30/08/2010
Simone Alencastre, Gloria Maria e Miriam Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Os alunos devem ser leitores e escritores iniciantes.
1º Atividade
Professor inicie a aula informando que, devido a aproximação da festa junina da escola, a turma montará um mural sobre o tema . Para isso é necessário fazer um levantamento prévio dos conhecimentos que já possuem . A atividade Imagem-Legenda é uma boa estratégia. A turma precisa primeiramente se familiarizar com o estilo das legendas e observar como são escritas. Distribua revistas e jornais. Deixe os alunos explorá-los livremente e peça que encontrem legendas.
Exemplos de legendas:
Discuta as características linguísticas: são textos curtos? São descritivos? São diferentes do que encontramos nas histórias? Registre as conclusões através de um texto coletivo.
2 º Atividade
Organize a turma em duplas produtivas, quer dizer, com conhecimentos complementares e próximos sobre a leitura e escrita. Apresente uma série de imagens sobre a festa junina que podem ser obtidos em revistas, jornais ou mesmo na internet. Abaixo relacionei alguns sites onde é possível baixar essas imagens.
http://www.google.com/images?hl=en&q=festa+junina+imagens&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=q511TJ-sJIXGsAP6o8GgDQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCQQsAQwAA&biw=1345&bih=530 http://files6.com/baixar_imagens_de_festa_junina
Segue abaixo algum exemplos de ilustrações:
Peça que cada grupo escolha uma imagem. Explique para o grande grupo os motivos que a escolheu e peça que volte para seus lugares para pensar em uma legenda para tal imagem. Avise-os que nesse momento ainda não é necessário escrever, apenas debater com o parceiro uma boa idéia de legenda. Após a escolha das imagens por todas as duplas, elas retornam para contar qual a legenda escolhida. Nesse momento cabe ao professor ajudá-los a ajustar os modos de falar aos modos de escrever, dentro das características do texto legenda. Peça que as duplas escrevam no papel a primeira versão da legenda. Nesse momento, circule pela classe e faça intervenções que ajudem as crianças a pensar sobre a escrita enquanto realizam a tarefa.
3º Atividade
Após o término da escrita da primeira versão, as duplas são convidadas a escrever a frase no quadro para a revisão coletiva. O objetivo, além da revisão gramatical, é explicitar os problemas em relação à interpretação das informações por parte dos alunos que não são seus autores. Desta forma, propõe-se a interação dos autores reais com leitores potenciais. Com a transcrição no quadro , peça que a turma sugira mudanças, justifique cada uma delas e avalie o resultado. As duplas voltam pra seus lugares para escrever a versão final.
Oriente-os a colar a legenda abaixo da imagem e exponha no mural da classe.
4º atividade:
Aponte que todas as informações que eles possuem estão ligadas as suas vivências individuais e que a festa junina foi sendo construída e modificada pelos sujeitos que atuavam sobre ela nesses muitos anos de existência. Discuta com eles: Seus pais participavam da festa junina da mesma forma que hoje vocês participam? E seus avós? E na época das bisavós já existia festa junina? Como e quando começou essa tradição cultural? Registre as conclusões através de um texto coletivo.
Abaixo relaciono dois links para pesquisa do professor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina
http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm
5º atividade
Proponha a realização de uma pesquisa para a busca de informações visandoa elaboração de texto para o mural.
Para a pesquisa, organize uma visita ao laboratório de informática, onde, ainda em duplas, poderão buscar informações históricas sobre a festa. É importante ensiná-los a manusear as ferramentas de busca e os sites que são confiáveis do ponto de vista acadêmico. Circule entre os computadores auxiliando e orientando a pesquisa. Segue abaixo alguns endereços de sites de buscas e de pesquisa escolar:
Sites de busca:
Sites de pesquisa escolar:
http://educacao.uol.com.br/ensino-fundamental/
http://www.bussolaescolar.com.br/
http://www.pesquisaescolar.com.br/pesquisaescolar/
http://www.enciclopedia.com.br/
6º Atividade:
Retorne para sala, solicite a leitura dos resultados das pesquisas e com o grupo elabore e organize as informações obtidas em texto coletivo. Lembre-os da importância de ajustar a linguagem, tendo em vista o suporte (mural) e do público ( alunos da escola) a quem se destina o texto.
Leitura indicativas para o professor:
Devem ser avaliados:
1° O interesse de cada um nas atividades;
2° A integração de cada dupla, no saber ouvir e compartilhar ideias;
3° Os avanços na produção textual, seja na forma oral e escrita;
4º O desenvolvimento das habilidades de pesquisa nas ferramentas virtuais;
5º Os avanços na compreensão das irregularidades e regularidades ortográficas;
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!