mandar o arquivo...abraço!!!
24/03/2010
Quatro estrelasOlá, Juliana Podes copiar as cartas no endereço http://khemis.vilabol.uol.com.br/jogusQ2.html Clica na figura do jogo. Pedirá uma senha. Basta digitar "tabela".
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente idéia. Trabalho com aluno de 9º ano e irei confeccionar seus jogo o botar em prática. Certamente os alunos irão se interessar muito mais pelas informações sobre cada elemento químico. Quanto mais informações for incluída, mais preparado esse aluno vai chegar ao ensino médio. Parabéns professor.
24/03/2010
Cinco estrelasGOSTEI, POIS ESTOU TÃO ATENTA QUERENDO APRENDER SOBRE ESSA TÃO ICÓGNITA TABELA PERIODICA. TODOS OS EXERCÍCIOS FICO LIGADA ESSE AÍ ADOREI DESDE QUE TIVESSE ESSAS CARTAS TENHO CERTEZA QUE APRENDERIA MELHOR MESMO ASSIM MUITO OBRIGADA. ABRAÇOS