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Este é o meu corpo: Cuidados e influências midiáticas

 

31/05/2010

Autor y Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: leitura de imagens
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Explicitar a originalidade de cada sexo, evitando comparações que enfatizem a supremacia, depreciação ou inferioridade de um sobre o outro e que reforcem a rigidez das estereotipias de gênero.
  2. Contribuir para a adoção de hábitos de auto cuidado e higiênicos, favorecendo assim a promoção da saúde.  
  3. Contribuir para que os alunos sejam capazes de proteger-se de relacionamentos sexuais coercitivos ou exploradores.
  4. Favorecer a apropriação do próprio corpo pelos adolescentes, assim como contribuir para o fortalecimento da auto-estima e a conquista de maior autonomia, dada a importância do corpo na identidade pessoal.
  5. Contribuir para a desmistificação de preconceitos e crenças que permeiam informações sobre nosso corpo, diminuindo assim as ansiedades que costumam acompanhar essas questões.
Duração das atividades
De 2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas:

  1. Aula interativa.
  2. Socialização das produções dos/as alunos/as.
  3. Uso da sala de vídeo.  

 ATIVIDADE 1: Dinâmica: Este é meu corpo – Extraído do manual, “Pelo fim da exploração sexual. O que os homens podem fazer?”, para sensibilização de adolescentes entre 10 a 14 anos. Disponível em: www.promundo.org.br

Professor/a esta atividade tem como objetivo promover a discussão sobre a forma pela qual percebemos nosso corpo e o corpo do outro, e,  até que ponto essa percepção é influenciada pelas imagens trasmitidas pela mídia.    

Materiais necessários:   

Papel, lápis ou caneta para colorir, revistas e jornais que tratem de beleza e corpo. Se houver a estrutura necessária pode-se também trabalhar com comerciais de TV.   

Dicas para planejamento:   

Para ajudar na discussão de fechamento da atividade, o/a professor/a pode juntar figuras de corpos masculinos e femininos, com diferentes cores, tamanhos, pesos, etc. Isto auxilia a percepção da diversidade humana e nos faz sentir melhor em nosso corpo.

Procedimento:   

  1. Com todos em círculo e de pé, peça para os/as participantes se olharem e pensarem o que gostariam de mudar em seu corpo (ou o que falta em seu corpo para ficarem com um corpo de homem ou mulher ideal).
  2. Pergunte como se sentem.
  3. Em seguida, peça que desenhem, em grupo ou individualmente, o corpo ideal de uma mulher e de um homem.
  4. Traga revistas e jornais que tratem de beleza e corpo e estimule os participantes a discutirem sobre as imagens das mulheres e dos homens na mídia, pensando em como uma mulher e um homem são retratados na mídia e como a mídia determina a percepção que temos sobre nossos corpos e beleza.
  5. Peça que comparem o desenho com as fotografias e notas de jornais e revistas.
  6. Peça que comparem as imagens de homens e mulheres nos jornais.
  7. Professor/a utilize os questionamentos abaixo para facilitar a discussão.  

Pontos para discussão: 

  1. Como foi comparar seu corpo com o corpo das imagens nas revistas? Existe um corpo ideal ou perfeito? Por quê?
  2. De que maneira a mídia influência na relação que as pessoas mantêm com seu próprio corpo?
  3. As mulheres e os homens são tratados de maneira diferente pelos meios de comunicação? Como? O que é mais valorizado na mulher? E no homem?
  4. A forma como a mídia retrata a mulher influencia a maneira como nos relacionamos com elas? Como?

Fechamento:   Professor/a estimule uma reflexão sobre como os padrões de beleza ou a forma como a mulher é tratada está relacionado com a exploração sexual das mulheres.

ATIVIDADE 2: Dinâmica: Cuidado com o meu corpo. Texto original de: Vera Lúcia Moreira. Disponível em: www.educarede.org.br                                                 

Algumas informações para o/a professor/a:

A puberdade traz novas necessidades de cuidado com o corpo e com a higiene. O/a professor/a, ao abordar a saúde do corpo humano, deve ter em mente que os conhecimentos e as informações referentes à higiene pessoal precisam ser trabalhados, porque na adolescência aparecem novos hormônios e funções que produzem odores e secreções (vaginal e peniana). A falta de higiene pode acentuar cheiros desagradáveis e causar inflamações no pênis pelo acúmulo de bactérias, caso não se faça a higienização no prepúcio, irritação vaginal durante a menstruação, quando a limpeza for insuficiente, e mau cheiro pelo excesso de suor nas axilas, pés e pele. A partir da puberdade, esses fatores podem interferir não só no aspecto físico como nas relações interpessoais do/a jovem. A higiene pessoal adequada favorece as ligações afetivo-sociais da idade, fortalecendo a confiança em si e no outro, e uma auto-estima positiva.

Sendo assim, esta atividade tem como objetivo promover a elaboração de uma propaganda por meio da confecção de outdoors que possa favorecer a abordagem desse assunto de forma participativa, reflexiva e integrada a outras áreas do conhecimento.

Material necessário:

Papel A4; canetas ou lápis; tesouras; revistas; folhetos; livros didáticos de Ciências e/ou paradidáticos; cartolinas; tesouras; cola.

Procedimento:

A atividade consiste em escrever em oito tiras de papel os temas abaixo relacionados, dividir a classe em oito grupos e solicitar a cada um deles que sorteie uma tira de papel. Dessa forma, cada tema será tratado por dois grupos.

Temas:

  1. Aparência e cuidados com a higiene Cabelos – Rosto – Olhos – Ouvidos – Nariz – Boca
  2. Aparência e cuidados com a higiene Corpo – Pele – Pés – Axilas
  3. Aparência e cuidados com a higiene Órgãos genitais masculinos
  4. Aparência e cuidados com a higiene Órgãos genitais femininos

Para a pesquisa de conteúdos, coleta de informações e fatos, cada grupo receberá materiais previamente selecionados pelo/a professor/a, que podem ser revistas, folhetos, livros didáticos ou paradidáticos. Após a pesquisa orientada pelo/a professor/a, cada grupo desenvolve um outdoor para uma campanha publicitária, cujo objetivo é promover a boa higiene e a boa aparência como um meio de viver com saúde e prazer. O público-alvo da campanha é constituído pelos/as colegas de classe. Para confeccionar o outdoor, pode-se utilizar cartolina, canetas coloridas, revistas, tesoura, cola ou desenhos dos próprios alunos.

Dica:

O/a professor/a de Língua Portuguesa poderá participar da atividade, por meio de leitura e escrita de textos publicitários, comparando-os e estabelecendo, com os/as alunos/as, suas características. A propaganda deve enfatizar os seguintes pontos:

  1. Por que é importante manter uma boa higiene?
  2. O que significa ter uma boa aparência?
  3. Cuidados gerais de higiene e o que muda na adolescência.

No fim, é interessante montar uma exposição dos outdoors confeccionados pelos/as alunos/as. O/a professor/a deve estimular uma discussão sobre o que sentiram no decorrer da atividade; se os/as alunos/as possuem preocupação com o seu corpo e de que maneira; quais são os hábitos de higiene adotados por eles/as e como finalização da  atividade sugerir que os/as alunos/as façam uma síntese dos principais pontos que surgirem.

A avaliação dos resultados pode ser feita por meio do próprio conteúdo dos cartazes e do posicionamento da classe em relação aos trabalhos.

ATIVIDADE 3: Agência de publicidade na campanha “O amor com o próximo e com o seu próprio corpo”   

Professor/a, nessa atividade deverá dividir os/as alunos/as em até 5 grupos. “Cada grupo representará uma agência de publicidade que estará disputando uma campanha de sensibilização na escola sobre o respeito e amor com o próximo e com o seu próprio corpo”.   

Material:

Cartolina ou papel pardo para cartaz, lápis, canetas coloridas, tesoura de ponta redonda, cola e revistas velhas.

Procedimentos:

  1. Divida os/as alunos/as em grupos e explique novamente que cada grupo será uma agência de publicidade que estará disputando uma campanha que tem a temática “O amor ao próximo e com o seu próprio corpo”.
  2. Avise que terão 30 minutos para se prepararem e apresentarem um cartaz com uma frase e um desenho para estampar tal campanha. Ao final do tempo determinado, os grupos apresentarão as propostas.
  3. Quando terminarem, poderá realizar uma votação entre os grupos envolvidos para escolha do melhor cartaz.

Observação:

Educador/a não deixe de orientá-los como forma de apoio e direcionamento para a construção do material da campanha, da seguinte maneira:

  1. Qual é a mensagem?
  2. Quem é o público para o qual a campanha se dirige?
  3. Quais estratégias para chamar a atenção deste público?
  4. De que maneira esta mensagem é capaz de influenciar o público?   

Professor/a o objetivo de tal atividade é favorecer a apropriação do próprio corpo pelos adolescentes, assim como contribuir para o fortalecimento da auto-estima e a conquista de maior autonomia, dada a importância do corpo na identidade pessoal.    

Recursos Complementares

Para saber mais:   

Saúde Pública: http://www.saudepublica.bvs.br/ . Site do Ministério da Saúde com biblioteca virtual de pesquisa sobre corpo humano e sexualidade.    

Adolesite: Site ligado à Coordenação Nacional de DST e AIDS, dirigido aos adolescentes com perguntas e respostas sobre sexualidade, drogas e prevenção de gravidez na adolescência e DSTs. Professor/a consultar no google. www.google.com.br 

Avaliação

A avaliação deve ser orientada pelos objetivos da atividade. Nesse sentido, é importante nessa avaliação retomar os objetivos das atividades propostas. Nesse contexto, poderá ser feita em todos os momentos das atividades, sendo considerado a participação e o envolvimento dos/as alunos/as nos debates e na realização das atividades solicitadas. Dessa forma, o processo avaliativo ocorrerá a partir da participação e produção dos/as alunos/as.

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