19/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Aula 1
Professor, inicie a aula estimulando uma discussão após a análise de algumas imagens de enchentes naturais com as sugeridas abaixo:
Enchente na Amazônia (http://search.creativecommons.org/#)
Inundação no Pantanal (http://search.creativecommons.org/#)
Dica! – Professor, você pode conseguir muitas imagens livres através do creative commons (link abaixo). Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens livres de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou até mesmo impressas em transparências para retro projetor.
http://search.creativecommons.org/#
Para orientar as reflexões apresente as seguintes perguntas:
• As imagens apresentam inundações ou enchentes. Elas parecem ameaçadoras?
• Inundações sempre são danosas ao ambiente?
• Qual a origem das inundações?
Solicite que os alunos registrem um resumo em seus cadernos com os pontos principais do que foi discutido.
Divida a turma em dois grandes grupos para a realização de duas pesquisas.
Cada metade da turma poderá dividir-se em grupos menores ou duplas (dependendo da disponibilidade de computadores na escola) para buscar informações na internet.
Num segundo momento deverão reunir as informações pesquisadas e apresentá-las a outra metade da turma.
PESQUISA DO GRUPO 1
• Quais os benefícios das enchentes naturais?
Algumas sugestões de sítios
Informações sobre a vida em florestas inundadas.
http://www.mochileiro.tur.br/biomaamazonia.htm
Informações sobre a floresta Amazônica:
http://www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/meio_ambiente/amazonia.php
Inundação no Pantanal como processo ecológico essencial:
http://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=178
PESQUISA DO GRUPO 2
• Qual a origem das águas das chuvas?
Algumas sugestões de sítios
Ciclo da água:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10818/ciclodaagua.swf
O Ciclo da Água
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14437/ciclo_da_agua.swf
IMPORTANTE – Após a apresentação das informações coletadas pelos alunos comente com os alunos que as enchentes muitas vezes são fenômenos naturais que existem em diversas regiões do planeta, periódicas em determinadas épocas do ano (e benéficas, como pode ser constatado pelas suas pesquisas). Duas situações problema podem ser observadas: o desenvolvimento urbano em regiões onde há possibilidade de ocorrerem inundações (além de outros fatos que levam a isso) e as alterações climáticas que vem ocorrendo no planeta, provocando inundações mais severas do que o natural.
Aula 2
Novamente no laboratório de informática solicite que os alunos explorem os seguintes recursos do Portal do Professor:
Mudanças Ambientais Globais - Abertura
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9062/00_abertura/abertura.html
Mudanças Ambientais Globais - Abertura
Mudanças Ambientais Globais - As Mudanças Climáticas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9222/13_as_mudancas_climaticas/13_as_mudancas_climaticas.html
Mudanças Ambientais Globais - As Mudanças Climáticas
Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9220/11_impactos_no_brasil_e_no_mundo/11_impactos_no_brasil_e_no_mundo.html
Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil
Mudanças Ambientais Globais - Cenários de Mudanças Climáticas Futuras
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9221/12_conclusoes_o_futuro/12_conclusoes_o_futuro.html
Mudanças Ambientais Globais - Cenários de Mudanças Climáticas Futuras
Após a visualização e exploração dos recursos peça para que, em pequenos grupos, os alunos discutam sobre a questão a seguir:
• É possível que o excesso de chuvas e as inundações que provocam catástrofes tenham relação com as alterações climáticas – mudanças ambientais – ocorridas com o planeta nos últimos tempos? Qual a influência do ser humano no surgimento e prevenção dessas alterações?
Para finalizar, discuta as respostas dos grupos com a turma.
Aula 3 e 4
Utilize mais duas aulas para contextualizar o tema exibindo um filme de cinema.
Dica! – Como o filme tem duração de 124 minutos, recomenda-se que sejam utilizadas duas aulas geminadas para não haver necessidade de dividi-lo em duas aulas.
Dica! – Filmes possibilitam que as pessoas tenham acesso a conhecimentos e informações e são um instrumento importante para contextualizar conteúdos desenvolvidos na escola. Para o ensino de Biologia (e Ciências afins) os filmes de ficção científica são particularmente interessantes porque oferecem ricas possibilidades de discutir conceitos científicos. É necessário, naturalmente, que o professor tenha assistido ao filme antes dos alunos e promova um debate direcionado após exibi-lo.
O filme recomendado para dar continuidade ao tema desta aula é “O dia depois de Amanhã” (título original: The Day After Tomorrow). Tem duração de 124 minutos, do diretor Roland Emmerich e foi lançado nos Estados Unidos em 2004. O sítio oficial é www.thedayaftertomorrow.com
O filme apresenta um planeta Terra alterado climaticamente (em grande parte pela ação do próprio ser humano) resultando no surgimento de uma nova era glacial no hemisfério norte.
IMPORTANTE - Promova uma análise do filme. Solicite que os próprios alunos elaborem uma síntese relatando os principais fenômenos apresentados no filme para depois pesquisar sobre a veracidade do que foi apresentado.
O texto de Glades M. Debei Serra1 e Agnaldo Arroio que tem por objetivo discutir o uso de filmes que tratam de temas ambientais como recurso para aprendizagem, poderá auxiliar o professor nesta atividade. Está disponível no seguinte endereço:
http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0385-1.pdf
Nome | Tipo |
---|---|
Ciclo da água | Animação/simulação |
Ciclo da água | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Abertura | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Conclusões O que nos Espera no Futuro | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - As Mudanças Climáticas | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Cenários de Mudanças Climáticas Futuras | Animação/simulação |
O ciclo da água | Animação/simulação |
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/04/2015
Cinco estrelasgostei muito