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ENCHENTES – Conexões Fatais 02! / As doenças

 

19/06/2009

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as principais doenças que são transmitidas através da água contaminada existente durante ou após as enchentes.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre vírus, bactérias e protozoários. Saberes sócio-culturais sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula




Aula 01

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2059/imagens/nolaboratorio.gif

Solicite que os alunos, em duplas ou pequenos grupos, naveguem pela internet nos endereços sugeridos abaixo, visualizando os recursos do portal do professor e também outros sítios, preenchendo a tabela a seguir em seus cadernos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2059/imagens/tabelas_doencas_agua.jpg 

Dica! – Uma variação desta atividade é formar cinco grupos e solicitar que cada grupo pesquise sobre uma das doenças. Poderão confeccionar cartazes ou transparências para apresentar sua pesquisa para a turma. Quando isso for feito todos poderão preencher a ficha de maneira completa.


SUGESTÃO DE RECURSOS E SÍTIOS PARA NAVEGAÇÃO

LEPTOSPIROSE
http://www.cives.ufrj.br/informacao/leptospirose/lep-iv.html

HEPATITE
http://www.cives.ufrj.br/informacao/hepatite/hepA-iv.html

DENGUE E FEBRE AMARELA

DENGUE TRANSMISSION IN THE MOSQUITO (este recurso está em inglês mas permite observar quais os sintomas da dengue e a forma de transmissão).
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9070/wtd039549.swf


Veja também:
http://saude.hsw.uol.com.br/dengue.htm

http://saude.hsw.uol.com.br/febre-amarela.htm


DIARRÉIAS
http://www.dive.sc.gov.br/conteudos/agravos/noticias2008/Orientacoes_para_Surtos_DDA_Enchentes.pdf

TÉTANO
http://www.cives.ufrj.br/informacao/tetano/tetano-iv.html

Peça que os alunos elaborem um resumo de cada item estudado, além de preencher a tabela. Após o preenchimento desta, leve os alunos a refletirem e responderem a questão.

• De que forma a água proveniente de ENCHENTES pode contribuir para a disseminação dessas doenças?

IMPORTANTE – Durante a discussão sobre essa questão explique que as enchentes propiciam condições ideais para o aparecimento de doenças e surtos epidêmicos, uma vez que a água carrega consigo alguns patógenos e pode contribuir tornando o ambiente ideal para o desenvolvimento de vetores como os mosquitos e moscas transmissores de doenças. As águas dos rios transbordam e carregam consigo lama, lixo e esgoto – até mesmo para dentro das casas – estabelecendo condições para que doenças comuns ganhem forças e possam proliferar-se. Algumas pela ingestão de alimentos e água contaminada e outras pelo contato direto com esta.


Aula 2
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2059/imagens/atividade.gif

Mesmo que em sua cidade não existam problemas sérios com enchentes urbanas é importante conscientizar alunos e população sobre os riscos de transmissão de doenças que elas proporcionam e que medidas devem ser tomadas para evitar essas doenças.
Simule, na escola, uma campanha de prevenção a essas doenças através de uma produção de cartazes com dicas em diversas situações.
Os cartazes poderão ser afixados no pátio da escola para serem vistos por todos os alunos.

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA DE ENCHENTE

Estimule a criatividade dos alunos para produzirem cartazes (ou até mesmo maquetes) que representem as seguintes dicas:

• Depois que a água baixar, remover a lama e desinfetar o chão, paredes e objetos com água sanitária (um copo diluído em um balde de água);
• Utilizar luvas, botas ou sacos plásticos para proteger mãos e pés de contaminação;
• Jogar fora alimentos que entraram em contato com a água da enchente;
• Caso pessoas necessitem de alojamento comunitário deverão manter o local arejado e em boas condições de higiene;
• Beber apenas água potável;
• Providenciar banheiros comunitários que permitam manter condições de higiene;
• Reforçar os cuidados com destino de fraldas, restos de comida, etc.;
• Não utilizar água da enchente para nenhuma atividade;
• Não nadar ou brincar em águas de enchentes;
• Evitar andar em locais inundados.

Dica! – Programe uma semana na escola para debater o assunto. Poderão ser organizadas palestras e até mesmo uma pequena feira de Ciências onde os alunos apresentam informações importantes para a prevenção de doenças transmitidas pela água (de enchentes ou não).
Outras informações que poderão ainda enriquecer o trabalho são sugestões de mudanças estruturais que podem reduzir os perigos de enchentes. Estão disponíveis no seguinte endereço:

http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/pergunta_287639.shtml


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dengue transmission in the mosquito Animação/simulação
Recursos Complementares
O professor pode obter mais informações sobre a relação entre água e transmissão de doenças no documento de texto disponível no seguinte endereço: www.feg.unesp.br/~caec/antigo/quarto/aula2.doc (copie e cole o endereço em seu navegador)
Avaliação
Após o desenvolvimento das duas aulas o professor pode elaborar um teste com questões relacionadas às doenças transmitidas pela água de enchentes. Se os alunos tiverem condições de dar respostas a essas questões, perceber-se-á que houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente à situação apresentada, no que se refere à superação de idéias do senso comum. Também deverá ser considerada na avaliação a participação dos alunos e o seu desempenho durante a pesquisa sobre as doenças, bem como na produção no material final. A clareza na apresentação das medidas preventivas para a comunidade escolar também representa que houve apropriação do que foi proposto.
Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • solange, Escola ArtEmoção , Paraná - dijo:
    esmorfety@hotmail.com

    07/08/2011

    Cinco estrelas

    nossa!!!! fiquei feliz em rever meu prof na net...expondo sua aula, que como sempre : ESPETACULAR! Valeu professor...hj moro em Guarapuava e sou professora....e pode ter certeza, sou com muito orgulho!!!!


Sem classificação.
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