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Tabelas e gráficos: organizando e representando dados

 

29/06/2010

Autor y Coautor(es)
Eguimara Selma Branco
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Gilian Cristina Barros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Números e operações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Estatística, probabilidade e combinatória
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Realizar a organização de dados em gráficos e tabelas.

- Analisar, avaliar, justificar e argumentar sobre dados apresentados em gráficos e tabelas.

- Avaliar e adequar a representação de dados por meio de gráficos.

Duração das atividades
4 a 5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos de matemática básica.

Conhecimentos básicos de leitura e interpretação de gráficos e tabelas.

Estratégias e recursos da aula

Entendemos que o tema Tratamento da Informação é uma das áreas do conhecimento matemático que mais tem sido valorizado nas propostas curriculares dos diferentes países, incluindo o Brasil. Saber ler e interpretar diferentes textos nas diferentes linguagens, saber analisar e interpretar informações, fatos e opiniões, ser capaz de coletar e organizar as informações, além de estabelecer relações, formular perguntas e buscar, selecionar e mobilizar informações, devem ser capacidades básicas para o exercício da cidadania e por isso a necessidade de abordar esse tema no contexto escolar.

Assim, dessa forma, nesta aula vamos nos deter em buscar conhecer melhor os elementos dos textos, tabelas e gráficos, bem como, as regras que devem ser analisadas na produção e leitura destes textos.

Com antecedência, para organização da aula, o professor deve solicitar à turma que tragam materiais, exemplares de alguns jornais e revistas, com matérias que tenham tabelas e/ ou gráficos. Em sala de aula, propomos que o professor divida a turma, em grupos de 4 ou 5 alunos. Dentro do grupo, cada aluno deve socializar com os demais, os materiais que trouxeram para a aula. A partir da socialização, devem produzir um texto, descrevendo a leitura que fazem a partir dos materiais. Após a elaboração do texto, cada grupo deve compartilhar (em forma de apresentação) com os demais grupos seu material e a produção do texto. Esse material pode ficar em exposição na sala de aula (cartazes ou papel bobina), para ser retomado poteriormente.

Depois dos textos compartilhados, é importante que o professor distribua a cada grupo, uma parte do texto “Um pouco da gramática relativa ao Tratamento da Informação” da autora Maria Ignez Diniz, disponível em: http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_medio/mateleit/graficos.html. De forma que cada grupo possa explorar e posteriormente apresentar aos demais, uma das abordagens propostas no texto, quais sejam: Tabelas, Produção e Leitura de tabelas, Gráficos... etc.

Essa atividade pode ser desenvolvida em parceria com o professor de Língua Portuguesa que pode buscar aproximações entre o texto indicado e a produção anterior dos alunos. É importante ressaltar que esse conhecimento (ler e interpretar tabelas e gráficos), exige o conhecimento de regras que organizam a estrutura do texto, de forma que os alunos possam ultrapassar o senso comum e analisar criticamente as informações à sua volta.

Atividade 1

Ainda com os alunos reunidos nos grupos, o professor deve distribuir em impresso (um para cada grupo), os seguintes materiais (A,B, C e D) para análise. Obs. Professor entenda que esses materiais servem como sugestão, de forma que, você pode buscar outros tipos de informações e linguagens. Para isso, sugerimos o sítio do IBGE (http://www.ibge.gov.br) que sempre apresenta material fidedigno e atualizado.  Lembre-se apenas de apresentar diferentes meios de informação nas tabelas e gráficos. O objetivo dessa atividade é observar a leitura dos alunos a partir das diferentes linguagens de gráficos e tabelas apresentadas.

A-

B-

C-

D-

Fonte das imagens: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1622&id_pagina=1  

Problema 1

Professor, nesta atividade, você vai propor aos grupos que observem os gráficos e tabelas (cada um recebe um A, B, C e D) e a partir do material recebido, elaborem 3 questões (e as respondam) a partir das leituras que fazem dos materiais.

Por exemplo: Ao olhar a tabela A os alunos podem propor:

a) O que a tabela A apresenta?

R: Empresas e outras organizações, pessoal ocupado total, pessoal ocupado assalariado e salários e outras remunerações segundo natureza jurídica – Brasil – 2008.

b) Ainda na tabela A, quais entidades foram as maiores responsáveis pelos salários formais, qual a porcentagem de salário pago?

R: Entidades empresariais – representam 70,3% dos empregos formais e pagaram 62,1% dos salários em 2008

c) Quais os dados que podemos levantar da administração pública da tabela A?

R: Na tabela, a administração pública representa 0,4% das organizações, absorve 19,5% do pessoal ocupado total, 22,7% do pessoal ocupado assalariado e 31,8% dos salários e outras remunerações.

Problema 2

Após o levantamento das questões, realizar 1 ou 2 rodadas de troca de questionamentos. Ou seja, um grupo responde as questões levantadas pelo outro e assim, sucessivamente. Nesse momento é importante que o professor faça a mediação das proposições, encaminhando para que os alunos reflitam sobre os questionamentos e quais respostas corretas a partir das análises.


Atividade 2 

Após a rodada, o professor deve levar os alunos (ainda reunidos nos grupos) ao laboratório de informática para que façam uma leitura geral do contexto da notícia do IBGE (disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1622&id_pagina=1). O professor pode questionar os grupos, a partir dos textos de apoio aos dados das tabelas e gráficos estudados, se conseguiram compreender a mensagem passada pelas tabelas e gráficos, e se o texto explicativo contribuiu para melhor entendimento do tema. A ênfase empregada pelo professor deve ser não só na leitura e na interpretação de gráficos e tabelas, mas na importância dos textos de divulgação de informação presentes na mídia. 

Obs.
Professor, as atividades 2, 3 e 4,  podem ser organizadas por meio de uma apresentação de slides, e projetadas aos alunos na própria sala de aula, se em sua escola não houver laboratório de informática.

Atividade 3

Professor, forneça aos alunos algumas reportagens, retiradas de jornais e revistas, que contenham dados numéricos, e solicite aos grupos que construam uma tabela para representar esses dados. Ao término da construção, as mesmas devem ser recolhidas e colocadas à disposição de todos, para que dessa forma todos analisem e tentem compreender as informações transmitidas pelos reportagens. Discuta com os alunos sobre as tabelas criadas, se ficaram claras, se os contextos foram explicitados, quais elementos são indispensáveis quando nos utilizamos desse tipo de liguagem de comunicação. Após as análises, redistribuir as tabelas aos grupos autores para que sejam feitas as correções, se houver necessidade.

Após, solicite aos alunos que representem os dados fornecidos nas tabelas (construídas por eles), através de um gráfico de barras (pode ser horizontais ou verticais), em papel quadriculado.

Por fim, solicite aos alunos a elaboração de um questionário com perguntas sobre as informações contidas nos mesmos. Com as construções das questões, será possível explorar, por meio da interpretação, o máximo de informações contidas em cada tabela. Dessa forma, fechando a atividade.

Professor, neste momento, você deve lembrar os alunos o quanto é importante saber ler e interpretar diferentes textos em diferentes linguagens. E por isso a necessidade de conhecerem as regras que permitem a escolha adequada do tipo de gráfico para cada levantamento de informações. Não basta que eles se apropriem da construção de gráficos e tabelas, mas também que entendam como se organizam os textos de apoio para cada um desses elementos. Desta forma, a intenção dessa aula foi que eles vivenciassem todo o processo, desde a escolha do tipo de gráfico, as informações que devem aparecer nele, os textos informativos que acompanham, para que de fato, pudessem entender e comunicar o que desejam.


Atividade 4

Ainda no laboratório de informática, acessar o recurso:

- Estadística y probabilidad, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10711, acesso em 06 de junho de 2010. Este recurso, ajuda a distinguir vários tipos de variaveis estatístivas e mostra tabelas, gráficos e vários tipos de parâmetros. 

Distribuciones unidimensionales [Estadística y probabilidad: estadística descriptiva] 

Seus alunos sabem ler gráficos e tabelas, disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/roteiropedagogico/publicacao/3392_Seus_alunos_sabem_ler_graficos_e_tabelas.pdf, acesso em 02 de junho de 2010. 

DINIZ, M. I. Um pouco da gramática relativa ao Tratamento da Informação. Disponível em: http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_medio/mateleit/graficos.html, acesso em 02 de junho de 2010.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Distribuciones unidimensionales [Estadística y probabilidad: estadística descriptiva] Animação/simulação
Distribuciones unidimensionales [Estadística y probabilidad: estadística descriptiva] Animação/simulação
Distribuciones unidimensionales [Estadística y probabilidad: estadística descriptiva] Animação/simulação
Distribuciones unidimensionales [Estadística y probabilidad: estadística descriptiva] Animação/simulação
Recursos Complementares

Alea - Acção Local Estatística Aplicada. Disponível em: http://alea-estp.ine.pt/, acesso em 01 de junho de 2010.   

Estatística Descritiva. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2003/icm24/index.html, acesso em 01 de junho de 2010.  

Avaliação

A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todas as aulas.

Critérios a serem observados:

- Participação na atividade inicial: socialização dos materiais? Colaborou com os colegas?

- Participação no desenvolvimento do contexto geral da aula nas atividades em grupo. Participou? Contribuiu?

- Desenvolvimento e realização das atividades? Participou? Raciocínio adequado? O aluno foi argumentativo? Sua produção foi pertinente?

- No laboratório de informática? Foi participativo? Contribuiu com o grupo?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Elenice Cristina da Silva, Escola Municipal Rita Carmelinda Rocha , Minas Gerais - dijo:
    elenicecrys@gmail.com

    02/03/2012

    Cinco estrelas

    Boa tarde! Gostei muito da aula, muito bem elaborada. Formei em Pedagogia em 2010. Gostaria que me enviase tudo que esteja relacionado com Educação. Muito obrigado!


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