Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Texto informativo sobre o futebol

 

08/06/2010

Autor y Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as informações contidas no texto.

Estabelecer a diferença entre um texto informativo e um narrativo sobre futebol.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Apresentar a gravura de uma bola e perguntar para os alunos sobre quais esportes que podemos praticar utilizando esse tipo de bola.

Disponível no link: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:A-XzkkjKPASFuM:http://semipronta.files.wordpress.com/2008/07/futebol1.jpg 

b) A partir dessa conversa, ler o texto:

Futebol  (Adaptação)

O futebol, (do inglês association football ou simplesmente football) é um jogo realizado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das regras. É considerado o esporte mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições.

É jogado num campo retangular gramado, com um gol em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro do gol adversário, ação que se denomina gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da Football Association, cujas regras de 1863 são a base do esporte na atualidade. O órgão regente do futebol é a Fédération Internationale de Football Association, mais conhecida pela sigla FIFA.

A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Esse evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.

Original disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol 

c) Convidar os alunos a fazer uma maquete de um campo de futebol. Pode-se utilizar materiais reaproveitáveis tais como: papelão para fazer o campo, tampinhas de garrafa para representar os jogadores, caixinhas de suco recortadas para representar as traves, etc.

A maquete poderá ficar exposta na sala de aula e os alunos poderão brincar com ela no recreio.

2ª aula:

a) Relembrar o texto que foi apresentado na aula anterior. Qual era o assunto do texto?

b) Apresentar o texto que será trabalhado na aula de hoje, cujo tema é o mesmo. Ele está contido no livro intitulado:
Marcelo, Marmelo, Martelo, escrito por Ruth Rocha. É a última história do livro, cujo título é: "O dono da bola".

c) Fazer a leitura da capa, nome da autora, do ilustrador e da editora.

Capa disponível em http://www2.uol.com.br/ruthrocha/i/c6.jpg 

 Título: Marcelo, Marmelo, Martelo

Autora: Ruth Rocha

Ilustrações Adalberto Cornavaca

Editora Salamandra - 1999

d) Os alunos irão folhear o livro (caso tenha número de exemplares para cada aluno), fazendo a leitura das imagens, tentando descobrir de que se trata a história e qual é o enredo.

e) A professora fará a leitura oral da história para os alunos.

f) Fazer perguntas orais para verificar a compreensão da história:
   1) Qual o nome das personagens?

   2) O que elas gostavam de fazer?

   3) Quem era o dono da bola?

   4) Por que ele sempre parava o jogo e pegava a bola?

   5) O que fez com que a personagem mudasse de ideia?

   6) Como foi o final da história?

   7) O que aprendemos com esse texto?

g)  Propor aos alunos que façam um desenho sobre a parte da história que acharam mais interessante. Abaixo do desenho a criança fará uma frase sobre o mesmo.

Esse trabalho poderá ser colocado no mural da sala.

3ª aula:

a) Recordar os dois textos trabalhados nas duas últimas aulas, através de perguntas, tais como:

     1) Qual é o tema dos dois textos?

     2) Qual dos dois textos conta a história de como surgiu o futebol?

     3) Qual texto apresenta uma história de garotos apaixonados por futebol?

b) Explicar que o primeiro texto é informativo, ou seja, ele apresenta informações sobre o futebol. Já o segundo texto é narrativo, pois conta uma história sobre "O dono da bola".

c) Convidar os alunos a escrever um texto informativo coletivo sobre o futebol, utilizando os conhecimentos trabalhados anteriormente.

Recursos Complementares

Como informação complementar à aula, a professora poderá apresentar informações sobre a autora do livro trabalhado, Ruth Rocha.

Disponível no link: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historiadaruth.htm 

(Todos os links disponíveis nessa aula foram acessados em 02/06/2010).

Avaliação

Verificar se os alunos identificaram as informações principais do texto informativo, através das respostas dadas às questões apresentadas.

Verificar se os alunos foram capazes de compreender a diferença entre uma narrativa e um texto informativo, escrevendo um texto informativo coletivo e não um texto narrativo.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Prof. Agnaldo, escola municipal antonio joaquim e mirand , Bahia - dijo:
    aggathaekhedyma@hotmail.com

    20/06/2012

    Cinco estrelas

    Foi de suma impotancia para minha aula sobre futebol em minh esola aqui onde sou educador Antonio joaquim demiranda


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.