Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ENCHENTES – Conexões Fatais 03! / Mudanças Ambientais

 

19/06/2009

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender as enchentes como fenômenos naturais em determinadas regiões e estabelecer uma relação entre o seu surgimento e as mudanças ambientais globais.
Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor, inicie a aula estimulando uma discussão após a análise de algumas imagens de enchentes naturais com as sugeridas abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2060/imagens/enchente_amazonia.jpg
Enchente na Amazônia (http://search.creativecommons.org/#)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2060/imagens/pantanal.jpg
Inundação no Pantanal (http://search.creativecommons.org/#)

Dica! – Professor, você pode conseguir muitas imagens livres através do creative commons (link abaixo). Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens livres de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou até mesmo impressas em transparências para retro projetor.
http://search.creativecommons.org/#

Para orientar as reflexões apresente as seguintes perguntas:

• As imagens apresentam inundações ou enchentes. Elas parecem ameaçadoras?
• Inundações sempre são danosas ao ambiente?
• Qual a origem das inundações?

Solicite que os alunos registrem um resumo em seus cadernos com os pontos principais do que foi discutido.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2060/imagens/nolaboratorio.gif

Divida a turma em dois grandes grupos para a realização de duas pesquisas.
Cada metade da turma poderá dividir-se em grupos menores ou duplas (dependendo da disponibilidade de computadores na escola) para buscar informações na internet.
Num segundo momento deverão reunir as informações pesquisadas e apresentá-las a outra metade da turma.

PESQUISA DO GRUPO 1
• Quais os benefícios das enchentes naturais?

Algumas sugestões de sítios

Informações sobre a vida em florestas inundadas.
http://www.mochileiro.tur.br/biomaamazonia.htm

Informações sobre a floresta Amazônica:
http://www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/meio_ambiente/amazonia.php

Inundação no Pantanal como processo ecológico essencial:
http://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=178


PESQUISA DO GRUPO 2
• Qual a origem das águas das chuvas?

Algumas sugestões de sítios

Ciclo da água:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10818/ciclodaagua.swf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2060/imagens/ciclo_agua_01.jpg 

O Ciclo da Água
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14437/ciclo_da_agua.swf


Ciclo da água

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2060/imagens/ciclo_agua_02.jpg


IMPORTANTE – Após a apresentação das informações coletadas pelos alunos comente com os alunos que as enchentes muitas vezes são fenômenos naturais que existem em diversas regiões do planeta, periódicas em determinadas épocas do ano (e benéficas, como pode ser constatado pelas suas pesquisas). Duas situações problema podem ser observadas: o desenvolvimento urbano em regiões onde há possibilidade de ocorrerem inundações (além de outros fatos que levam a isso) e as alterações climáticas que vem ocorrendo no planeta, provocando inundações mais severas do que o natural.


Aula 2

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2060/imagens/nolaboratorio.gif

Novamente no laboratório de informática solicite que os alunos explorem os seguintes recursos do Portal do Professor:

Mudanças Ambientais Globais - Abertura
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9062/00_abertura/abertura.html
Mudanças Ambientais Globais - Abertura

Mudanças Ambientais Globais - As Mudanças Climáticas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9222/13_as_mudancas_climaticas/13_as_mudancas_climaticas.html
Mudanças Ambientais Globais - As Mudanças Climáticas

Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9220/11_impactos_no_brasil_e_no_mundo/11_impactos_no_brasil_e_no_mundo.html
Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil

Mudanças Ambientais Globais - Cenários de Mudanças Climáticas Futuras
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9221/12_conclusoes_o_futuro/12_conclusoes_o_futuro.html
Mudanças Ambientais Globais - Cenários de Mudanças Climáticas Futuras

Após a visualização e exploração dos recursos peça para que, em pequenos grupos, os alunos discutam sobre a questão a seguir:

• É possível que o excesso de chuvas e as inundações que provocam catástrofes tenham relação com as alterações climáticas – mudanças ambientais – ocorridas com o planeta nos últimos tempos? Qual a influência do ser humano no surgimento e prevenção dessas alterações?

Para finalizar, discuta as respostas dos grupos com a turma.

Aula 3 e 4

Utilize mais duas aulas para contextualizar o tema exibindo um filme de cinema.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2060/imagens/filme_de_cinema.jpg

Dica! – Como o filme tem duração de 124 minutos, recomenda-se que sejam utilizadas duas aulas geminadas para não haver necessidade de dividi-lo em duas aulas.

Dica! – Filmes possibilitam que as pessoas tenham acesso a conhecimentos e informações e são um instrumento importante para contextualizar conteúdos desenvolvidos na escola. Para o ensino de Biologia (e Ciências afins) os filmes de ficção científica são particularmente interessantes porque oferecem ricas possibilidades de discutir conceitos científicos. É necessário, naturalmente, que o professor tenha assistido ao filme antes dos alunos e promova um debate direcionado após exibi-lo.

O filme recomendado para dar continuidade ao tema desta aula é “O dia depois de Amanhã” (título original: The Day After Tomorrow). Tem duração de 124 minutos, do diretor Roland Emmerich e foi lançado nos Estados Unidos em 2004. O sítio oficial é www.thedayaftertomorrow.com

O filme apresenta um planeta Terra alterado climaticamente (em grande parte pela ação do próprio ser humano) resultando no surgimento de uma nova era glacial no hemisfério norte.

IMPORTANTE - Promova uma análise do filme. Solicite que os próprios alunos elaborem uma síntese relatando os principais fenômenos apresentados no filme para depois pesquisar sobre a veracidade do que foi apresentado.

O texto de Glades M. Debei Serra1 e Agnaldo Arroio que tem por objetivo discutir o uso de filmes que tratam de temas ambientais como recurso para aprendizagem, poderá auxiliar o professor nesta atividade. Está disponível no seguinte endereço:
http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0385-1.pdf
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ciclo da água Animação/simulação
Ciclo da água Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Abertura Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Conclusões O que nos Espera no Futuro Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - As Mudanças Climáticas Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Cenários de Mudanças Climáticas Futuras Animação/simulação
O ciclo da água Animação/simulação
Recursos Complementares
O professor poderá aprofundar seus conhecimentos sobre o tema desta aula através do material: “Aquecimento Global, Mudanças Climáticas e impactos no Brasil” de Jose A. Marengo do CPTEC/INPE, disponível no endereço: http://mudancasclimaticas.cptec.inpe.br/~rmclima/pdfs/apresentacoes/1_Apresentacao_CamaraDeputadosBrasilia.pdf (copie e cole o endereço em seu navegador)
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos. O professor também acompanhará o desenvolvimento da aula e a resolução das questões apresentadas, fazendo as intervenções necessárias, sugerindo leituras e retomada de conteúdos, se necessário. A compreensão e a capacidade de responder as questões da aula corretamente também auxiliará no processo de avaliação da aprendizagem em relação ao tema proposto. Solicite a elaboração de um MAPA CONCEITUAL que represente graficamente o conjunto de conceitos desenvolvidos na aula. Informações básicas sobre a elaboração de mapas conceituais podem ser obtidas em http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual (copie e cole o endereço em seu navegador).
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.