Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As plantas e o solo.

 

28/07/2010

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá:

  • identificar alguns tipos de plantas;
  • conhecer alguns tipos de solos e refletir sobre a sua importância para o desenvolvimento das plantas;
  • pesquisar sobre o que envolve o plantio, os cuidados com a terra e os instrumentos utilizados;
  • desenvolver o conceito de solo e estudar seu processo de formação;
  • preparar a terra e cultivar hortaliças;
  • despertar o gosto pelo cultivo do solo e respeito ao meio ambiente;
  • registrar relatos de observações.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – seis(6) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Além disto é preciso que esteja no nível alfabético da escrita, ou seja, compreender o sistema de representação da linguagem escrita. É importante também que o mesmo consiga expressar suas ideias através de texto escrito.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, inicie a atividade apresentando aos alunos as questões registradas abaixo. Você poderá fazer os questionamentos oralmente ou através de registro, caso eleja a segunda opção providencie uma folha em branco para cada aluno, a fim de que escreva suas respostas.

 a- Imagine que você possa se transformar numa planta. Como seria essa planta?

b- Por que você gostaria de ser essa planta?

c- Que cuidados você gostaria de receber?

Após o registro socialize as respostas. Peça que cada aluno responda as questões, quando todos tiverem respondido confeccione um mural com os trabalhos apresentados.

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Retome à atividade anterior dizendo os nomes das plantas que seus alunos gostariam de ser. Indague os conhecimentos que eles possuem sobre as plantas: onde podem viver/ habitat; como cuidar; tipos; como nascem; aproveitamento na alimentação, na fabricação de remédios, na fabricação de móveis e objetos dentre outros.Após o diálogo solicite que os alunos façam uma pesquisa utilizando diferentes fontes, por exemplo, livros, internet, jornais ou revistas a fim de confrontar seus conhecimentos sobre as plantas que gostariam de ser. Depois de realizada a pesquisa socialize as respostas através de uma exposição oral na qual os alunos farão um confronto sobre o que disseram anteriormente e o que conseguiram pesquisar. A pesquisa poderá ser realizada em sala de aula ou como tarefa de casa.

Para finalizar esta etapa faça um passeio na escola e/ou arredores para que possam identificar tipos de plantas. Ao retornar para sala converse sobre o que foi descoberto: nomes das plantas, onde foram encontradas, como eram suas folhas, diferenças e semelhanças entre as plantas. Produza um relatório coletivo sobre o passeio realizado, os alunos vão falando enquanto você escreve o texto na lousa. Depois, juntos, fazem a revisão do texto e, finalmente, copiam a versão final. Solicite que ilustrem o texto.

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, relembre com os alunos o trajeto feito durante o passeio da aula anterior e em quais locais viram as plantas. Aproveite para dizer que a maioria, senão todas, plantas que viram estavam plantadas no solo. Pergunte a eles se sabem o que é solo.

Após a conversa convide os alunos para irem até o Laboratório de Informática, ou se preferir utilize Data Show  para observar alguns tipos de solos. Veja algumas imagens de solos e seus respectivos sítios.

 

Fontes: Imagem 1- http://culturadabananeira.no.sapo.pt/images/solo.jpg

Imagem 2-  http://ecojardim.files.wordpress.com/2008/05/solo-de-eucaliptal.jpg 

Imagem 3- http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK14705_solo-sagrado-de-guarapiranga-prototipo-do-paraiso-terrestre800.jpg 

Imagem 4- http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/o-que-e-solo-vegetal165-jpg.jpg 

Imagem 5- http://www.codem.org.br/investe/fotos/Agricultura1.jpg 

Imagem 6- http://girleiteiro.files.wordpress.com/2009/10/lavoura-pecuaria.jpg  

Professor, apresente também o vídeo “Minhocas: os arados da terra”. Para ver esse vídeo você acessa o sitio a seguir, clica na palavra vídeo e na tela que abre você deverá clicar na caixa 13. http://www.leoejuju.com.br/index2.php  

Converse com os alunos durante todo o trabalho. Indague sobre o que estão descobrindo em cada imagem. Ao final avalie esse momento perguntando sobre o que aprenderam se gostaram ou não, justificando suas respostas. É importante que os alunos percebam que o solo pode ser modificado pela ação humana, por exemplo, pela agricultura e pela criação de gado. Professor, deixe claro que o concreto e o asfalto não fazem parte do solo. São materiais que o homem desenvolveu e usa em seu benefício próprio para melhorar a qualidade de vida. 

Se em sua escola tiver jardim, hortaliça ou mesmo outro espaço físico convide seus alunos para que possam observar os diferentes tipos de solo.

Caso tenha possibilidade de encontrar terra peça que coloquem em suas mãos para senti-la, se necessário utilize luvas. Solicite ainda que observem se encontram algum animalzinho no solo. Depois da observação peça que façam a higiene das mãos. Retorne para sala e converse sobre a experiência vivida e o que foi possível aprender.

Veja algumas imagens de atividades realizadas, a fim de que os alunos observassem diferentes tipos de solos.

Imagens de trabalho sobre observação do solo realizada por alunos do 2º ano “B” - 2003 (3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, professora Eliana Aparecida Carleto 

Fonte: Acervo da autora      

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

 Professor, registre na lousa o texto abaixo e peça que os alunos o copiem.

         A minhoca

 A minhoca sai da toca e se enrosca.

O pescador quer pegar a pobre da minhoca.

A galinha quer comer a saborosa minhoca.

O moleque quer espremer pra separar terra e minhoca.

 A minhoca, que não é tonta, logo se estica e se enrosca.

A terra enterra a minhoca e ninguém viu a sua toca.

Lá de sua toca, toda torta, torce de rir a levada minhoca.

Fonte: JOSÉ, Elias. Bicho que te quero livre. 2 ed. São Paulo:Moderna, 2002  

Após a cópia do texto solicite que os alunos façam a leitura silenciosa e depois coletivamente, a leitura oral. Estimule os alunos a dizerem o que entenderam do poema. Informe quem é o autor do poema, acesse o sítio http://iceliasjose.blogspot.com/2009/02/quem-foi-elias-jose.html e terá informações sobre o referido autor.

Depois da interpretação oral proponha as seguintes atividades:

a- A minhoca tem uma toca. Em que lugar fica essa toca?

b- Para que você imagina que o pescador quer pegar a minhoca? E a galinha?

c- Você acha que o pescador, o moleque e a galinha conseguiram pegar a minhoca? Por quê?

d- Você acha que a minhoca é útil para o solo? Justifique sua resposta.

e- Você conhece ou sabe o nome de outros animais que vivem dentro do solo?

f-  Ilustre o poema. 

5ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

 Professor, converse com os alunos sobre os cuidados que devemos ter com a terra.

Explique que por muito tempo, no passado, a espécie humana conseguia alimento apenas caçando, pescando e colhendo grãos, frutos e raízes. Mas, há cerca de dez mil anos, nossa espécie passou também a plantar os vegetais. Porém é necessário que cuidemos do solo através da adubação, rotação de culturas, aragem do solo, irrigação e drenagem.

Estimule seus alunos a consultarem o dicionário para descobrirem o significado das palavras: adubar, arar, irrigar e drenar.

Ao terminar de fazer a consulta de cada uma das palavras, faça sua leitura e dê maiores esclarecimentos.

Você poderá dizer que adubar significa enriquecer o solo com elementos nutrientes, quando ele está deficiente de minerais. Para isso, são utilizados adubos, substâncias capazes de fertilizar o solo. E que os adubos podem ser orgânicos (esterco, farinha de osso, folhas, galhos enterrados) ou minerais, que são inorgânicos ( substâncias químicas são aplicadas, como nitrato de sódio, um tipo de sal). Há ainda a adubação verde. Algumas vezes, as leguminosas também são utilizadas como adubos. Quando crescem são cortadas e enterradas no solo, enriquecendo-os com nitratos.

Por sua vez arar o solo é outro cuidado que se deve ter para o mesmo não ficar compactado, "socado". Significa revolver a terra, além de arejar, facilita a permeabilidade do solo, permitindo que as raízes das plantas penetrem no solo, além de levar para a superfície o húmus existente.

E por último irrigar e drenar são alguns dos cuidados que devem ser tomados para manter o nível da umidade necessário ao solo e para garantir que ele continue fértil. Com a irrigação, a água chega às regiões ou áreas muito secas. Já com a drenagem, retira-se o excesso de água do solo, possibilitando que ele seja arejado. Com o aumento dos poros, criam-se passagens de ar entre as partículas do solo.

Ao final das explicações solicite que registrem através de desenhos e/ou texto o que entenderam. Sempre que necessário tire as possíveis dúvidas que poderão aparecer durante a realização da atividade.

6ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, converse com a turma sobre a importância da preservação do meio ambiente. Instigue os alunos para que falem sobre seus conhecimentos sobre esse tema. Ressalte a necessidade do aproveitamento de restos de alimentos para o enriquecimento do solo e também dos prejuízos causados pelos agrotóxicos. Para isso fale sobre a compostagem, o desmatamento e os produtos agrotóxicos.

Você poderá utilizar os seguintes sítios sobre compostagem: http://www.youtube.com/watch?v=pZg4Fp0hnNE&feature=related             http://www.youtube.com/watch?v=EAqcvst0U40&feature=related  

Para desmatamento utilize o sítio http://www.suapesquisa.com/desmatamento/

E para produtos agrotóxicos os sítios: http://www.leoejuju.com.br/index2.php  Para ver esse vídeo você acessa o sitio clica na palavra vídeo e na tela que abre você deverá clicar na caixa 19. Se acessar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=kWgn9eEXjW0&feature=related   também terá esse mesmo vídeo.   

Proponha aos seus alunos fazer compostagem utilizando restos de alimentos, aparas de grama, folhas, galhos, enfim, todo o material de origem animal ou vegetal pode entrar na produção do composto. Combine os tipos de materiais que poderão trazer de suas casas e também os coletados na escola, defina o local onde serão colocados os materiais e como será feita a manutenção da compostagem.Você poderá utilizar os sítios abaixo para ter informações e/ou imagens de compostagem.

http://www.planetaorganico.com.br/composto2.htm    http://www.planetaorganico.com.br/composto.htm  

Durante a realização da compostagem faça observações constantes, converse com a turma sobre os conhecimentos adquiridos em cada etapa do processo.

 

Recursos Complementares

Professor, sugerimos novos sítios para que você encontre outras informações sobre o tema trabalhado.

Informações sobre a composição do solo http://pt.wikipedia.org/wiki/Solo  e  http://www.suapesquisa.com/pesquisa/tipos_solo.htm     

Desenvolvimento e meio ambiente http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=27&rv=Direito    

Avaliação

Professor, durante as atividades realize avaliações. É importante que você observe se os alunos foram capazes de identificar diferentes tipos de plantas; se reconheceram a relevância do solo para o desenvolvimento das mesmas e se também despertaram interesse pelo cultivo do solo e respeito ao meio ambiente. Avalie as hipóteses levantadas, a discussão em pequenos grupos, a forma de exposição das observações e ideias bem como as diferentes formas de registro e expressão, como desenho e simulação.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Margarida Andrade, Joaquim Nascimento Barcelos , Rio Grande do Sul - dijo:
    margaridasj@gmail.com

    15/04/2012

    Cinco estrelas

    ótimo conteúdo, enriquece muito minhas aulas. Parabéns.


  • Leazir, E.C.304 Norte SEDF , Distrito Federal - dijo:
    leazirpereira@ig.com.br

    03/03/2012

    Cinco estrelas

    Considero o portal de grande utilidade para enriquecer minhas aulas.


  • joana darck antunes lima, Instituto Educacional Paulo Freire , Minas Gerais - dijo:
    jdarcck@hotmail.com

    03/10/2011

    Cinco estrelas

    adorei a ideia e é justamente sobre o que estou trabalhando com meus alunos do 2º ano. plantas e meio ambiente. Com certeza minhas aulas ficarão mais ricas com esses dados. abraços


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.