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Combatendo o preconceito racial

 

23/07/2010

Autor y Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a leitura e interpretação.

Compreender a realidade sócio-histórica e cultural na qual o negro está inserido.

Despertar para a necessidade de conscientização sobre a igualdade de raças.

Desenvolver a oralidade através de conversas informais sobre o assunto em foco.

 Produzir um relatório, desenvolvendo a escrita e o senso crítico, a partir de um filme sobre “o negro”.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter estudado conteúdos de História como a escravidão e a colonização dos portugueses no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor dividirá o texto abaixo em cinco partes (conforme a divisão dos parágrafos), em seguida dividirá a turma também em cinco grupos e entregará uma parte aleatória para cada grupo ler.

O professor dará um tempo para os grupos lêrem a parte recebida e, após esse tempo, pedirá que um representante de cada grupo leia em voz alta sua parte a frente da sala.

O próximo passo será questionar os alunos se aquelas partes poderiam se juntar e formar um todo (um texto com significado) e qual poderia ser a ordem desse texto, ou seja, como as partes poderiam se organizar e formar um texto com sentido.

Assim os alunos darão sugestões e o professor os orientará a formar um modelo de texto como o abaixo, apresentando início, meio e fim.

Ao término dessa atividade, o professor colará as partes do texto no quadro na ordem estabelecida e pedirá para um aluno ler o texto todo em voz alta.

Racismo no Brasil?

Autor: Ilidio Teixeira

(Adaptado pela autora da aula. Texto na íntegra disponível no site: http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=901&page=2 )

Racismo no Brasil é, no mínimo, uma atitude de ignorância às próprias origens. Qual é o antepassado do “verdadeiro brasileiro”? Indígena (os primeiros povos a habitar a terra do ‘Pau Brasil’)? Os negros (que foram trazidos para trabalhar como escravos e, ainda, serviram de mercadoria para seus senhores)? Os portugueses (que detém o status de descobridores desta terra)? Porém, pode ser a miscigenação de todas as raças, como vemos hoje? Afinal de contas, aqui se instalaram povos de todos os lugares do mundo. Portugueses, espanhóis, alemães, franceses, japoneses, árabes e, ultimamente, peruanos, bolivianos, paraguaios, uruguaios e até argentinos vivem neste país que é hospitaleiro para  com os estrangeiros e, por vezes, hostil com sua própria população.

Quantas pessoas mestiças nascidas no Brasil você conhece ou, pelo menos, já viu? Quantas vezes você ouviu alguém dizer que...”meu avô era africano, minha avó espanhola”, ou então...”meu pai é japonês e minha mãe é árabe”? Quando representantes ‘tupiniquins’ participam de eventos esportivos ou sociais, o que vemos são pessoas de diferentes raças, mas apenas um sangue e somente uma paixão: o Brasil.

O que existe por aqui é muito racismo camuflado e que todo mundo faz questão de não enxergar. Os alvos, mesmo que inconscientemente, sempre são os mesmos. Negros, mestiços, nordestinos, pessoas fora do padrão da moda, ou seja, obesos, altos demais, baixos ou anões e, principalmente, os mais pobres sofrem com a discriminação. Muitos não conseguem emprego, estudo, dignidade e respeito. Estes não têm vez na sociedade brasileira!Para exemplificar isso, basta visitar as faculdades, os pontos de encontro (como bares, danceterias, teatros e cinemas) ou, até mesmo, se tiver mais coragem, verificar o revés da história, ou seja, favelas e presídios. Claramente, nesses lugares, este racismo hipócrita e camuflado vem à tona e causa espanto em muitas pessoas que não ‘querem’ encarar a verdade dos fatos.

Segundo a Constituição Brasileira, qualquer pessoa que se sentir humilhada, desprezada, discriminada, etc...por sua cor de pele, religião, opção sexual...pode recorrer a um processo judicial contra quem cometeu tal atrocidade. Mas, neste país, a verdade é que ninguém encara isto seriamente.

Precisamos mudar essa difícil realidade! O brasileiro tem de valorizar suas origens, para que um dia este país tenha condições de lutar com igualdade pelos seus direitos e por todos nós.  

Após essa leitura, o professor proporá algumas questões para serem respondidas, por escrito e em grupos, as quais servirão para discussões futuras:

1) Por que o autor diz que o racismo no Brasil é um ato de ignorância? (Porque nossos antepassados eram negros, índios, etc, e o povo brasileiro é uma mistura de diferentes raças)

2) Você concorda com essa a firmação do autor de que o racismo é ignorância? Justifique (Resposta pessoal, na qual o aluno poderá argumentar outros motivos que tornam o racismos algo errado)

3) Segundo o autor existe atualmente uma diversidade de povos e raças no Brasil? (Sim.  "aqui se instalaram povos de todos os lugares do mundo. Portugueses, espanhóis, alemães, franceses, japoneses, árabes e, ultimamente, peruanos, bolivianos, paraguaios, uruguaios e até argentinos.")

4) Por que o autor diz que este país é hospitaleiro com os estrangeiros e, muitas vezes, hostil com sua população."? (Porque no Brasil são aceitos vários estrangeiros, mas quando se trata do próprio povo negro, por exemplo, ainda há muito preconceito.)

5) Você concorda que "existe por aqui muito racismo camuflado e  todo mundo faz questão de não enxergar."? (Resposta pessoal)

6) Como você acha que o racismo se manifesta em nossa sociedade? (Resposta pessoal, na qual o aluno terá que reconhecer que alguns negros não conseguem empregos, não são bem tratados em alguns lugares, não frequentam universidades, etc)

7)"Segundo a Constituição Brasileira, qualquer pessoa que se sentir humilhada, desprezada, discriminada, etc...por sua cor de pele, religião, opção sexual...pode recorrer a um processo judicial contra quem cometeu tal atrocidade.". Você acha que a Constituição ajuda a combater o racismo e outros preconceitos no Brasil? Justifique. (Resposta pessoal)

8) "Precisamos mudar essa difícil realidade!" A que o autor se refere? O que tem que ser diferente? (Tem que ser diferente o respeito para com todas as pessoas, independente de sexo, cor, religião, etc -  dentre outras respostas dadas pelos alunos)

9) Por que o autor escreveu o título do texto em forma de pergunta: "Racismo no Brasil?" (Para levar os leitores a refletirem, primeiramente, se há mesmo racismo no Brasil e, também, como uma crítica áquelas pessoas que desconsideram que existe preconceito em nossa sociedade - dentre outras respostas possíveis que podem ser levantadas pelos alunos)

Após um tempo para os alunos refletirem a respeito das questões, o professor iniciará uma discussão, através das respostas dadas pelos alunos, ouvindo as opiniões de todos e levando o aluno a perceber quantas atitudes perconceituosas ainda encontramos no Brasil. Para essa compreensão, o professor poderá, ainda, contar algum exemplo de preconceito que ele presenciou e pedir para que os alunos também dêem suas contribuições, narrando episódios que ilustrem o racismo.

Momento 2

Em um segundo momento, o professor levará a música de Gabriel, O Pensador: "Racismo é burrice"  para os alunos ouvirem.

Disponível no site: http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/137000/ 

E entregará a letra da música para eles acompanharem:

RACISMO É BURRICE

Composição: Gabriel O Pensador

Salve, meus irmãos africanos e lusitanos, do outro lado do oceano

"O Atlântico é pequeno pra nos separar, porque o sangue é mais forte que a água do mar"

Racismo, preconceito e discriminação em geral;

É uma burrice coletiva sem explicação

Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união.

Mas demonstra claramente

Infelizmente Preconceitos mil

De naturezas diferentes.

Mostrando que essa gente.

Essa gente do Brasil é muito burra

E não enxerga um palmo à sua frente

Porque se fosse inteligente esse povo já teria agido de forma mais consciente

Eliminando da mente todo o preconceito

E não agindo com a burrice estampada no peito

A "elite" que devia dar um bom exemplo

É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento

Num complexo de superioridade infantil

Ou justificando um sistema de relação servil

E o povão vai como um bundão na onda do racismo e da discriminação

Não tem a união e não vê a solução da questão

Que por incrível que pareça está em nossas mãos

Só precisamos de uma reformulação geral

Uma espécie de lavagem cerebral

Racismo é burrice

Não seja um imbecil

Não seja um ignorante

Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante

O quê que importa se ele é nordestino e você não?

O quê que importa se ele é preto e você é branco

Aliás, branco no Brasil é difícil, porque no Brasil somos todos mestiços

Se você discorda, então olhe para trás

Olhe a nossa história

Os nossos ancestrais

O Brasil colonial não era igual a Portugal

A raiz do meu país era multirracial

Tinha índio, branco, amarelo, preto

Nascemos da mistura, então por que o preconceito?

Barrigas cresceram

O tempo passou

Nasceram os brasileiros, cada um com a sua cor

Uns com a pele clara, outros mais escura

Mas todos viemos da mesma mistura

Então presta atenção nessa sua babaquice

Pois como eu já disse racismo é burrice

Dê a ignorância um ponto final:

Faça uma lavagem cerebral

Racismo é burrice

Negro e nordestino constróem seu chão

Trabalhador da construção civil conhecido como peão

No Brasil, o mesmo negro que constrói o seu apartamento ou o que lava o chão de uma delegacia

É revistado e humilhado por um guarda nojento

Que ainda recebe o salário e o pão de cada dia graças ao negro, ao nordestino e a todos nós

Pagamos homens que pensam que ser humilhado não dói

O preconceito é uma coisa sem sentido

Tire a burrice do peito e me dê ouvidos

Me responda se você discriminaria

O Juiz Lalau ou o PC Farias

Não, você não faria isso não

Você aprendeu que preto é ladrão

Muitos negros roubam, mas muitos são roubados

E cuidado com esse branco aí parado do seu lado

Porque se ele passa fome

Sabe como é:

Ele rouba e mata um homem

Seja você ou seja o Pelé

Você e o Pelé morreriam igual

Então que morra o preconceito e viva a união racial

Quero ver essa música você aprender e fazer

A lavagem cerebral

Racismo é burrice

O racismo é burrice mas o mais burro não é o racista

É o que pensa que o racismo não existe

O pior cego é o que não quer ver

E o racismo está dentro de você

Porque o racista na verdade é um tremendo babaca

Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca

E desde sempre não para pra pensar

Nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar

E de pai pra filho o racismo passa

Em forma de piadas que teriam bem mais graça

Se não fossem o retrato da nossa ignorância

Transmitindo a discriminação desde a infância

E o que as crianças aprendem brincando

É nada mais nada menos do que a estupidez se propagando

Nenhum tipo de racismo - eu digo nenhum tipo de racismo - se justifica

Ninguém explica

Precisamos da lavagem cerebral pra acabar com esse lixo que é uma herança cultural

Todo mundo que é racista não sabe a razão

Então eu digo meu irmão

Seja do povão ou da "elite"

Não participe

Pois como eu já disse racismo é burrice

Como eu já disse racismo é burrice Racismo é burrice

E se você é mais um burro, não me leve a mal

É hora de fazer uma lavagem cerebral

Mas isso é compromisso seu

Eu nem vou me meter

Quem vai lavar a sua mente não sou eu

É você.

Após ouvirem a música duas vezes, o professor conversará com os alunos a respeito da letra da música de Gabriel, levantando algumas questões e permitindo que os alunos relatem outras que chamaram a atenção:

- Vocês gostaram dessa música? Por quê? (Pessoal)

- Qual o problema social retratado nessa letra? (O problema do preconceito, principalmente o racial)

- Segundo Gabriel - O pensador, por que racismo é burrice? (Por que somos fruto de uma missigenação, todos somos iguais, morremos iguais, há ladrões brancos e negros, etc)

- A letra dessa música apresenta informações semelhantes a do texto lido anteriormente? Quais? (Sim, a informação de que o Brasil é um povo que tem suas origens na mistura racial, por exemplo.)

- Por que o preconceito é uma herança cultural? (Porque vem desde a época da colonização, da escravidão dos negros e,  a ideia de inferioridade dos negros construídas culturalmente vem passando de pai para filho)

- O preconceito é transmitido de pai para filho? Justifique. (Sim. Muitas pessoas "aprendem" a ser preconceituosas observando atitudes de seus pais)

- O que significa fazer uma lavagem cerebral, segundo a música? (Uma reformulação de pensamento, acreditando que não há razões para descriminar ninguém)

- Segundo a música, como a eleite lida com essa questão do preconceito? (A elite que devia dar um bom exemplo é a primeira a agir dessa forma. A elite tem complexo de superioridade e justifica seus atos devido a sua relação de poder com outras pessoas.)

- Por que, segundo a música, ninguém descrimiraria um juiz ou o PC Farias? - comentar que PC Farias foi um político (branco e de olhos claros) que morreu anos atrás misteriosamente. (Porque eles têm prestício social e, provalvelmente, porque também não são negros)

- Quem é o mais "burro, segundo a música"? (Aquele que NÃO SABE que tem preconceito)

- Muitas pessoas dizem que não têm preconceito. Você concorda com essa afirmação? (Resposta pessoal)

- O que o compositor afirma sobre as piadas de negro? (Na opinião de Gabriel as piadas são sem graça e retratam a ignorância das pessoas)

- Por que o compositor afirma que ele não vai fazer uma lavagem cerebral? (Porque ele acha que cada um deve fazer em si mesmo uma avaliação e mudar de postura em relação à questão do preconceito)

- Qual o pedido que Gabriel faz a todas as pessoas? (Ele pede a pessoas para não participarem do preconceito, porque preconceito é burrice e não tem fundamento)

O professor explorará bem essas questões, deixando que os alunos digam o que entenderam da letra da música dando suas opiniões sobre o assunto.

Momento 3

Em seguida, o professor proporá aos alunos a confeccção de um cartaz, o qual possa servir como um lembrete para as pessoas ficarem atentas à igualdade racial e ao preconceito. (esse cartaz poderá ser colado em murais nos corredores da escola)

O professor deverá providenciar cartolinas, revistas, cola e tesoura para os alunos. Dividirá a turma em quatro grupos e pedirá aos alunos para escreverem frases nos cartazes contra o preconceito e colarem imagens significativas que ilustrem a igualdade de raças.

Um exemplo do cartaz sque utilizou, inclusive, a frase da música de Gabriel Pensador

" Que morra o preconceito e viva a união racial" 

Fonte das imagens:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://portal.acessoreal.com.br/images/noticias/756/igualdade%2520racial.jpg&imgrefurl=http://portal.acessoreal.com.br/images/noticias/756/&usg=__Q5VYdNZfkVKB0A6IsLYf3jPKdFY=&h=160&w=240&sz=8&hl=pt-BR&start=2&itbs=1&tbnid=dxQgIORs-X9LJM:&tbnh=73&tbnw=110&prev=/images%3Fq%3Digualdade%2Bracial%26hl%3Dpt-BR%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1 

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_NLo8EOaeO0s/SRq3EbMhIBI/AAAAAAAAAl4/aexqOesIi4k/s1600/consci%C3%AAncia%252Bnegra.jpg&imgrefurl=http://historiadordasmassas.blogspot.com/2009/11/apos-10-anos-de-discussao-estatuto-da.html&usg=__COHJwsdfNT5mTMxInvX3fcw07ho=&h=351&w=483&sz=25&hl=pt-BR&start=19&itbs=1&tbnid=-B7pOPG-DJHtCM:&tbnh=94&tbnw=129&prev=/images%3Fq%3Digualdade%2Bracial%26hl%3Dpt-BR%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1 

Momento 4

O professor passará para os alunos assistiem o filme  brasileiro "Besouro", o qual retrata a situação dos escravos negros na Bahia na década de 20. Esse filme retrata a cultura negra (retratando a capoeira, por exemplo) e demonstra o preconceito com essa raça.

O trailler desse filme está disponível no site:

http://www.youtube.com/watch?v=W2QgxB5xw-k 

Após assistirem ao filme, os alunos poderão realizar comentários pessoais, expondo suas impressões e opiniões. O professor pedirá para que eles escrevam um pequeno "relatório", contando a história do filme, com suas palavras, ou a parte que eles mais acharam interessante, dando a sua opinião sobre o filme.

Um exemplo desse relatório seria:

O filme "Besouro" narra a história de um negro capoerista chamado Zumbi, que luta pelo seu povo.

A história se passa na Bahia na década de 20 e mostra o preconceito, a luta e os costumes dos negros.

A parte do filme que mais me chamou a atenção foi...

Eu achei o filme interessante porque...

Recursos Complementares
Avaliação

O professor avaliará nessa aula:

- as respostas escritas dos alunos, verificando se eles entenderam o texto e souberam se posicinar criticamente a respeito do assunto;

- a linguagem oral dos alunos, durante as conversas informais sobre o assunto e as discussões, analisando se eles foram capazes de argumentar e expor verbalmente sua opinião;

- o entendimento dos alunos acerca do conteúdo da música, através da conversa estruturada pelas perguntas propostas;

- o empenho dos alunos para confeccionar os cartazes e se eles foram capazes de selecionar imagens e frases coerentes à proposta;

- a escrita dos alunos no relatório, verificando se eles foram capazes de contar o conteúdo do filme resumidamente e expor, por escrito, suas opiniões sobre o filme.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/8 - 62,5%
  • Quatro estrelas 3/8 - 37,5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
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Opiniones

  • ANDREA DA SILVA BRANDAO MAPPA, EE DR WLADIMIR DE REZENDE PINTO , Minas Gerais - dijo:
    andreabmappa@ymail.com

    19/11/2015

    Cinco estrelas

    Ótimo trabalho! Adaptei o conteúdo e montei um projeto interdisciplinar. É o segundo ano que fazemos em nossa escola e tem sido um grande sucesso! Parabéns, e obrigada pela troca!


  • Eloayne, Escola , Mato Grosso - dijo:
    eloaynesjx@hotmail.com

    28/08/2015

    Cinco estrelas

    Ótima Aula!


  • Alessandro , Escola Agrupada Dr. Vasco Filho , Bahia - dijo:
    alehiphopnaveia@hotmail.com

    17/11/2014

    Quatro estrelas

    Adorei o desenvolvimento da aula com a letra da música, sinceramente eu estava sem ideias ate visitar esse site, amei.


  • Ana Maria, Colégio Polivalente , Bahia - dijo:
    anamariac733@gmail.com

    20/10/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito. Vou aplicá-la no mês de novembro.


  • ROSANGELA, CIEP LUIZ DAFLON , Rio de Janeiro - dijo:
    rosangelacadete@gmail.com

    17/03/2014

    Quatro estrelas

    Excelente aulas. Vou aplicá-las.


  • lili, Bermuda - dijo:
    lili@hotmail.com

    24/11/2012

    Quatro estrelas

    muito legal me ajudou bastante com a prova que tive e os trabalhos


  • Luciana, Casa , São Paulo - dijo:
    luciana.ribeiro_gatinha@hotmail.com

    23/02/2012

    Cinco estrelas

    Muito Boa !


  • Audiene Matos, EE "Américo Alves" , Minas Gerais - dijo:
    audienematos@hotmail.com

    07/11/2011

    Cinco estrelas

    Boa tarde Esta aula ficou muito bem planejada e poderá ser bastante explorada. Oferece aos alunos oportunidades de criar, entender e evitar o racismo. Parabéns pela iniciativa.


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