27/07/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
As fases e os métodos utilizados durante o tratamento da água; calcular a concentração ideal de cloro na água para o consumo humano.
Química Geral
- Química Inorgânica.
Momento 01 -
Professor inicie esta aula questionando o que os alunos já sabem sobre a quantidade de cloro que pode ser colocado na água. Questione também se alguma vez algum aluno da sala já visitou alguma empresa que faz o tratamento de água em sua cidade. Após dialogarem, e escutar a opinião de todos sobre o assunto, proponha que entrem no recurso do portal abaixo e vejam através da imagem, quais são as etapas presentes numa estação de tratamento de água. A partir desta atividade será possível levantar que conhecimentos possuem sobre o tema.
Esquema de uma estação de tratamento de água
Após a análise da imagem coloque no quadro negro as seguintes perguntas aos alunos:
a) Quantas etapas existem da entrada da água suja no reservatório, até a saída da água tratada para o consumo?
b) Das etapas existentes, qual delas seria a mais importante durante todo o processo de tratamento?
c) A partir de qual etapa do processo seria possível adicionar o cloro na água?
Professor após analisar as respostas dadas pelos alunos, explique que inicialmente a água é captada da natureza e levada até à estação de tratamento através de bombas e estações elevatórias. Ao chegar na estação ocorre a aplicação de coagulantes químicos para que haja floculação das impurezas, de modo a facilitar a remoção. Em seguida a água é enviada aos tanques de decantação para que as impurezas agregadas possam sedimentar e serem separadas da parte líquida. A etapa seguinte ocorre nos filtros, onde a água passa por camadas de materiais como areia e carvão que acabam por remover o restante das impurezas não retidas no decantador. Após a filtração tem-se a desinfecção, onde há a adição de produtos químicos como cloro, cal e flúor para melhorar a qualidade sanitária. Por fim, a água é bombeada para grandes reservatórios, e está pronta para uso pela população.
Logo após a explicação acima dada pelo professor, os alunos deverão copiar no caderno as perguntas com suas respectivas respostas, que servirá como subsídio para a compreensão da aula.
Após a prática social inicial realize uma problematização trabalhando a seguinte questão com os alunos:
Qual seria a concentração de cloro que deveria ser colocada na água para o consumo, sem que haja risco nenhum a saúde?
Professor, para contextualizar a aula, sugerimos a leitura do seguinte texto:
O CLORO:
O cloro é adicionado geralmente no momento do tratamento da água. Há locais onde a água não é proveniente de um sistema de abastecimento, nestes casos é possível que a própria pessoa realize a ação de clorar a água em casa, sem muita dificuldade. Colocamos 1 colher de sopa de água sanitária para cada 20 litros de água ou 1 gota para cada litro de água de rio, nascente ou de poço. Depois de 30 minutos esta água poderá ser usada. Mesmo pequenas quantidades de cloro apresentam forte ação bactericida. A quantidade recomendável de cloro na água para consumo é de 0,2 a 0,5 ppm (parte por milhão ou miligrama/litro) de cloro residual. Fonte: http://www.ate.com.br/agua/noticias/saneamento.php4 acessado 03/06/2010
Laboratório de Informática
Professor no laboratório de informática acesse o recurso do portal abaixo com seus alunos, e você terá acesso a uma simulação que apresenta cálculos de concentração de cloro em água utilizando uma situação cotidiana "Sítio do Tio Mané": um garoto que acaba de sair da escola, onde aprendeu como calcular a concentração de uma solução, vai para o sítio do tio. Curioso, observa como o tio trata a água do poço com cloro e percebe que pode ajudá-lo.
a) No final da simulação do recurso do portal, o aluno deverá fazer o cálculo da quantidade de cloro em uma determinada quantidade de água proposta no recurso. Que poderá ser calculada através da seguinte fórmula:
Concentração Comum (C)
É a relação entre a massa do soluto em gramas e o volume da solução em litros.
Onde:
C = concentração comum (g/L)
m1= massa do soluto(g)
V = volume da solução (L)
Caso o aluno tenha dificuldades em trabalhar com a divisão de números, o simulador dispõe de uma calculadora para facilitar todo o processo. O resultado de como se faz o cálculo da quantidade exata de cloro servirá como subsídio para outras atividades. Não é necessário entregar o cálculo ao professor, esta atividade serve apenas para que o aluno se aproprie da fórmula empregada durante todo o processo.
Laboratório de Informática
Professor agora que os alunos já sabem como se deve calcular a quantidade exata de cloro na água, peça a eles façam o seguinte cálculo abaixo:
a) Na atividade anterior foi solicitado ao aluno que fizesse o cálculo da quantidade exata de cloro que deveria ser usada em 5 litros de água. Para estimular seus alunos peça a eles que façam novamente o cálculo da concentração exata de cloro que deverá ser usado em 10.000 litros de água. Cuja fórmula para se fazer o cálculo é:
Onde:
C = concentração comum (g/L)
m1= massa do soluto(g)
V = volume da solução (L)
b) Professor agora organize a turma em equipes de 4 alunos e solicite que as equipes produzam um relatório a partir das observações e anotações dos cálculos feito durante a atividade proposta. Proponha aos alunos que utilizem o software de apresentação disponível no Google Docs para apresentar os resultados. Todas as apresentações deverão passar pela avaliação do professor, para que o mesmo possa atribuir uma nota ao material produzido.
Para saber mais sobre o Google Docs acesse o tutorial que está disponível link: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm
a) Professor agora proponha aos alunos uma visita numa Estação de Tratamento de água da sua cidade na qual serão observados os processo de Floculação, Decantação, Filtração, Cloração e Fluoração da água e a quantidade de cloro colocado durante o processo de tratamento. Abaixo você terá um recurso do portal que traz um experimento prático que permite discutir sobre como ocorre o processo de tratamento da água e o caminho que esta percorre até chegar às casas.
- Caso não haja na sua cidade uma estação de tratamento de água, agendar a mais próxima possível, para que os alunos façam a visita.
Misturas - atividade 4: Estação de Tratamento de Água (ETA)
b) Logo após a atividade proposta acima, montar com os alunos um texto coletivo na lousa a respeito da estação de tratamento. Ao término desse material, peça a seus alunos que façam um cartaz colorido sobre a estação de tratamento de água no qual ocorreu a visita, para que possa ser apresentado à toda comunidade escolar e aos seus professores no horário de intervalo escolar.
Nome | Tipo |
---|---|
Esquema de uma estação de tratamento de água | Imagem |
Misturas - atividade 4: Estação de Tratamento de Água (ETA) | Experimento prático |
Concentração de cloro na água | Animação/simulação |
Obejtos Educacionais
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5040 acessado 03/06/2010
Companhia Ambiental do Estado de São Paulo
Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/variaveis.asp acessado 03/06/2010
Tratamento de Água
Fonte: http://www.tratamentodeagua.com.br/R10/Biblioteca_Detalhe.aspx?codigo=396 acessado 03/06/2010
Professor para avaliação deverá ser considerado os seguintes critérios:
- Participou de maneira efetiva durante as discussões e debates em sala de aula;
- Participou das dinâmicas em grupo;
- Apresentou capacidade de trabalhar coletivamente, tanto no laboratório de informática como na produção do Google Docs;
- Apresentou capacidade de expressar-se e construir argumentos durante os questionamentos apresentados;
- Apresentou capacidade de síntese no registro escrito da aula;
- Utilizou corretamente o uso da linguagem escrita verbal/gramatical;
- Nível de aprendizagem dos conceitos apresentados durante a aula e sua aplicação no cotidiano.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/03/2012
Cinco estrelasesta aula é otima estou conseguindo responder perguntas da aula de quimica