27/09/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Realizar uma discussão, a partir de várias situações-problemas, sobre soluções para os conflitos apresentados.
Incentivar os alunos a discutirem sobre direitos e deveres na sala de aula.
Elaborar regras de convivência para a confecção de um mural na sala de aula.
Confeccionar o mural da sala de aula com as regras de convivência elaboradas.
É necessário que os alunos tenham a consciência de que para convivermos bem com os outros, precisamos obedecer algumas regras.
1. Sentados em círculo, o professor iniciará uma discusão oral e orientada sobre boa convivência.
a) Pedir aos alunos que relatem situações em que não tiveram uma boa convivência com colegas e amigos. (ouvir opiniões)
b) Pedir que relatem, que contem quais atitudes foram tomadas diante dessas situações e o porquê.
c) Explicar aos alunos que todos temos o direito de expressar as nossas ideias, de tomar algumas atitudes que achamos corretas, mas que também temos o dever de aceitar o outro como ele é, bem como a sua opinião.
d) Salientar que, em todos os lugares, temos regras a seguir e que isso facilita a nossa boa convivência com o outro.
e) Exemplificar, oralmente, alguns direitos que todos os alunos têm na sala de aula e seus respectivos deveres.
2. Dividir a turma em duplas e pedir para elaborarem três regras de convivência. Não esquecerem de que para cada direito, colocar um dever relacionado.
Antes de iniciar o trabalho, colocar alguns exemplos no quadro e pedir sugestões.
Exemplo: * Tenho o direito de expressar minhas opiniões e o dever de ouvir a opinião dos outros.
* Tenho o direito de brincar na hora do recreio de fazer as tarefas no horário da aula.
3. Recolher as regras elaboradas e registrá-las no quadro. As regras repetidas deverão ser registradas uma única vez.
4. Realizar uma discussão sobre as regras registradas e sugerir mais algumas, se for o caso.
5. Solicitar aos alunos que tragam de casa gravuras de jornais e revistas (ou podem desenhar) sobre as regras elaboradas pela classe para ilustrar o mural que deverá ser confeccionado pela turma.
Fonte: borboletrar.blogspot.com
6. Confeccionar um mural com as regras de convivência elaboradas e ilustrá-lo com as gravuras trazidas pelos alunos.
7. O mural deverá ficar afixado na sala de aula durante todo o período letivo e servirá para que todos se lembrem de como devem viver em harmonia na sala de aula e na escola.
Fonte: eecriativa.com.br
Livro sugerido para ser trabalhado:
Este livro poderá ser lido após a confecção do mural e servirá de enriquecimento ao tema trabalhado.
Fonte: emule.com.br
Eu e os outros - Melhorando as relações. Autores: Liliana Iacocca e Michele Iacocca. Coleção: Pé no Chão.
Após a elaboração do mural, o professor avaliará se os alunos:
- realizaram uma discussão, a partir de várias situações-problemas, sobre soluções para os conflitos apresentados;
- sentiram-se incentivados para discutirem sobre direitos e deveres na sala de aula.
- elaboraram regras de convivência para a confecção de um mural na sala de aula;
- confeccionaram o mural da sala de aula com as regras de convivência elaboradas.
Quatro estrelas 2 calificaciones
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13/02/2014
Quatro estrelasadorei o trabalho!!
02/05/2012
Quatro estrelasmuito bom