Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A síndrome de Down em foco

 

14/07/2010

Autor y Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá:

Desenvolver a leitura a partir de um livro de Literatura sobre a síndrome de Down.

Obter outras informações através de um texto informativo sobre a síndrome de Down.

Desenvolver a escrita e o trabalho em grupo através de uma atividade de roteiro de estudos.

Promover um debate, desenvolvendo a linguagem oral sobre os preconceitos com essa deficiência.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá estar alfabetizado e saber consultar o dicionário.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor iniciará a aula comentando com os alunos que todos nós somos diferentes uns dos outros: uns são mais baixos, outros mais altos; uns mais gordos, outros mais magros; uns tem mais facilidade em uma coisa, outro em outra coisa e assim por diante.

Em seguida, o professor informará aos alunos que eles lerão a história de uma garotinho que era bem diferente dos outros na escola.

O professor, então, entregará o livro de Literatura: "Meu amigo down: na escola" (Autora: "Cláudia Werneck/ Ilustrações: Ana Paula) para os alunos lêrem sentados em uma roda.

Fonte da imagem: http://picasaweb.google.com/prof.tatiane.gon/MEUAMIGODOWNNAESCOLA# 

Momento 2

 O professor conversará com os alunos a respeito da história lida, dirigindo as seguintes perguntas:

- Por que esse amigo era diferente dos outros? (Porque ele tinha síndrome de down)

- Você conhece alguém como esse novo amigo? (Resposta pessoal)

-Como você se relaciona com esse amigo? Você brinca com ele? (Resposta pessoal, respondida apenas se algum aluno tiver um amigo ou conhecido com essa síndrome)

- O amigo down era parecido com as outras crianças? (Sim)

- Em quais aspectos ele era parecido? (Ele gostava de brincar, corria bem, nadava na piscina, recortava, ás vezes errava no dever como outros amigos, ficava doente e tomava remédios iguais, dentre outras coisas.)

- Por que vocês acham que os pais do menino da escola e outros pais ficaram preocupados? (Porque eles achavam que um amigo diferente na sala iria prejudicar o filho deles, eles tinham preconceito por não conhecer a síndrome)

- Em sua opinião, os pais estavam certos de estarem preocupados? (O aluno deverá reconhecer que os pais não estavam certos, pois o amigo down era um garoto como outro qualquer e merecia respeito)

-Por que vocês acham que os pais ficaram amigos do amigo down também? (Porque eles entenderam que ele era diferente como qualquer outro amigo)

- Como devemos tratar um amigo com síndrome de down? (Devemos tratar com respeito, assim como devemos tratar qulquer outro amigo)

O professor ouvirá nesse momento as respostas dos alunos, conduzindo as discussões e levando os alunos a reconhecer que uma criança, ou pessoa com síndrome de down, é apenas diferente, merecendo respeito, apoio e carinho.

Momento 3

O professor pedirá para os alunos realizarem um desenho da história "Meu amigo down" em uma folha ofício e pedirá também para que eles escrevam, nesta mesma folha, uma frase sobre a história.

Momento 4

Em seguida, o professor apresentará uma foto de uma criança com sídrome de down e conversará com as crianças a respeito das características e dificuldades dessa síndrome.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.elian.com.br/espaco-mamae/wp-content/uploads/2009/09/sindrome.jpg&imgrefurl=http://www.elian.com.br/espaco-mamae/tag/criancas-com-sindrome-de-down&usg=__NyAiPGGGSru5TFvmQYH8G6hM9jI=&h=200&w=267&sz=39&hl=pt-BR&start=9&itbs=1&tbnid=Ri-p-qy8RSkHQM:&tbnh=85&tbnw=113&prev=/images%3Fq%3DCrian%25C3%25A7a%2Bcom%2Bs%25C3%25ADndrome%2Bde%2Bdown%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1 

Para tanto, o professor pedirá para os alunos observarem a foto e dizerem quais as diferenças que eles observam na criança com down.

Os alunos poderão comentar a imagem, destacando as diferenças nos olhos (mais puxados), na cabeça (mais arredondada), na boca (menor), na língua (maior), no tempo de aprendizagem (as crianças com down aprendem mais lentamente), etc.

O professpr poderá ir citando essas diferenças e comentar que essa síndrome ocorre quando o bebê está na barriga da mãe, assim as crianças já nascem com essa deficência.

O professor ainda informará aos alunos que as crianças e pessoas com síndrome de down têm uma vida normal, como a mostrada no livro lido, no entanto, essas pessoas apresentam algumas dificuldades. Mas devemos lembrar de que todos nós temos dificuldades para fazer alguma coisa e somos diferentes em algum aspecto.

Nesse momento, o professor poderá deixar que os alunos relatem suas dificuldades e em que se consideram diferentes.

Momento 5

Após essa conversa, o professor entregará o texto abaixo para os alunos lêrem e colarem no caderno.

Síndrome de Down

As pessoas com síndrome de down têm mais semelhanças que diferenças com as pessoas com desenvolvimento regular. Por outro lado, existe uma grande variedade de personalidade, estilos de aprendizagem, inteligência, aparência, obediência, humor, compaixão, compatibilidade e atitude entre as pessoas com essa síndrome.

Fisicamente, uma criança com Síndrome de Down pode ter olhos amendoados, e orelhas pequenas e ligeiramente dobradas na parte superior. Sua boca pode ser pequena, o que faz que a língua pareça grande. O nariz também pode ser pequeno e achatado no meio. Alguns bebês com síndrome de down têm um pescoço curto e as mãos pequenas com dedos curtos. São crianças com uma inteligência social excepcional.

Em geral, as crianças com Síndrome de Down podem fazer a maioria das coisas que qualquer criança pequena pode fazer, tais como falar, caminhar, vestir-se e aprender a ir ao banheiro. No entanto, geralmente aprendem mais tarde que as outras crianças. As crianças com síndrome de down. podem ir à escola.

Existem programas especiais a partir da idade pré-escolar que ajudam as crianças com síndrome de Down a desenvolver habilidades o melhor possível. Além de beneficiar-se da intervenção precoce e da educação especial, muitas crianças conseguem integrar-se completamente nas aulas para crianças normais. O futuro dessas crianças é muito mais promissor do que poderia ser. Muitos deles aprenderão a ler e escrever e participarão de diversas atividades próprias da infância, tanto na escola como na sua vizinhança. 

Mesmo havendo programas de trabalho especiais desenvolvidos para adultos com Síndrome de Down, muita gente afetada por esse transtorno é capaz de trabalhar regularmente. Hoje em dia, a quantidade de adultos com síndrome de Down que vivem quase independentes, em casas comunitárias, cuidando de si mesmas, participando nas tarefas do lar, fazendo amizades, fazendo parte das atividades recreativas e trabalhando na sua comunidade, é cada vez maior.

Fonte do texto

http://br.guiainfantil.com/saude/157-sindrome-de-down/155-criancas-com-sindrome-de-down.html 

Momento 6

Após a leitura do texto e dos comentário a respeito da imagem, os alunos responderão em duplas o seguinte roteiro de estudo:

OBS: O professor orientará os alunos a usarem o dicionário, caso desconheçam alguma palavra do texto.

1) Todas as pessoas com sídrome de down apresentam as mesmas características? Justifique (Não. Existe uma grande variedade de personalidade, estilos de aprendizagem, inteligência, aparência, obediência, humor, compaixão, compatibilidade e atitude entre as pessoas com essa síndrome.)

2) Fisicamente, como é, geralmente, uma criança com síndrome de down? (Fisicamente, uma criança com Síndrome de Down pode ter olhos amendoados, e orelhas pequenas e ligeiramente dobradas na parte superior. Sua boca pode ser pequena, o que faz que a língua pareça grande. O nariz também pode ser pequeno e achatado no meio. Alguns bebês com síndrome de down têm um pescoço curto e as mãos pequenas com dedos curtos. São crianças com uma inteligência social excepcional)

3) As crianças com síndrome de down têm uma vida normal? Justifique (Sim. Elas vão à escola, brincam, se divertem, etc)

4) Os programas especiais beneficiam as crianças com síndrome de down? (Sim, eles ajudam a criança a se desenvolver mais rápido)

5) Em sua opinião, as pessoas com sídrome de down são respeitadas pela sociedade e têm os mesmos direitos de uma pessoa sem a síndrome? (Resposta pessoal)

6) Você concorda com a afirmação do texto de que as pessoas com síndrome de down podem trabalhar normalmente? (Resposta pessoal)

O professor dará um tempo para as duplas responderem, por escrito, as perguntas e, em seguida, ouvirá as respostas, discutindo-as.

As duas últimas perguntas serão discutidas entre os alunos de forma mais aprofundada, assim o professor os instigará a falar e dar seus depoimentos.

Momento 7

Para complementar a discussão realizada a partir da pergunta 6, o professor apresentará o seguinte vídeo para os alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=fSin_SItdFk&feature=related 

A partir desse vídeo, o qual apresenta uma garota com síndrome de down trabalhando como garçonete, os alunos realizarão um debate ou uma outra discussão a partir das questões:

- Todos as pessoas que apresentam a síndrome podem trabalhar como a garota do vídeo?

- Vocês acham que os clientes da lanchonete estavam preocupados ou com preconceito devido a funcionária ser down?

- Vocês ficaram surpresos com o final do vídeo?

- Por que a propaganda diz que você também acabou de cometer um erro?

- Era de se esperar que a garota com down derrubasse a bandeja?

- Vocês acham que as pessoas da lanchonete ficaram surpresas de o incidente ter sido provocado pelo garoto?

- Vocês concordam com a fala da propaganda: "Eles podem mais do que você imagina"?

Essas respostas serão debatidas pelos alunos e eles poderão expressar livremente seus pensamentos, com a mediação do professor, que irá estabelecendo a vez de cada aluno falar.

Recursos Complementares
Avaliação

Nesta aula o professor avaliará:

- se os alunos foram capazes de desenhar e escrever a frase de forma coerente a partir da leitura do Livro de Literatura "Meu amigo down";

- a capacidade dos alunos de se expressar oralmente, argumentando e discutindo o assunto nos diversos momentos propostos;

- se os alunos responderam de forma coerente as perguntas propostas após a leitura do texto;

-se souberam traballhar em duplas ao responderem as perguntas do texto;

- se compreenderam, através das conversas realizadas, a necessidade de respeito às diferenças e as capacidades de uma pessoa com sídrome de down.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • aurélia, escola para formandos em educação infantil e anos iniciais , Santa Catarina - dijo:
    a.kelly.cunha@bol.com.br

    30/11/2012

    Cinco estrelas

    este material proposto por você professora é de extrema importância para termos um conceito melhor do que é tirar conclusões de algo que não nos permitimos conhecer mais profundamente e ter respeito pela pessoa que é deficiente independente de qualquer que sua deficiência.trouxe para meu conhecimento muitas riquezas sobre este tema.obrigada.


  • rita de cassia braga de lima, associaçao beneficiente amigos da granja portugal , Ceará - dijo:
    ritaunitins@gmail.com

    21/07/2011

    Cinco estrelas

    adorei so enriquceu a minha vida e o meu conhecimento e a minha vivencia como educadora infantil.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.