19/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Aula 1
Para iniciar a aula apresente a frase e imagem abaixo, referentes à campanha de vacinação do idoso contra a gripe para o ano de 2009.
Dica! – O retro projetor é um recurso antigo, mas muito prático. Se não tiver outro recurso multimídia imprima a imagem em transparência para apresentá-la aos alunos.
“Meta do governo é imunizar 80% da população com mais de 60 anos. Idosos podem se vacinar em cerca de 65 mil postos no país.”
Cartaz de divulgação da campanha de vacinação dos idosos para a gripe de 2009 (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)
Em seguida apresente e discuta as seguintes questões:
• Qual a finalidade dessa campanha do governo?
• Por que a vacinação deve ser feita todos os anos?
• Por que a campanha é direcionada para os idosos?
• Como a Vacina proporciona proteção para as pessoas?
Após de bater as questões propostas desenvolva uma atividade lúdica que reforça a teoria sobre como a vacina funciona.
IMPORTANTE – Explique neste momento um pouco sobre o histórico das vacinas e as experiências de Edward Jenner. Explique também que o sistema imunológico (glóbulos brancos) estimulado produz anticorpos previamente, evitando o desenvolvimento da doença. Deixe claro também que, muitas vezes, a própria doença funciona como uma vacina, estimulando a produção dos anticorpos (porém a doença pode se desenvolver com mais intensidade e até matar o doente), evitando que ele fique doente uma segunda ou mais vezes.
Produzindo o material do JOGO DA VACINA
Dica! – O uso de jogos pode facilitar bastante a compreensão de fenômenos na Biologia, muitas vezes difíceis de serem representados por meio de experimentos. A própria confecção do material desperta a curiosidade e estimula o aluno para a busca do conhecimento.
O material produzido poderá ser utilizado por dois ou mais alunos jogando como adversários individuais. Para tanto cada um deverá produzir “um” conjunto de peças. Cada dupla ou grupo de alunos utilizará “um dado” para jogar (que também pode ser confeccionado em cartolina – como no modelo abaixo – imprima, recorte, dobre e cole nas partes indicadas).
Para confeccionar as partes deste jogo serão utilizados materiais simples como E.V.A. de cores diferentes, cartolina e grampos do tipo bailarina (desses que prendem os plásticos em pastas).
Deverão ser recortados oito retângulos de cartolina de 5 cm X 15 cm. Dois permanecerão inteiros para formar a capa e contracapa do conjunto. Os outros seis deverão ser recortados em uma das extremidades de acordo com os formatos apresentados na figura abaixo.
Depois de cortar os retângulos de cartolina eles deverão ser perfurados na parte inferior e unidos por um grampo do tipo bailarina com a capa no início e contracapa no final. Ele poderá ser desdobrado formando um leque com as cartolinas recortadas e um cabo com a capa e contracapa. Na capa poderá ser escrito: “Jogo da Vacina”.
Deverão também ser recortadas peças de formatos diferentes em cores diferentes de E.V.A. (ou de cartolina, também de cores diferentes). O tamanho das peças é adequado para encaixar no recorte dos retângulos de cartolina. Os seis primeiros formatos deverão ter recortadas três peças para cada um e o último formato apenas duas peças. Veja figura abaixo.
O conjunto descrito até aqui (leque e peças) pertence a “um aluno”.
Deverá ser confeccionada uma pequena caixa de cartolina para guardar as peças durante o jogo. A foto abaixo apresenta o material confeccionado para ser utilizado por dois alunos.
Aula 2
DINÂMICA DO JOGO
O jogo pode ser jogado por dois ou mais alunos. Cada grupo utilizará um dado.
Cada peça de E.V.A representa um antígeno e cada retângulo de cartolina com o recorte que encaixa nessa peça representa um anticorpo contra ela.
Os números pares representam o uso da VACINA e os números ímpares que não houve vacinação.
Sempre que um aluno joga o dado o adversário ou aluno seguinte é quem apresenta uma peça. As peças apresentadas sempre são escolhidas aleatoriamente.
Um aluno inicia o jogo lançando o dado.
• Se obtiver um número PAR significa que haverá VACINA. O aluno seguinte (ou adversário, se forem apenas dois) apresenta uma peça, aleatoriamente, de sua caixa e o aluno da vez abre o retângulo que representa o anticorpo contra aquele antígeno (peça apresentada). Essa peça será retida e separada do jogo. O anticorpo permanece aberto, significando que já há imunidade para esse antígeno a partir dessa rodada.
• Se obtiver um número ÍMPAR significa que NÃO HÁ VACINA. O aluno seguinte (ou adversário, se forem apenas dois) apresenta uma peça, aleatoriamente de sua caixa. Isso significa que ocorreu a doença, então o aluno da vez também abre o retângulo que representa o anticorpo contra aquele antígeno (peça apresentada), pois a doença também gera imunidade. Essa peça, porém, será devolvida para o outro jogador. O anticorpo permanece aberto, significando que a imunidade foi desenvolvida, porém só será utilizada quando a peça sair novamente em outras rodadas.
Se, independentemente de obter um número par ou ímpar, nas próximas rodadas, já houver imunidade (proveniente de vacina ou doença), o aluno que jogou o dado poderá reter a peça apresentada pelo adversário e ainda retirar mais uma peça (de igual formato e cor) da caixa desse adversário, retendo-a fora do jogo também.
Entre as peças que representam antígenos há um formato para o qual não há anticorpos (a estrela preta). Se essa peça for apresentada ao jogador que lançou o dado, este não poderá fabricar anticorpo nenhum e, se já possui algum anticorpos produzidos (retângulos abertos) deverá recolher um deles. (Isso representa que para algumas doenças os anticorpos são temporários, devendo ocorrer nova vacinação) Cada jogador possui apenas duas peças – estrela preta – que são utilizadas apenas uma vez, sendo recolhidas e retidas fora do jogo após o seu uso.
Cada jogador que tiver todas suas peças recolhidas pelo adversário estará fora do jogo. Será vencedor o jogador que permanecer pelo menos com uma peça (antígenos) até o final do jogo.
Finalize a esta atividade lúdica discutindo as questões abaixo:
• Quais as duas formas de desenvolver imunidade contra as doenças?
• A imunidade contra uma doença é eficiente para outra doença? Por quê?
Após a atividade prática lance as seguintes questões:
• Por que para muitas doenças não existem vacinas?
• Qual a razão de ter que vacinar mais de uma vez para a mesma doença (como febre amarela, por exemplo?
IMPORTANTE – Aproveite o momento para explicar a razão da inexistência de vacinas para algumas doenças e a relação disso com o fenômeno da MUTAÇÃO.
Aula 3
Sugira que os alunos explorem o recurso do Portal do Professor: “As descobertas de Pasteur: atenuação da virulência”, disponível no endereço abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10473/descobertas_pasteur.swf
As descobertas de Pasteur: atenuação da virulência
Peça para que respondam as seguintes questões em seus cadernos:
• O que é atenuação da virulência e como ela pode ter ocorrido no material utilizado por Pasteur?
• Qual a utilidade de germes atenuados?
• Qual a relação entre essa descoberta de Pasteur e as VACINAS?
Além da defesa por meio de vacinas e produção de anticorpos, o sistema imunológico também atua com glóbulos brancos que realizam a FAGOCITOSE IMUNOLÓGICA.
Solicite que os alunos explorem o recurso abaixo e respondam as questões.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10611/fagocitose_ziper.swf
• Qual a diferença entre a defesa por fagocitose e por produção de anticorpos?
• Qual é mais eficiente contra um agente infeccioso que se prolifera rapidamente? Por quê?
Aproveitando que os alunos estão no laboratório de informática, solicite que naveguem pelo sítio recomendado abaixo e elaborem um resumo com informações complementares a respeito da VACINA.
http://saude.hsw.uol.com.br/vacina.htm
Alguns tópicos que podem ser pesquisados:
• Por que nem todas as doenças têm vacinas?
• Como as vacinas são produzidas?
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?
INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço a importância da vacinação na prevenção de doenças contagiosas.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo o funcionamento da vacina como estímulo para a fabricação de anticorpos.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Reconheço a vacina como medida preventiva e conheço o seu funcionamento, bem como a sua especificidade para cada doença.
MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo o funcionamento da vacina, a razão pela qual muitas vezes ela não existe ou não funciona e também conheço outras formas pelas quais nosso organismo nos defende de organismos invasores.
Nome | Tipo |
---|---|
Fagocitose 3: ziper | Animação/simulação |
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/10/2014
Cinco estrelasMARAVILHOSOOOOOOOO SIMPLES EFICAZ CRIATIVO AMEIIIII
24/03/2010
Cinco estrelasamei, essa aula é dez..............