24/06/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
O professor deverá instalar o programa Cidade do Átomo disponível no link abaixo:
http://www.iq.ufrgs.br/aeq/cidatom.htm
Nesta página o professor deverá baixar o programa e ainda deverá seguir as instruções para a instalação do mesmo. A instalação não é tão simples, pois além do programa é necessária a instalação do MySQL.
Inicie a aula no laboratório de informática e divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Pergunte aos alunos como funciona uma usina nuclear? Será que a radiação produzida por uma usina pode ser contida? Essas questões são introdutórias, diga aos alunos que eles encontrarão essas respostas no programa Cidade do Átomo.
Inicialmente peça para que um dos alunos crie um cadastro no programa clicando no botão novo. O aluno deverá colocar o seu nome e criar uma senha, diga para que o aluno escolha uma senha que ele possa lembrar, de preferência o sue próprio nome:
Feito isso o programa abrirá uma mensagem inicial de, onde será descrito o que deve ser feito pelos alunos nesse programa. Veja a mensagem inicial a seguir:
“Meu amigo, venho através da presente solicitar sua ajuda para investigar a Usina Nuclear que existe em nossa cidade. Sou prefeito da Cidade do Átomo e nossa população anda inquieta com a presença da usina, principalmente depois dos atrasos das inspeções técnicas preventivas.
A Cidade do Átomo possui uma usina termonuclear que utiliza urânio como combustível. Essa usina é a principal fonte de energia elétrica de nossa região.
Como você deve saber a produção de energia elétrica a partir da fissão nuclear é polêmica. Há pessoas que são contra, pois elas se preocupam com os perigos de possíveis acidentes, entre outros motivos. Por exemplo, elas recordam o que ocorreu em Chernobyl, na Rússia, em 1986, onde dezenas de pessoas morreram devido à explosão do reator da usina e toda a população teve de ser evacuada das proximidades da usina. As pessoas que são contra citam ainda o problema do lixo nuclear e a possibilidade de utilizar a tecnologia nuclear para a fabricação de bombas que poderiam ser utilizadas em guerras.
Porém, há também pessoas que são a favor. Elas dizem que a maior parte da energia elétrica utilizada em países ricos e desenvolvidos, como a França e o Japão, é produzida através da energia nuclear. As pessoas que são a favor também dizem que a produção de energia nuclear é importante para o domínio da tecnologia e o desenvolvimento da ciência. Essas pessoas acreditam ainda que esse é o meio de produção de energia elétrica mais seguro (o acidente em Chernobyl teria sido um caso isolado) e de menor impacto ao meio ambiente.
Em anos anteriores, começamos a ouvir falar de projetos de expansão da Usina Nuclear, com a construção de um novo reator, que triplicaria a produção e a oferta de energia elétrica em nossa região. Nós passaríamos a vender energia elétrica para outros estados e regiões, trazendo mais riqueza para nossa cidade e benefícios para nossa população.
Entretanto, nossa população se mantém receosa e inquieta em relação a essa usina. Esse problema se agravou a partir do semestre passado, quando não foi realizada a manutenção preventiva dos equipamentos de segurança da usina, devido aos seus altos custos.
Dessa forma, solicito sua colaboração para realizar as seguintes tarefas:
1) inspecionar a Usina Nuclear para verificar se as doses de radiação recebidas pelos trabalhadores da usina se encontram dentro dos valores seguros, que não afetam a saúde;
2) coletar amostras de água e de solo em nossa região, analisar a amostra e verificar se a radiação de fundo em nossa região se encontra em valores aceitáveis e condizentes com outras regiões do país e do mundo; e
3) buscar depoimentos da população de nossa cidade para verificar como eles de fato se posicionam sobre a polêmica da produção de energia nuclear.
No cumprimento de suas tarefas, você terá à sua disposição: a) uma Biblioteca, que contém uma série de textos sobre os conceitos básicos de radiação, de radioatividade e de energia nuclear; b) uma hemeroteca, que está junto à Biblioteca, e que contém a cópia de notícias e reportagens encontradas em diversos jornais e revistas nacionais nos últimos dez anos; c) um bloco de notas, onde você poderá escrever suas conclusões parciais sobre os assuntos que você está estudando e poderá copiar (Ctrl + C) e colar (Ctrl + V) as partes dos textos que lhe parecem interessantes na leitura do material que se encontra na Biblioteca.
Depois de concluir suas tarefas, solicito que você, meu caro amigo, preencha o Laudo de Inspeção de Usina Nuclear (LIUN) e, a seguir, escreva um texto em que apóie ou desaprove o projeto de ampliação da usina nuclear, justificando sua opinião.
Desde já agradeço sua valorosa contribuição. Desejo-lhe um bom estudo e deixo-lhe meu cordial abraço,
Demócrito Rutherford Fermi,
Prefeito de Cidade do Átomo”
Os alunos deverão ler a mensagem inicial. Após a leitura informe aos alunos que primeiramente eles aprenderão como funciona uma usina termonucle ar para depois começarem as três tarefas.
Em seguida peça para que os alunos fechem a mensagem inicial. Diga aos alunos que uma usina termonuclear é abastecida com minério de urânio, então primeiramente temos que verificar como é feita a coleta de minério de urânio. Para isso peça para que os alunos cliquem no local indicado abaixo:
Quando os alunos clicarem na página abrirá uma figura que explica o processo de obtenção do urânio desde a localização até os rejeitos radioativos. Os alunos deverão anotar os termos desconhecidos para eventuais pesquisas na internet. Feito isso os alunos deverão clicar na usina nuclear da cidade:
Peça para que os alunos explorem cada parte da usina nuclear. Em seguida divida a turma em oito grupos, onde cada grupo vai explicar, para o restante da turma, o funcionamento de uma parte da usina. Para isso, os alunos deverão pesquisar sobre o tema e confeccionar cartazes.
Cada aluno deverá fazer um relatório da aula e das apresentações dos demais alunos:
Obs.: como alternativa o professor poderá pedir para que os alunos façam uma maquete da usina termonuclear em questão.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/10/2011
Cinco estrelasoi professor wesley tenho 14 anos e vou fazer um trabalho sobre usina nuclear . pode me dar algumas dicas para fazer uma maquete e algumas explicaçoes
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom...as aulas sao completas
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Professor Wesley, sua aula está muito bem organizada. O maior problema que achei foi na instalação, já que há necessidade do Mysql. Não funciona, tive que chamar um técnico da área. Mas a proposta é válida e vou reaproveitar sua aula. Parabéns!