08/06/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
A partir desta aula o aluno poderá:
Experienciar, através de atividades práticas orientadas, as dificuldades enfrentadas por um deficiente auditivo.
Desenvolver a leitura, a escrita e o senso crítico dos alunos através de texto informativo sobre o assunto.
Conhecer e fazer uso, através de brincadeira, da linguagem dos surdos (libras),
Será necessário que os alunos estejam alfabetizados.
Momento 1
O professor iniciará a aula comentando que precisa dar um recado importante para os alunos e pedirá que eles o ouçam atentamente.
Em seguida, o professor dirá, sem emitir sons, apenas movimentando a boca: "Iremos estudar um pouco a respeito da deficiência auditiva".
Provavelmente, os alunos reclamarão e dirão que não ouviram o recado. Assim, o professor repetirá a frase da mesma forma e perguntará os alunos se eles escutaram dessa vez.
O professor repetirá a frase uma terceira vez, falando, nesse momento a frase em voz bem baixa.
Após os comentários dos alunos e as reclamações pelo não entendimento da frase, o professor repetirá a frase alto e perguntará para os alunos?
_ Qual foi a sensação de não ouvir o recado? Foi bom?
Após ouvir os alunos, o professor os dirá que muitas pessoas não são capazes de escutar, pois elas têm uma deficiência chamada auditiva, que pode ter sido causada por alguma doença, por algum acidente ou até messmo terem nascido assim.
O professor continuará a conversa perguntando aos alunos se eles conhecem alguém que é surdo. Caso a resposta seja positiva, o professor indagará também se eles sabem se esses deficientes enfrentam alguma dificuldade.
Momento 2
O professor ouvirá os alunos e em seguida proporá uma brincadeira de "Leitura de lábios".
Nessa brincadeira, ele dirá algumas palavras e frases de forma pausada e os alunos tentarão adivinhar o que ele disse.
Algumas sugestões de palavras e frases são as seguintes:
- Diferenças.
- Respeito
- Deficinte visual
- Os surdos tentam ler os lábios.
-A linguagem utilizadas pelos surdos chama-se libras.
Em seguida, o professor comentará com os alunos as dificuldades que eles tiveram para entender as palavras e frases, uns alunos terão mais dificuldades e outros menos.
Ele comentará, também, que os surdos utilizam essa estratégia para entender as pessoas e que, em muitos casos, desenvolvem essa habilidade. No entanto, como já foi tido, os surdos tem uma linguagem própria para se comunicar, eles utilizam uma linguagem chamada: LIBRA
Momento 3
O professor perguntará aos alunos se eles já ouviram falar sobre essa linguagem. E, em seguida, a apresentará, entregando uma cópia para cada aluno da figura abaixo.
O professor explicará que cada letra do alfabeto tem um sinal realizado com os dedos da mão, como observado na figura e, repetirá, junto com os alunos, os gestos de cada letra.
Momento 4
O professor proporá, após essa apresentação da Libras, uma brincadeira, na qual os alunos terão que utilizar essa linguagem para dizerem algumas palavras, como as seguintes:
-Amor
-casa
-ceu
-lata
-pato
Finalizando a brincadeira, o professor dirá que os surdos se acostumam com essa linguagem e passam a utilizá-la naturalmente, assim como nós falamos naturalmente.
Momento 5
Em seguida, o professor entregará o seguinte texto para os alunos lêrem:
Escola dá exemplo em educação para surdos
Autora: Janaína Bras.Adaptado por Lívia Neves. Retirado em :Especial para O POVO (site: http://www.noolhar.com/opovo/fortaleza/985663.html)
Imagine aprender uma segunda língua sem o recurso dos sons, memorizando os retratos das palavras no papel. Uma língua cujo acesso precisa extrapolar a barreira dos silêncios e avançar na decoreba de uma estrutura bem diferente da língua com a qual você se expressa. Assim é o português para 1.520 alunos do ensino básico no Ceará: uma segunda língua - e das difíceis.
Se é através da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que eles se comunicam, nada mais natural que realizar provas nessa língua. O Instituto Cearense de Educação de Surdos (Ices) é a primeira escola da rede pública estadual do Brasil a ter o ensino médio exclusivo para surdos em todos os anos escolares.
O Ices luta pelo respeito à primeira língua dos alunos, sem descuidar da formação em português, exigência para o acesso deles ao mercado de trabalho. ``A proposta é fortalecer o ensino desses alunos a fim de prepará-los para concursos e empregos``, adianta a diretora, Juliana de Brito.
As prova foram filmadas por dois professores surdos do Instituto. Uma deles é Débora Vasconcelos, que, junto dos outros dez professores surdos da instituição, serve de inspiração para os alunos. ``Por favor, não escreva que sou muda. Sou Surda, com S maiúsculo. Esta é minha identidade. Posso dirigir um carro, comunicar minhas ideias, sou formada, tenho meu emprego. Não sou deficiente``, declara.
Ela explica ainda que: o aluno surdo nem sempre entende o texto em português, como o aluno brasileiro tem níveis dificuldade para entender o inglês, por exemplo. Assim como todas as pessoas, os surdos tem suas dificuldades.
Após a leitura do texto, os alunos responderão, no caderno, as seguintes perguntas:
1) Por que o Português é uma segunda língua para os surdos? (Porque a primeira, ou seja, aquela que eles aprenderam primeiro é a Libras)
2) O que significa LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
3) Em qual língua os alunos dessa escola fazem provas? (Eles fazem em libras, língua que eles utilizam)
4) A iniciativa da escola do Ceará em acolher os alunos surdos e ensiná-los nossa língua é boa? Justifique. (Sim, pois os surdos têm direitos de estudar como qualquer outro estudante e de conhecer o Português que é a língua do país onde eles vivem.)
5) Você acha que todas as escolas são frequentadas por alunos surdos? (Resposta pessoal)
6) Por que algumas escolas não apresentam estudantes surdos em sua opinião? (Resposta pessoal, na qual o aluno poderá responder que algumas escolas podem achar difícil esse trabalho, que não estão preparadas ou que tem preconceito)
7) Por que a professora diz que ela não é muda e sim surda? (Por que ela não tem problema na fala, ela só não fala por que não aprendeu a falar por não escutar.)
8) Assim como a professora, outros surdos também tem uma vida normal, como a nossa? (Sim, eles podem realizar todas as atividades, se comunicar, ter amigos, etc)
O professor dará um tempo para os alunos responderem as perguntas e, em seguida, comentará as questões, ouvindo algumas respostas e as complementando.
Caso o professor queira complementar a aula, ele poderá apresentar o seguinte vídeo:
O professor avaliará:
a participação dos alunos no momento das brincadeiras;
a capacidade do aluno de se expressar verbalmente durante a aula;
o exercício escrito sobre o texto, verificando se o aluno foi capaz de responder às perguntas de forma adequada (de acordo com o texto), organizando as ideias e argumentando.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/10/2010
Cinco estrelasOlá, boa noite!!! Vi sua aula e fico feliz com sua proposta de aula, pois somente agindo dessa maneira estamos promovendo uma educação inclusiva. Parabéns!!!!!