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Ionização e Volatilidade

 

26/07/2010

Autor y Coautor(es)
MARCELO CESAR RIBEIRO
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar quais as substâncias químicas que possuem a capacidade de sofrer o processo de ionização e volatilização durante o decorrer de uma reação química.

Duração das atividades
1 Aula de 50 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Química Geral

  - Química Inorgânica

Estratégias e recursos da aula

Momento 01 -

Professor inicie esta aula questionando o que os alunos já sabem ou ouviram falar sobre o processo de ionização e a volatilização de uma substância. Após dialogarem, proponha que os alunos entrem no recurso do portal abaixo, e respondam as oito questões de química através de um software educacional que possibilita ao aluno exercitar conceitos básicos de química.

Esses exercícios possibilitam que o professor veja e acompanhe o nível em que se encontra seus alunos em relação a aula proposta. A partir desta atividade será possível levantar que conhecimentos possuem sobre o tema.

Química básica 

Professor logo após os alunos responderem as questões, faça um momento de discussão perguntando a eles qual teria sido os argumentos de terem levados a darem esses tipos de respostas. De posse disso, corrija no quadro negro junto com os alunos todas as questões, e ao mesmo tempo em que já entra no conteúdo em si.

Após a prática social inicial realize uma problematização trabalhando a seguinte questão com os alunos:

Que tipo de elementos ou substâncias podem sofrer o processo de ionização? A substância que se ioniza, pode ser ao mesmo tempo volátil?

Professor, para contextualizar a aula, sugerimos a leitura do seguinte texto:

Explicando:

Ionização

A ionização acontece quando uma substância se dissolve e produz uma solução que conduz a corrente elétrica. Formam-se numa reação química entre as moléculas da substância e as moléculas da água. Podemos perceber através das estruturas de Lewis:

Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/ionizacao.htm acessado 03/06/2010 

As soluções que conduzem energia são chamadas soluções eletrolíticas e os compostos que em solução aquosa conduzem energia são chamados eletrólitos.

Volatilidade

Líquidos voláteis são materiais muito comuns no cotidiano do estudante. Esses líquidos evaporam com facilidade, sendo alguns deles inflamáveis e outros tóxicos, em graus variados. O cuidado no uso e conservação desses materiais é um importante quesito de segurança no uso das substâncias. Do ponto de vista pedagógico, é fácil, para o professor, recorrer à percepção sensorial do estudante relacionada à evaporação de líquidos. Esse fato propicia uma melhor compreensão do discurso da ciência química relativo às partículas que constituem os materiais e às forças intermoleculares existentes nas diversas substâncias. O ensino da propriedade pressão de vapor ainda provê a possibilidade de aperfeiçoar a compreensão da linguagem gráfica, tão utilizada na comunicação atual. Com o conceito de pressão de vapor, o profesor poderá, por exemplo, explicar o uso da panela de pressão e compreender porque basta usar fogo baixo (economia de energia) após o início da ebulição da água.

Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=42640&tipo=ob&cp=076d54&cb=&n1=&n2=&n3=&n4=&b=s acessado 03/06/2010 

Laboratório de Química

Professor separe a sala em cinco grupos para que possa ser realizado no laboratório de química o seguinte experimento prático:

 Acesse logo abaixo o recurso do portal para realizar com seus alunos passo a passo, todos os procedimentos do experimento prático do equilíbrio químico da amônia: Efeito do Íon comum.

 Neste experimento você terá a possibiidade de visualizar o deslocamento do equilíbrio quimico do íon bicarbonato através da mudança na coloração de uma solução contendo fenolftaleína. Os alunos deverão anotar no caderno todos os procedimentos e resultados durante a aula prática, pois servirão para as demais atividades propostas.   

Equilíbrio Químico da amônia: Efeito do Íon comum: Parte 1: experimento prático 

  • Características do Experimento:    
  • Material - onde encontrar: em supermercadose farmácias
  • Material - quanto custa: acima de 25 reais
  • Tempo de apresentação: até 10 minutos
  • Dificuldade: fácil
  • Segurança: requer cuidados básicos

   

Professor logo após o término do experimento prático com seus alunos, sugerimos ao(a) professor(a) para que crie o Blog contendo todos os resultados observados durante a aula prática referente ao equilíbrio químico da amônia: efeito do íon comum que foi feito no laboratório de química, para que possa alimentar a discussão, e que efetivamente haja a contribuição e a participação de todos. Pode ser criado apenas um blog para toda a turma , sendo que todos os alunos deverão participar efetivamente da sua elaboração. Poderão ser inseridos materiais diversos, tais como: textos, imagens, vídeos, links referente ao experimento realizado.

Link: https://www.blogger.com/start 

Laboratório de Química

Professor novamente separe a sala em cinco grupos iguais para que possa ser realizado um novo procedimento prático no laboratório de química:

 Objetivo do experimento:

        Investigar a relação entre a estrutura das moléculas e suas propriedades físicas, como a volatilidade. Desenvolver uma explicação para estas observações em termos das forças intermoleculares presentes.

  Procedimento:

      - Equipamentos especiais: lâminas de microscópio.

  Substâncias investigadas: 

      - água destilada e deionizada, n-pentano, n-dodecano e etanol.

  Segurança no Laboratório:

       - Use luvas de latex e óculos de proteção durante todo o experimento

       - Os compostos etanol, n-pentano são inflamáveis e não devem ser manipulados próximo a uma chama.

 Realizando o experimento prático da volatilidade relativa:

    - Coloque gotas, separadamente, das amostras líquidas abaixo em superfícies de vidro (lâminas de microscópio ou vidros de relógio) limpas e idênticas. Aguarde e acompanhe atentamente a evolução de cada uma das lâminas. Amostras: água, n-pentano, n-dodecano e etanol

Faça as seguintes anotações durante a aula prática no laboratório:

a) Quais amostras evaporam mais rapidamente?

b) Quais amostras evaporam mais lentamente?

c) Que fator estrutural está ligado à maior ou menor volatilidade (ou, em outras palavras, maior ou menor pressão de vapor)?

d) Que tipo de força intermolecular está presente nestas moléculas?

e) Justifique claramente a ordem de volatilidade encontrada.

Fonte: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/sala_de_aula/forcas_intermoleculares/ acessado 03/06/2010 

Logo após os alunos terem anotado todos os procedimentos e as devidas respostas das perguntas (a,b,c e d) referente a aula prática proposta acima, solicite aos alunos que se organizem em equipes de no máximo 6 pessoas e elaborem uma apresentação sobre todos os procedimentos da aula prática. Como subsídio faça a pesquisa em diversas págians da web utilizando as ferramentas do laboratório de informática. Em seguida utilizem o Software de Apresentação disponível no Google Docs para representar os resultados.

Para saber nais sobre o Google Docs acesse o tutorial que está disponível no link: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm 

Os estudantes deverão pesquisar na web quatro substâncias que sofrem o processo de ionização e volatilização, e explicar o significado e as características de cada uma das substâncias. Proponha aos estudantes que elaborem um cartaz colorido e disponibilizem em um espaço da escola, para que os demais alunos de outras séries possam ter acesso a esse material de pesquisa.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Equilíbrio Químico da amônia: Efeito do Íon comum: Parte 1: experimento prático Experimento prático
Química básica Software Educacional
Recursos Complementares

Brasil Escola

Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/grau-ionizacao-acidos.htm acessado 03/06/2010 

Feira de Ciências

Fonte: http://www.feiradeciencias.com.br/sala11/11_28.asp acessado 03/06/2010 

Avaliação

A avaliação deverá ser diagnóstica e formativa, ocorrer ao longo do desenvolvimento das atividades. O professor deverá informar com antecedência a turma os critérios pelos quais serão avaliados.

O professor poderá avaliar os alunos a partir dos seguintes critérios:  

  1. Fazer questionamentos aos colegas de sala de aula de maneira efetiva, colaborando com a aprendizagem de todos;

  2. Comprometimento com o grupo na participação das atividades de laboratório;

  3. Compreensão dos conceitos propostos no laboratório;  

  4. Participação no desenvolvimento do blog e no google docs;  

  5. Participação efetiva na produção de cartaz;

  7. Organização no manuseio dos recursos tecnológicos disponíveis na rede e materiais a serem utilizados nas pesquisas.

  8. Postura crítica ao discutir diferenças básicas entre a ionização e a volatilidade;

  9. Utilizou corretamente o usa da linguagem escrita verbal/gramatical.

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