03/08/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Comprender a aplicabilidade dos produtos químicos que compom os cremes hidratantes;
Como evitar o mau cheiro nos pés;
Saber como agem as bactérias e os fungos;
Entender como reagem os componentes químicos presentes nos cremes para os pés.
Inicie esta aula falando para os estudantes que no dia a dia é comum presenciarmos pessoas reclamando de mau odor nos pés o famoso "chulé". Pergunte à turma: o que causa o mau cheiro? Como resolver esta situação? Como a química pode contribuir para eliminar este problema?
Apresente o vídeo "Programa Credencial - Chulé" que está disponível no link:
Explique aos estudantes que o mau odor nos pés deve-se ao desenvolvimento de bactérias que se multiplicam com as altas temperaturas.Quando estes transpiram excessivamente causam mau cheiro por vezes insuportável. Para eliminar este problema é necessário recorrer a algum tipo de creme.Os cremes podem ser compostos por produtos como o mentol cristal, a essência de alecrim, o óleo de semente de uva, tudo isto reunido num creme.
A falta de cuidados com os pés pode também fazer proliferar os fungos.
Estes são seres vivos eucarióticos, que apresentam um só núcleo, dentreeles destacamos as leveduras, ou multinucleados. Apresentam características próprias que permitem se diferenciar das plantas, não tem celulose, não sintetizam clorofila e não armazenam amido como substância de reserva.
Solicite aos estudantes que acessem o recurso "Fungos" que está disponível no link abaixo para saber sobre a descoberta da Penincilina e a importância dos fungos para produção de antibióticos e outros benefícios.
No laboratório de informática solicite que os estudantes pesquisem nos link´s abaixo sobre: Mentol cristal; essência de alecrim; água deionizada; óleo de semente de uva e base para creme hidratante elaborem uma lista apresentando a composição química dos produtos.
Educador se desejar poderá propor à turma que desenvolvam a atividade prática Fabricando creme para os pés.
Experimento: Fabricando creme para os pés
Objetivo: fabricar creme e verificar como reagem os componentes presentes em um creme para os pés.
Material necessário
80 g de base para creme hidratante, 40 ml de água deionizada, 1 pitada de mentol cristal, 2 ml de essência de alecrim, 6 ml de óleo de semente de uva, 1 pipeta, potes de vidro ou de plástico e espátula e bastão de vidro
Procedimento
Esquente a água deionizada. (não precisa ferver), misture-a aos poucos à base cremosa e mexa com a espátula, quando a mistura ficar com consistência de creme, espere esfriar por 3 min, dilua uma gotinha de mentol em água quente, quando a água já estiver quente, jogue uma pitada de mentol e mexa, adicione o mentol ao creme. Ao diluir o mentol, você poderá sentir leve ardência nos olhos, misture 2 ml da essência de alecrim, acrescente o 6 ml de óleo de semente de uva e mexa com o bastão, faça movimentos diferenciados, após 3 min, o creme hidratante está pronto e e mbale em potes d e vidro ou de plástico.
Relatório
Ao desenvolverem o experimento os estudantes deverão observar e fazer anotações para refletirem sobre o que ocorre com cada substância à medida que vai sendo adicionada aos produtos; que resultados teriam se tivessem utilizado um recipiente de alumínio ou ferro para misturar os ingredientes; o que ocorre com a mistura se esta ficar em repouso por um período de sessenta minutos e qual a diferença entre um creme caseiro e o que foi industrializado.
Fonte: www.africanart.com.br/passoapasso/passo_creme_pes.htm
Nome | Tipo |
---|---|
Fungos | Áudio |
http://www.africanart.com.br/passoapasso/passo_creme_pes.htm
http://www.blogdamulher.com/mau-cheiro-nos-pes-e-axilas/
http://www.s-shop.com.br/evitecheiro.asp
http://saude.hsw.uol.com.br/questao514.htm
http://www.clubesat.com/noticias/saiba-como-evitar-o-mau-cheiro-dos-pes-945.html
http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/fungos.htm
Esta ação será implementada no decorrer do desenvolvimento de todas as atividades. Deverá ser observado se os estudantes compreenderam os conceitos, os questionamentos, as interações, se oportunizaram que os parceiros desenvolvessem o diálogo com vistas à apropriação e ampliação de novos conhecimentos. Todo processo deverá ser acompanhado pelo professor de forma a fazer a leitura das produções com maior acuidade, sobretudo para que possa incentivar com que busquem maiores informações no sentido de fazer a relação entre a teoria e a prática. Sugerimos que o professor faça a leitura do texto da Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP acessando o endereço:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=272
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