Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ENCHENTES – Conexões Fatais 01! / O Lixo

 

19/06/2009

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender qual a relação entre as enchentes urbanas e a produção de lixo pela atividade humana e identificar de quem são as responsabilidades relacionadas a esse fenômeno.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios sobre o assunto.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2058/imagens/atividade.gif

Professor, para iniciar a aula apresente algumas charges que apresentam de forma crítica o tema ENCHENTES URBANAS.

Dica! – As charges aqui apresentadas estão disponíveis nos endereços citados. Poderão ser utilizadas outras charges referentes ao tema que levem à reflexão desejada. Na internet é possível encontrar muitas charges para os mais diversos assuntos. A interpretação de charges é particularmente interessante porque desenvolve o raciocínio e estimula o pensamento crítico em relação ao tema de estudo.

As duas charges sugeridas abaixo apresentam formas para solucionar o problema das enchentes urbanas.
Apresente-as aos alunos e procure explorar o seu significado através de comentários feitos por eles.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2058/imagens/enchentes02.jpg
http://www.sergeicartoons.com/Cartoons/imagens/enchentes.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2058/imagens/enchentes01.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_QcucRewValk/SQ8rT3fD1XI/AAAAAAAAAQc/wJ9NgQSCtRM/s320/enchentes-----222.jpg

Promova uma análise do que foi apresentado nas charges e apresente duas questões para serem discutidas no grande grupo:

Questão 1: As charges apresentam duas formas diferentes para resolver o problema das enchentes. Elas poderiam funcionar para resolver o problema? Seriam viáveis?

Questão 2: Em cada uma das situações apresentadas quem é responsável pela solução? Alguém possui uma responsabilidade maior?

  

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2058/imagens/atividade.gif

Formar grupos pequenos para discutir a questão abaixo. Em seguida, cada grupo socializa suas conclusões para a turma. Estimule a discussão apresentando uma imagem de enchente urbana com a sugerida abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2058/imagens/foto_enchente.jpg
Galeria de multimidiaabr

Dica! – Professor, você pode conseguir muitas imagens livres através do creative commons (link abaixo). Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens livres de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou até mesmo impressas em transparências para retro projetor.
http://search.creativecommons.org/


• Qual pode ser a causa (ou as causas) do problema das enchentes urbanas?

Para orientar as reflexões apresente as seguintes perguntas:

• Para onde vai a água das chuvas que caem nas cidades?
• Por que toda a água da chuva não é absorvida pela terra?
• Como o excesso de água é retirado das ruas?
• O que pode impedir o escoamento da água para fora da cidade?
• Como o aspecto geográfico da cidade pode contribuir com o fenômeno da enchente?

Solicite que os alunos registrem um resumo em seus cadernos com os pontos principais do que discutiram no pequeno grupo. Em seguida peça que um representante de cada grupo leia as anotações produzidas, comentando com a turma.

Dica! – Procure observar a produção dos alunos durante o debate no pequeno grupo. Auxilie-os esclarecendo dúvidas e mantendo a conversa no tema estudado.

IMPORTANTE – Durante a apresentação de cada grupo o professor anote palavras chave no quadro. Algumas considerações importantes deverão surgir a partir do que foi apresentado, como: a dificuldade de absorção de água pelo solo da cidade devida a sua cobertura por telhados, calçadas e ruas; a dificuldade de drenagem da água divida ao aspecto geográfico da cidade (encontrar-se na parte baixa de um vale, por exemplo, ou em regiões muito planas próximas de um rio); a dificuldade de drenagem de água devida ao entupimento da rede pluvial por diferentes detritos: restos vegetais, resíduos de materiais de construção ou entulhos e LIXO DOMÉSTICO ou dos transeuntes da cidade.


Aula 2

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2058/imagens/nolaboratorio.gif

No laboratório de informática ou por meio de download apresente o recurso do portal do professor “Lixo e cidadania”. Esse vídeo apresenta o problema da geração do lixo e destaca a importância da sua separação, tendo em vista a reciclagem.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9732/bibvirt_video_lixoecidadania_multi.wvx

Após o vídeo promova a reflexão dos alunos apresentado as questões abaixo para que os alunos registrem suas opiniões em seus cadernos para posterior debate:

• Que tipos de problemas o LIXO “que é lixo” pode causar para o ser humano e para o ambiente?
• Considerando o LIXO uma as causas das enchentes que ocorrem nas cidades que medidas devem ser tomadas para evitar esses DOIS PROBLEMAS?
• Qual o papel de cada cidadão e do governo em relação ao problema do LIXO?

Solicite que os alunos acessem também:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2058/imagens/curiosidade.png
Neste sítio os alunos podem conhecer algumas curiosidades relacionadas ao lixo, como por exemplo: “O lixo causa enchentes entupindo bueiros e diminuindo a vazão de água. É um dos maiores problemas da sociedade moderna. É uma bomba-relógio. Calcula-se que 30% do lixo brasileiro fique espalhado pelas ruas das grandes cidades.”
http://www.reciclandosp.hpg.com.br/lixo.htm


Aula 3

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2058/imagens/dinamica.jpg
Dica! – A realização desta atividade – Júri Simulado – exige planejamento e pesquisa. O professor deverá apresentar aos alunos os passos para o seu desenvolvimento e programar a sua realização. Se possível é conveniente a participação de outros professores para auxiliar no desenvolvimento da dinâmica e também a utilização de aulas geminadas.

REALIZAÇÃO DE UM JURI SIMULADO
A realização de júri simulado ajuda a estudar e debater temas levando os participantes a se envolverem e tomarem posição em relação a uma situação problema. Ajuda a exercitar a expressão e o raciocínio.
Neste exemplo poderão ser julgadas duas personagens:
• Uma é representante da população e é acusada de ser responsável pelas enchentes por deixar lixo em locais públicos, que leva ao entupimento das vias de escoamento da água e também por instalarem-se em locais de risco onde certamente ocorrerão enchentes.
• Outra é representante do governo local, acusada de administrar mal os recursos públicos resultando em uma limpeza pública inadequada e também por permitir que a instalação de habitações em locais de risco.

Uma sugestão sobre quais devem ser os participantes (funções) do júri simulado e que passos devem ser seguidos são apresentados de forma simplificada no seguinte endereço:
http://www.umtoquedemotivacao.com/administracao/recursos-humanos/dinamicas-de-estudo-e-trabalho-juri-simulado


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2058/imagens/atividadecomplementar.gif

Promovendo a interdisciplinaridade com o professor de Geografia proponha a construção de uma maquete da cidade ou região, na qual poderão ser destacadas as áreas de risco de inundação por situarem-se próximas de rios ou que apresentem características que permitem o acúmulo da água.
Uma sugestão de como essa maquete da cidade pode ser construída (elaborada por Larissa Giroldo) encontra-se no seguinte endereço:
http://www.geografia.fflch.usp.br/carta/exemplos/elab_maquete_2_larissa.htm


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Lixo e cidadania Vídeo
Recursos Complementares
No endereço sugerido a seguir pode ser encontrada uma apresentação produzida pelo Prof. Hiroshi P. Yoshizane do CESET- CENTRO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA de Limeira – SP relacionada ao tema Enchente. Nessa apresentação o professor pode obter informações e imagens para serem utilizadas na aula. http://www.ceset.unicamp.br/arquivos/noticias/11588_ope_verao.ppt (copie e cole o endereço em seu navegador)
Avaliação
Apresentando outras charges referentes ao tema poder-se-á observar se os alunos desenvolveram o pensamento crítico e têm a capacidade de interpretação. A produção de um texto descritivo ou uma resenha em relação ao tema “Enchente Urbana” poderá fornecer ao professor meios de verificar se houve uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum. Através do júri simulado o professor poderá avaliar aspectos da oralidade e da escrita, além dos próprios conteúdos desenvolvidos. Para a realização do júri os alunos terão que coletar mais dados e construir a argumentação e planejar a defesa oral de suas posições. Assim será possível avaliar a compreensão dos textos que produzirem, verificando se os alunos sabem fazer levantamento e localizar informações e se são capazes de argumentar contra e a favor de um posicionamento.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Helenita Andrade Machado, Colégio Municipal Stela Câmara Dubois , Bahia - dijo:
    hellenita1@hotmail.com

    03/07/2014

    Cinco estrelas

    Essa aula veio pra mim na hora certa e com excelentes objetivos. Irei usá-la co minha turma até por que estou aplicando o mesmo assunto. Obrigada pela iniciativa.


  • Dulce Helena Silva, Coleg. Estad. Reitor Miguel Calmon , Bahia - dijo:
    dulcehs2@hotmail.com

    06/05/2010

    Cinco estrelas

    Excelente. O tema Enchentes cabe tanto no Sudeste quanto aqui no Nordeste. Esse é um problema das grandes cidades que tiveram um crescimento desordenado e pouca preocupação com o destino final do lixo.


  • marli locatelli, ColégioEstadual modelo , Rio Grande do Sul - dijo:
    marlilocatelli@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Acchei excelente essa aula pois é uma realidade vivida por muitos brasileiros hoje e até em outros países .Parabéns nota dez.Posso utilizá-la com meus alunos?


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.