Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Solubilidade

 

29/06/2010

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno pode aprender sobre o conteúdo solubilidade.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos saibam o conteúdo misturas.

Estratégias e recursos da aula

Professor esta aula tem por objetivo revisar o conteúdo Solubilidade. Assim, acesse o link: http://www.brainstorm9.com.br/2010/06/07/e-se-o-vazamento-de-oleo-fosse-na-sua-cidade/  para saber como usar o recurso que permite projetar a atual mancha de petróleo sobre qualquer região do planeta.

1° Aula

Pergunte aos alunos porque o óleo derramado no Golfo do México não se dissipa, não afunda no mar. Incentive-os a dialogarem entre sí de forma que você saiba que conhecimentos detém sobre solubilidade. Peça que acessem o recurso: http://www.ifitwasmyhome.com/ projetem a mancha sobre uma região do Brasil ou a própria cidade. Assim fazendo, podem perceber o espaço tomado pelo óleo e você pode explicar sobre soluto, solvente, solubilidade conseguentemente, porque o óleo não se dissipa.

 

Pergunte aos alunos: todos os sais são solúveis em água? Pode ocorrer que respondam que não ou; que não sabem. Discorra que embora muitos sais sejam solúveis em água, existem exceções e que esta reação é uma propriedade da solubilidade.

2ª aula

Explique que a solubilidade é a capacidade de que uma substância (soluto) tem de se dissolver em outra (solvente) a uma dada temperatura.

A solubilidade do sal de cozinha (soluto) em água será a quantidade máxima de sal que pode ser dissolvida em dada quantidade de água (solvente). É expressa em gramas da substância a ser dissolvida por 100 g da substância que a dissolve. No caso do sal de cozinha, a solubilidade é 35 g em 100 g de água ou seja em 100 g de água podemos dissolver, no máximo, 35 g de sal. se dissolvido além do que a solubilidade permite, há formação de precipitado.

A quantidade de soluto para determinada quantidade de solvente varia muito de substância para substância. Depende da natureza do soluto, do solvente e da temperatura. Há substâncias que possuem solubilidade limitada ou são insolúveis e outras que não têm limite de solubilidade. A água e o álcool podem formar uma solução em qualquer proporção pois, possui solubilidade infinita em água, se misturam em qualquer proporção e se obtem uma única fase. A gasolina é pouco solúvel em água, ou seja a solubilidade da gasolina em água é muito baixa.

A solubilidade é uma propriedade física que tem como base certos métodos de separação de misturas, de extração de produtos naturais e de recristalização de substâncias. É muito empregada nas industrias de tintas, perfumes, sabões e detergentes, açúcares e plásticos. Peça aos alunos que escrevam no quadro outros exemplos de solubilidade e anotem no caderno. Faça apontamentos e dirrimir dúvidas e esclarecer conceitos errados.

No laboratório de informática, organize os alunos em equipes de 3 pessoas. Solicite que cada equipe acesse os links abaixo; ouçam sobre a) solubilidade; b) soluto e solvente, c) temperatura, d) soluções saturadas, insaturadas e super saturadas e ainda e) compreender a importância da solubilidade nos produtos de consumo diário, na fabricação de medicamentos, etc. e façam anotações no caderno.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24567  

Aí tem química ! Solubilidade I 

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24568    

Aí tem química ! Solubilidade II 

Atividade

Professor, você pode utilizar o laboratório de informática, organizar os alunos em duplas e solicitar que assistam um dos vídeos que tratam da solução, soluto, solvente, soluções e solubilidade e que estão disponíveis no link abaixo. A medida que cada dupla assiste o vídeo que você indicou, devem fazer anotações no caderno e que podem servir para desenvolver a catarse.

Ao finalizar a atividade, organize uma conversa dialogada na sala de aula de maneira que cada dupla possa interagir e falar sobre o que anotaram no caderno. Intervenha quando necessário, para esclarecer conceitos não compreendidos sobre a dissolução das substâncias.

Link: http://nautilus.fis.uc.pt/bl/conteudos/42/pags/videosdivulgcientifica/solubilidade.html 

Aula 03         

Atividade 

No laboratório de informática, peça aos alunos que acessem o endereço eletrônico abaixo e respondam os quizzes. A medida que respondem devem anotar no caderno as opções que escolheram para que possam conferir no decorrer da aula.

Link: http://educacao.uol.com.br/quiz/quiz.jhtm?id=3486  

Aula 04

Professor se você dispuser de tempo, solicite aos alunos que desenvolvam a atividade "Solubilidade de Sal em Água" apresentada por Alexandre R Soares disponível no link: http://khemis.vilabol.uol.com.br/solubilidade.html  

Enquanto desenvolvem e observam a atividade devem fazer anotações no caderno que pode servir para produzir o relatório no Google Docs. Tutorial: “Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs” disponívell em:

Link: https://docs.google.com/Doc?docid=0AZCtStwOwbLxZGNkZjc5OHpfMTJjaHNtYmNkZg&hl=pt_BR   acessado em 01/08/2009.  

Ciências: os alunos podem pesquisar sobre a quantidade de sal adequada para consumo humano bem como, sobre o uso inadequado pode influenciar e implicar em problemas para a saúde tais como, diabetes, pressão alta, etc.

Biologia: Os alunos podem pesquisar sobre como a presença do óleo e de produtos químicos podem interferir na vida dos animais marítimos.

Geografia: os alunos podem pesquisar as regiões geográficas afetadas pelo derramamento do óleo e pelos produtos químicos utilizados para solucionar o problema.

Catarse

Cada dupla deve apresentar um relato sobre que deve ser construído a partir dos vídeos Dissolução do cloreto de sódio na água Dissolução de sulfato de cobre (II) na água; Dissolução do Permanganato de potássio na água; Dissolução do Cloreto de níquel na água; Dissolução do Dicromato de potássio na água; Dissolução do Alúmen de crómio na água; Dissolução do Açúcar na água; Dissolução do Iodo na água Iodo em etanol; Dissolução do ácido N-fenilantranílico na água; Dissolução do Ácido N-fenilantranílico em etanol; Dissolução do Iodelo de estanho na água;  Dissolução do Iodeto de estanho em tetracloreto de carbono; indicados na aula 1 e que foram indicados para ampliar os conhecimentos.

Os alunos podem organizar uma tabela acerca da quantidade de sal e açucar adequada para consumo diário pelo ser humano, criar cartazes para sensibilizar as pessoas da comunidade.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aí tem química! - Solubilidade II Vídeo
Aí tem química! - Solubilidade I Vídeo
Recursos Complementares

Livros

Feltre, Ricardo. Fundamentos da Química. Vol único 2. ed. Rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Ática, 2ª ed.1999.

LEMBO; Antonio. Química Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 1ª ed. 2004.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2001.

Conheça o Livro Didático de Química produzido pelos professores da Rede Pública do Estado do Paraná.

Livro: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/seed_quim_e_book.pdf  

Sites

O site abaixo apresenta um texto que trata da solubilidade de compostos orgânicos.

Link: http://ube-167.pop.com.br/repositorio/4488/meusite/qorganicaexperimental/solubilidade.htm 

No site abaixo há informações sobre grupos funcionais

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Solubilidade 

Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u20.jhtm 

Link: http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/quimica/4solucaog_1.pdf 

Avaliação

O professor deve definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. O professor deve avaliar observando se:

a) Explicitaram com clareza no relato sobre o que observaram nos experimentos e atividades;

b) Anotaram no caderno as explicações sobre solubilidade, soluto, solvente, solução;

c) Elaboraram com qualidade os resumos sobre Solubilidade.

d) Manusearam adequadamente os recursos tecnológicos para acessar os conteúdos disponíveis bem como, aqueles sugeridos para produzir as atividades.

e) Desenvolveram as atividades colaborativametne de forma a ampliar os conhecimentos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.