Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A música como forma de expressão: interpretação e produção textual

 

12/12/2010

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar a interpretação da música trabalhada – comemoração do dia dos pais

 Compreender que a música é uma forma de expressar sentimentos

Produzir um texto coletivo sobre um membro da família, demonstrando sentimentos de amor e gratidão .

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora iniciará a aula comentando que ouvirão uma música com uma mensagem para alguém especial. Todos devem ficar em silêncio e atentos para ouví-la.

Um aparelho audiovisual deve ser preparado, anteriormente, para essa aula.

Colocar a música "Dia dos pais", da Turma do Balão Mágico.

Música disponível para download em: http://www.4shared.com/audio/dmNXxEIH/Dia_dos_Pais_-_Balao_Magico.htm 

Dia dos Pais

Um passarinho me acordou cedinho

Cantando lindo que nem rouxinol

E o céu sorrindo azul, azul, limpinho

Abriu caminho pra passar o sol

Um dia lindo com todas as cores

Um arco-íris garantiu que sai

E o bem-te-vi disse que viu as flores

Vindo enfeitar o dia do papai

Amigo velho

Eu queria falar

Meu velho amigo

Foi tão bom te encontrar

Amigo velho

Eu te amo demais

Meu velho amigo

Todo dia é dos pais

Eu convidei o gato e o cachorro

Nem um amigo vai poder faltar

Super-herói, também Tarzan e o Zorro

E o pererê não vai poder mancar

Vai ter pelada e muita brincadeira

Toda alegria vem nos visitar

Queria tanto que esta festa inteira

Fosse um presente pra poder te dar.

Letra disponível em: http://vagalume.uol.com.br/a-turma-do-balao-magico/dia-dos-pais.html 

Momento 2

Após a turma ouvir a música, a professora deve interpretar a música com as crianças para que entendam a mensagem. A professora poderá perguntar:

  • Como começou o dia nessa canção?
  • Que animais apareceram?
  • Que elementos da natureza apareceram para enfeitar o dia?
  • Essa música é para comemorar qual data?
  • Quem na música é  considerado o "amigo velho e velho amigo"?
  • Que outras pessoas apareceram na música?
  • Quem são os super heróis?
  • O que essa festa serviria para o pai?

Após a interpretação, a professora deverá explicar que a música é também um meio de nos comunicar, uma forma de expressar sentimentos, emoções, homenagear alguém, ensinar e transmitir mensagens.

Momento 3

A professora perguntará à turma se sabem quando é comemorado o dias dos pais. Em qual mês, dia da semana... em seguida, fará um texto coletivo com os alunos sobre o dia dos pais. Cada aluno poderá dar ideias sobre o que escrever, sobre o que gostariam de fazer nesse dia com seu pai ou figura paterna. Nesse momento, a professora deverá pedir para que reflitam como escrever cada palavra, quais letras serão usadas, etc. Essa atividade pode ser feita no caderno dos alunos ou em uma folha de papel A4. No espaço que sobrar, poderão ilustrar o texto que escreveram ou até mesmo a música trabalhada.

Momento 4

Com o auxílio da professora, os alunos deverão comparar o texto criado com a música trabalhada, buscando ver as semelhanças e diferenças entre os dois.

A professora poderá analisar com os alunos:

  •  se no texto criado alguém foi convidado para esse dia especial...
  • se apareceram elementos da natureza...
  • se apareceram animais...
  • que elementos apareceram no texto criado e estão ausentes na música trabalhada, etc.

PROFESSOR: Esse trabalho, mesmo que de forma elementar, objetiva iniciar a comparação de gêneros textuais, demonstrando o aluno as especificidades de cada um.

Recursos Complementares

Vídeo disponível da música trabalhada em: http://www.youtube.com/watch?v=MdZnX1aczSU 

Avaliação

Através da interpretação oral, perceber se entenderam a mensagem que a música transmite.

Avaliar se estão avançando com relação à aquisição do código escrito.

Observar se foram capazes de expressar, através de desenhos, as ideias expostas no texto.

Observar se foram capazes de encontrar diferenças e semelhanças entre a música trabalhada e o texto produzido.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.