Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Esportes de Areia - Futevôlei

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Praticar o Futevôlei em espaços adaptados;

Apresentar e reelaborar regras como estratégia para aumentar a participação e a dinâmica do jogo;

Identificar o futevôlei como uma modalidade esportiva derivada do futebol e do vôlei.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

FUTEVÔLEI

AULA 01

Espaço: quadra da escola, pátio ou qualquer lugar que possibilite a execução da atividade

Material: rede de vôlei, bolas de vôlei, bola de borracha, bola de futevôlei, corda e cones

ATIVIDADE I

A ideia é que o professor faça com que o aluno compreenda o jogo e  acrescente estratégias de ensino teóricas, como informações sobre a história do jogo, vídeos de partidas, explicação das regras, abordagens técnicas, para que o aluno possa entender como funciona, antes de colocar na prática. É relevante que se mostre o quanto é importante o trabalho coletivo no jogo de Futevôlei.

O Futevôlei caracteriza-se por ser um esporte coletivo, de extrema habilidade e concentração dos seus praticantes. É jogado por duas equipes formadas por dois ou quatro jogadores. O jogo é disputado em uma quadra de areia, medindo 18x09 metros, dividida por uma rede suspensa. Os jogadores têm por objetivo enviar a bola por cima da rede usando toques que podem ser efetuados com os pés, coxas, peito, cabeça e ombros.

Aos jogadores de futevôlei não é permitido jogar com qualquer tipo de calçado.

ATIVIDADE II

Pergunte quais alunos já praticaram o Futevôlei? Quais os materiais necessários para a prática do jogo? Qual o terreno ideal para a prática do jogo?. Apresente fotos com variações do Futebol como o futsal, futebol de praia , futebol areia e futebol de campo.  Em um primeiro momento o professor poderá dividir a turma em várias duplas e montar pequenos mini campos de futevôlei para a turma jogar.

A busca de locais, dentro ou fora da escola e na comunidade, onde se possa praticar essa modalidade é outra tarefa interessante para os alunos.

ATIVIDADE III

Objetivo

Lançar a bola para a quadra adversária passando por cima da rede e dificultando a recepção.

Execução do Saque

Realizado com os pés, posicionando a bola sob um pequeno monte de areia ou qualquer outro objeto em que possa apoiar a bola (caso esteja em um local cimentado), variando a região dos pés em que atinge a bola: parte interna, lado externo, "bico"e "peito do pé".

O saque pode ser executado com efeito na bola (girando sobre seu eixo) ou sem efeito.

Estas atividades visam a iniciação ao saque:

Cada dupla com uma bola e um aluno de cada vez jogará a bola para cima e deixará a bola quicar no chão e depois realizará um chute para o parceiro distante cinco metros.

Os alunos divididos em duplas e com uma bola realizarão chutes por cima de um cone colocado a cinco metros de distância de cada aluno. Alternar com chutes por cima da rede.

AULA 02

Espaço: quadra da escola, pátio ou qualquer lugar que possibilite a execução da atividade.

Material: rede de vôlei, bolas de vôlei, bola de borracha, bola de futevôlei, corda e cones.

ATIVIDADES I e II

Faz-se necessário ainda que a falta de material ou de campo para realização de um jogo proposto seja debatida, com o objetivo de construir dois movimentos: um primeiro de criatividade de adaptação dentro das condições da escola e um segundo movimento de busca do material e espaço necessário na comunidade ou fora dela. Sugiro que alunos sejam incentivados a criarem outros jogos a partir dos jogos que foram vivenciados.

JOGO ACERTA O ALVO PELO ALTO

O jogo tem a mesma formação que o Bobinho, porém o objetivo é controlar a bola com toques pelo alto e acertar a bola no cone que deverá estar no centro da roda. O bobinho tem como função evitar que os passes acertem o cone. Ele poderá movimentar-se apenas em torno do cone. A cada 3 defesas do bobinho troca-se a posição dos jogadores. Pode-se combinar que o passe seja realizado apenas com um dos pés ou apenas com a parte interna ou externa do pé, de bico e etc. Quem infringir a regra vai para o meio defender o cone. Outras regras podem ser criadas.

JOGO TIRA-TIRA

O jogo consiste em uma disputa entre duas duplas ou trios. O objetivo é tabelar ou controlar a bola no alto com a intenção de ultrapassar de um lado da quadra para o outro. A dupla ou trio que conseguir chegar ao final sem deixar a bola cair vencerá e tem direito de eliminar uma dupla ou trio. Como em todos os jogos, pode-se criar regras do tipo só vale dois toques na bola por vez de cada aluno ou vale somente controlar com a perna esquerda ou direita ou controlar com a cabeça.

AULA 03

Espaço: quadra da escola, pátio ou qualquer lugar que possibilite a execução da atividade.

Material: rede de vôlei, bolas de vôlei, bola de borracha, bola de futevôlei, corda e cones.

Para começar o trabalho de iniciação é recomendado que use bolas de vôlei, pois são mais macias e evitam um contato tão pesado com a cabeça dos praticantes, tornando o jogo mais fácil e agradável. Outro material que é encontrado muito em escolas, são as bolas de borracha, que também podem ser utilizadas para essa fase de aprendizagem.

ATIVIDADE I

Um contra um. Utilizar uma quadra em tamanho reduzido, delimitado por uma fita. Passar uma corda no chão dividindo a quadra, sendo que cada aluno joga em uma metade (campo). Durante o jogo, os alunos começam a ter um contato com a bola, com as formas de se tocar na bola, de receber a bola e passar a bola para a quadra adversária. O jogo consiste em passar a bola para o campo adversário, sendo que a bola pode quicar somente uma vez a cada toque. Não há limite para o número de toques de cada jogador. É marcado o ponto quando um dos jogadores não consegue jogar a bola dentro do campo adversário ou a bola quicar mais de uma vez.

ATIVIDADE II

O mesmo jogo acima, sendo que passará a ser jogado em duplas.

AULA 04

Espaço: quadra da escola, pátio ou qualquer lugar que possibilite a execução da atividade.  

Material: rede de vôlei, bolas de vôlei, bola de borracha, bola de futevôlei, corda e cones.

Objetivo

Efetuar o passe para o parceiro em boas condições e este consiga levantar ou atacar de forma eficiente.

Execução

Qualquer parte do corpo, exceto mãos e braços. A escolha de como será efetuada a recepção com a cabeça, peito, ombros, coxa ou pés depende das condições no momento. Optar pela mais conveniente.

Dicas

- A recepção mais eficiente é realizada com o peito, já que a superfície de contato com a bola é maior.

- O passe deve ser direcionado à rede e com uma altura ideal para que o parceiro execute o levantamento ou ataque com maior precisão.

ATIVIDADE I e II

Para trabalhar a recepção orientar os alunos que a cada vez que a bola é atacada pela dupla adversária, essa não pode ser tocada ao chão antes de ser recebida. Os toques continuam livres.

Para trabalhar o passe orientar os alunos que a bola poderá quicar apenas uma vez e os toques continuam livres.

Ainda trabalhando o passe orientar os alunos para que um dos passes seja realizado com a cabeça, coxa ou de peito. Variando desta forma o jeito de  passar a bola e os toques continuam livres e com a bola quicando apenas uma vez.

ATIVIDADE III

Em duplas e com a quadra em tamanho reduzido, delimitada por uma fita, monta-se a rede do Kit de Futevôlei na altura de uma rede de tênis e os alunos serão orientados agora a transpor um obstáculo, no caso a rede. A bola ainda pode quicar uma vez após cada toque e a escolha de como será efetuada a recepção (cabeça, peito, ombros, coxa ou pés) depende das condições no momento. Opta-se pela mais conveniente.

AULA 05

Espaço: quadra da escola, pátio ou qualquer lugar que possibilite a execução da atividade.

Material: rede de vôlei, bolas de vôlei, bola de borracha, bola de futevôlei, corda e cones.

Objetivo

Colocar a bola na quadra adversária de forma a dificultar a defesa e a devolução.

Execução

O ataque pode ser dividido em cinco tipos:

- Curto: conhecido como "pingada" ou "largada". O atacante coloca a bola próximo à rede do lado adversário.

- Longo: bola é lançada no fundo da quadra e no espaço atrás do adversário.

- Na diagonal: o ataque é cruzado.

- Paralelo: a trajetória do ataque é paralela à lateral da quadra.

- De força: o atacante aumenta a velocidade da bola, golpeando-a com força.

ATIVIDADE I

Para trabalhar o ataque com a cabeça. Orientar os alunos para que a bola somente seja passada para outra quadra com a cabeça, exigindo assim um grau de dificuldade maior, pois um praticante terá que levantar a bola para que o outro ataque com a cabeça e a bola continuará podendo quicar uma vez e os toques são livres.

ATIVIDADE II

Com a rede ainda baixa para trabalhar o ataque com a cabeça e com os toques reduzidos para no máximo três e podendo deixar a bola dar um quique no chão.

ATIVIDADE III

Para trabalhar mais a coletividade e utilizando o jogo da atividade anterior orientar os alunos que é obrigatório dar os três toques na bola antes de passar a bola para a quadra adversária.

AULA 06

Espaço: quadra da escola, pátio ou qualquer lugar que possibilite a execução da atividade.

Material: rede de vôlei, bolas de vôlei, bola de borracha, bola de futevôlei, corda e cones.

ATIVIDADES I, II e III

Usando o mesmo exemplo da aula anterior e subindo a altura da rede o quique da bola no chão volta a ser liberado, assim como o número de toques na bola. Em uma próxima atividade eliminar o quique da bola no chão.

Sobe-se a rede de modo que os alunos tenham que saltar para cabecear.Volta a valer o quique da bola no chão e com toques liberados.

Tirar o quique da bola no chão e orientar os alunos para tocarem apenas três vezes na bola.

Recursos Complementares
Avaliação

Pedir aos alunos que identifiquem as diferenças dos fundamentos utilizados no Futevôlei para os do futebol e do vôlei?

Identificar as dificuldades encontradas no jogo e quais foram as adaptações realizadas para buscar maior participação.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.