03/08/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Desenvolver a leitura de textos de gêneros diferentes (poesia e história em quadrinhos) sobre o tema convivência, ampliando o repertório de conhecimentos sobre o assunto.
Promover uma discussão oral sobre o tema abordado, introduzindo características argumentativas.
Identificar os elementos que compõem uma poesia (versos, estrofes, rima e ritmo) e uma história em quadrinhos (narrativa em quadrinhos, uso de balões, cenários, expressões faciais, onomatopeias).
Trabalhar a interpretação dos textos lidos e discutidos.
Realizar a produção de um pequeno texto narrativo abordando o tema "Convivência na escola".
Divulgar as produções através de exposição nas dependências da escola.
É necessário que os alunos já tenham trabalhado com os gêneros textuais poesia e história em quadrinhos.
1. Em folha separada, apresentar aos alunos o seguinte poema sobre a AMIZADE.
Amigos do Peito
Todo dia eu volto da escola
com a Ana Lúcia da esquina.
Da esquina não é sobrenome,
é o endereço da menina.
***********************
O irmão dela é mais velho
e mesmo assim é meu amigo.
Sempre, depois do almoço,
Ele joga bola comigo.
**********************
Já o Carlos Alberto, do lado,
(do lado não é nome também)
tem uma bicicleta legal,
mas não empresta pra ninguém.
**********************
O bairro onde moro é assim,
tem gente de tudo que é jeito.
Pessoas que são muito chatas,
e um monte de amigos do peito:
**********************
o Bruno do prédio da frente,
o Ricardo do sétimo andar,
o irmão da Lúcia da esquina,
o filho do dono do bar.
*********************
O nome completo deles
Eu nunca sei, ou esqueço.
Amigo não tem sobrenome:
amigo tem endereço.
Cláudio Thebas. Amigos do Peito. Belo Horizonte: Formato, 1996.
2. Solicitar aos alunos que leiam o poema silenciosamente.
3. Realizar a leitura oral do poema obedecendo o ritmo e a musicalidade do mesmo.
4. Salientar que o texto é um poema e que, por isso, possui características próprias.
* um texto escrito em forma de poema possui estrofes (conjunto de versos) e versos (cada linha do poema );
* normalmente, apresenta rimas.
5. Realizar uma discussão oral sobre o tema do poema, AMIZADE.
* O que significa a expressão "amigo do peito"? (Ouvir opiniões: amigo do qual sentimos saudade, para o qual contamos os nossos segredos, que está sempre pronto a nos ajudar)
* Vocês têm um "amigo do peito"?
* O que o diferencia dos outros amigos?
Professor: É importante salientar que a amizade deve ser cultivada dia a dia, através da boa convivência, tolerância, respeito mútuo.
6. Apresentar o texto em quadrinhos da personagem SURIÁ, do livro Suriá - A Garota do Circo, de Laerte Coutinho.
* Professor: A história em quadrinhos também pode ser encontrada no livro Infância Feliz, Língua Portuguesa - 3º ano. Autores: Albanize Arêdes, Ângelo Alexandref e Miriam Grilo. Editora: Escala Educacional, p. 99.
Pedir aos alunos que leiam e vejam uma maneira interessante de se fazer uma nova amizade.
* Professor: Explore a leitura dos quadrinhos: observe que o tema é convívio, amizade. Apesar da forma como ocorreu o contato, Suriá considera Felipe um amigo. Chame a atenção para o "choque" entre os dois últimos quadrinhos.
7. Realizar as seguintes atividades sobre a história em quadrinhos:
No 4º quadrinho, cada personagem usa uma palavra que combina com o nome do outro, isto é, cada personagem usa uma palavra que rima com o nome do outro.
a) Escreva as frases a seguir, trocando os símbolos pelas palavras que rimam com as que estão destacadas.
Suriá rima co + (jabá)
Felipe rima com + (jipe)
b) Em torno das falas, no traçado dos balões, aparecem notas musicais.O que isso significa? (Significa que os personagens estão cantarolando ao falar).
c) Que outras expresões nos quadrinhos acima também rimam com as palavras Suriá e Felipe? (as onomatopeias quá-quá-quá e bip-bip)
d) Compare as expressões faciais de Suriá no 3º e no 5º quadrinhos. Que sentimento Suriá está transmitindo em cada um dos quadrinhos? Por quê?
8. Após as discussões em torno do tema CONVIVÊNCIA e a realização da interpretação dos textos, dividir a turma em duplas.
9. Solicitar a cada dupla que, a partir do que foi discutido em aula, elaborem um pequeno texto narrativo abordando o tema "Convivência na escola", numa folha de rascunho.
* Explicar que o texto poderá abordar os vários tipos de convivência: entre alunos, entre alunos e professores, entre alunos e funcionários.
10. O professor deverá recolher os textos para fazer as devidas correções.
11. Posteriormente, entregar aos alunos os textos corrigidos para que estes passem a limpo e ilustrem.
12. Divulgar os textos produzidos nas dependências da escola (nos corredores, sala dos professores, cantina, secretaria) para apreciação de todos.
Professor: A história em quadrinhos faz parte do livro Suriá - A Garota do Circo, de Laerte Coutinho.
Para enriquecer a sua aula:
Balão Mágico - Amigos do Peito: http://www.youtube.com/watch?v=pQ742o18yDo
Ao final das atividades, o professor deverá avaliar se o aluno:
- desenvolveu a leitura de textos de gêneros diferentes (poesia e história em quadrinhos) sobre o tema convivência, ampliando o repertório de conhecimentos sobre o assunto;
- promoveu uma discussão oral sobre o tema abordado, introduzindo características argumentativas;
- identificou os elementos que compõem uma poesia (versos, estrofes, rima e ritmo) e uma história em quadrinhos (narrativa em quadrinhos, uso de balões, cenários, expressões faciais, onomatopeias);
- trabalhou a interpretação dos textos lidos e discutidos;
- realizou a produção de um pequeno texto narrativo abordando o tema "Convivência na escola";
- divulgou as produções através de exposição nas dependências da escola.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/10/2011
Cinco estrelasUma aula muito construtiva.
30/12/2010
Cinco estrelasSegui todos os passos para apresentar esse projeto. Usei o texto da personagem Suriá, foi um trabalho excelente! Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da escola onde trabalho passaram a se relacionar melhor uns com os outros.