12/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Realizar a interpretação da música trabalhada – comemoração do dia dos pais
Compreender que a música é uma forma de expressar sentimentos
Produzir um texto coletivo sobre um membro da família, demonstrando sentimentos de amor e gratidão .
O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
A professora iniciará a aula comentando que ouvirão uma música com uma mensagem para alguém especial. Todos devem ficar em silêncio e atentos para ouví-la.
Um aparelho audiovisual deve ser preparado, anteriormente, para essa aula.
Colocar a música "Dia dos pais", da Turma do Balão Mágico.
Música disponível para download em: http://www.4shared.com/audio/dmNXxEIH/Dia_dos_Pais_-_Balao_Magico.htm
Dia dos Pais
Um passarinho me acordou cedinho
Cantando lindo que nem rouxinol
E o céu sorrindo azul, azul, limpinho
Abriu caminho pra passar o sol
Um dia lindo com todas as cores
Um arco-íris garantiu que sai
E o bem-te-vi disse que viu as flores
Vindo enfeitar o dia do papai
Amigo velho
Eu queria falar
Meu velho amigo
Foi tão bom te encontrar
Amigo velho
Eu te amo demais
Meu velho amigo
Todo dia é dos pais
Eu convidei o gato e o cachorro
Nem um amigo vai poder faltar
Super-herói, também Tarzan e o Zorro
E o pererê não vai poder mancar
Vai ter pelada e muita brincadeira
Toda alegria vem nos visitar
Queria tanto que esta festa inteira
Fosse um presente pra poder te dar.
Letra disponível em: http://vagalume.uol.com.br/a-turma-do-balao-magico/dia-dos-pais.html
Momento 2
Após a turma ouvir a música, a professora deve interpretar a música com as crianças para que entendam a mensagem. A professora poderá perguntar:
Após a interpretação, a professora deverá explicar que a música é também um meio de nos comunicar, uma forma de expressar sentimentos, emoções, homenagear alguém, ensinar e transmitir mensagens.
Momento 3
A professora perguntará à turma se sabem quando é comemorado o dias dos pais. Em qual mês, dia da semana... em seguida, fará um texto coletivo com os alunos sobre o dia dos pais. Cada aluno poderá dar ideias sobre o que escrever, sobre o que gostariam de fazer nesse dia com seu pai ou figura paterna. Nesse momento, a professora deverá pedir para que reflitam como escrever cada palavra, quais letras serão usadas, etc. Essa atividade pode ser feita no caderno dos alunos ou em uma folha de papel A4. No espaço que sobrar, poderão ilustrar o texto que escreveram ou até mesmo a música trabalhada.
Momento 4
Com o auxílio da professora, os alunos deverão comparar o texto criado com a música trabalhada, buscando ver as semelhanças e diferenças entre os dois.
A professora poderá analisar com os alunos:
PROFESSOR: Esse trabalho, mesmo que de forma elementar, objetiva iniciar a comparação de gêneros textuais, demonstrando o aluno as especificidades de cada um.
Vídeo disponível da música trabalhada em: http://www.youtube.com/watch?v=MdZnX1aczSU
Através da interpretação oral, perceber se entenderam a mensagem que a música transmite.
Avaliar se estão avançando com relação à aquisição do código escrito.
Observar se foram capazes de expressar, através de desenhos, as ideias expostas no texto.
Observar se foram capazes de encontrar diferenças e semelhanças entre a música trabalhada e o texto produzido.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!