Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estratégias de Leitura: Inferência

 

24/06/2010

Autor y Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno vai ser desenvolver habilidades de leitura referentes ao uso da inferência. Assim, vão praticar a combinação de conhecimentos prévios acerca de determinado asunto com pistas encontradas em um texto para chegarem a conclusões lóigicas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos, cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple Present Tense (formas afirmativa, interrogativa e negativa; uso de do e does)
  • Simple Past Tense (formas afirmativa, interrogativa e negativa; uso de did)
  • Present Perfect (formas afirmativa, interrogativa e negativa)
  • Modal verbs
Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Vamos trabalhar com inferência, estratégia de leitura usada para extrairmos de um texto informações que não estão explícitas. Assim, através de pistas no texto, chegamos a conclusões sobre ele (ou parte dele).

Muitos autores defendem que esta estratégia é o centro vital da compreensão. Ela está presente na leitura de quaisquer textos, dos mais simples aos mais complexos, tanto em adultos como em crianças. A inferência permite chegar a uma compreensão mais aprofundada do que a mera compreensão literal do texto. Compreender um texto implica inferir sobre o que se lê (título, tema, objectivos, enquadramento do texto...), a partir daquilo que se sabe (Anderson e Pearson, 1985; Dole et al., 1991; Andre, 1991; Gagné, 1981). A inferência permite dar coerência ao que se lê, extrair novas informações a partir do que está escrito, evocar informações que devem ser adicionadas ao texto e completá-lo (Van de Velve, 1989).

Para mais informações sobre o uso da inferência, acesse: 

Uol Educação: http://educacao.uol.com.br/filosofia/ult3323u3.jhtm 

MOTIVAÇÃO:

No laboratório de informática.

Uma boa forma de trabalharmos a lógica da inferência é através do jogo Batalha Naval.

Nele os alunos devem tentar atacar os navios de seu oponente, sem saber onde os navios estão. Para acertar seu adversário, ele deve chegar a conclusões lógicas, como: o tamanho do navio, onde o navio pode estar em relação a seus ataques anteriores, o número de navios a serem atacados, entre outras.

Os alunos devem acessar o seguinte site: http://www.quia.com/ba/41785.html  (acesso em 05/06/10)

Lá, eles vão jogar batalha naval (battleship) contra o computador. Há três níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil.

Os alunos devem ser agrupados em duplas ou trios, de acordo com o número de computadores disponíveis.

Figura 1: Batalha Naval

Nesta versão do jogo, cada vez que o jogador acerta uma parte do navio adversário uma pergunta em inglês é lançada. Para conseguir afundar o navio, o aluno deve marcar a resposta certa. Haverá mais de uma chance caso a resposta não seja respondida corretamente.

Obs:  Se sua escola não dispõe de um laboratório de informática, imprima os tabuleiros para o jogo Batalha naval em:

http://www.momsminivan.com/battleships2-gridsheets.pdf (acesso em 05/06/10)

Regras do jogo disponíveis em: http://www.momsminivan.com/battleships1.pdf (acesso em 05/06/10)

Para a versão do jogo em papel, escreva as perguntas em cartões separados e os disponibilize para os alunos. Eles poderão jogar em grupos de 4 componentes, 2 em cada equipe.

Por fim, converse com os alunos sobre as estratégias que usaram para ganhar o jogo.

AULA 2

Nesta aula vamos colocar em prática o uso da inferência a partir de um jogo.

Acesse: http://www.instructorweb.com/docs/pdf/makeinferenceles.pdf (acesso em 06/06/10)

Imprima as perguntas propostas e corte-as em tiras. Você terá 15 tirinhas.

Divida os alunos em duplas ou trios, dependendo do tamanho da turma. Você deverá ter 15 grupos.

Entregue uma tirinha para cada grupo e peça que respondam à pergunta em uma folha de papel separada. Dê tempo para que a respondam (em média, 2 minutos) e, em seguida, cada grupo passa a tirinha para o grupo da direita e recebe outra do grupo da esquerda.

A atividade vai durar até que todos tenham respondido a todas as perguntas contidas nas tirinhas.

Ao final da atividade, corrija a atividade com toda a turma. Incentive a participação de todos os grupos durante a correção.

Para cada resposta correta, o grupo recebe 1 ponto. Ganha o grupo que, ao final da correção, tiver obtido o maior número de pontos.

 

 

AULA 3

Nesta aula vamos trabalhar com inferências textuais, onde extraímos ideias do texto a partir da combinação de pistas encontradas nele e conhecimentos prévios que temos sobre do assunto.

No laboratório de informática, os alunos devem acessar: http://www.studyzone.org/testprep/ela4/h/inferencesp.cfm (acesso em 05/06/10) 

Leia com eles o texto e explique quaisquer dúvidas referentes ao vocabulário.

Em seguida, os alunos vão responder às perguntas propostas. Eles vão clicar na resposta correta e uma mensagem vai aparecer a confirmando.

Ao final, faça uma discussão  acerca das respostas corretas. Pergunte como chegaram a tais respostas e confirme se foram capazes de acertá-las através do uso da inferência.

Logo após, os vamos fazer uma atividade similar, mas trabalhando com um texto mais longo.

Os alunos devem acessar: http://www.studyzone.org/testprep/ela4/h/inferprac.cfm 

Desta vez, não leia todo o texto. Sugira que eles o leiam por completo antes de responderem às perguntas propostas.

Ao final, discuta sobre as respostas corretas, explicitando como podemos chegar a elas a partir da leitura do texto.

Obs: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática, imprima os textos e questões a partir dos sites sugeridos e os entregue a seus alunos.

Recursos Complementares

Para mais atividades para a prática da inferência, acesse:

Avaliação

Imprima a atividade a aprtir do site: http://www.havefunteaching.com/worksheets/reading/inferences/making-inferences.pdf (acesso em 07/06/10)

Os alunos devem fazer a atividade individualmente.

Eles devem ler o texto e, a partir dele, infererirem onde pai e filho estavam indo. Em seguida, devem fazer um desenho ilustrando a resposta dada.

Você pode expor os desenhos em um mural da sala.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 1/2 - 50%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • marilsa, Escola Municipal Santa Efigenia , Goiás - dijo:
    marilsabarsa@hotmail.com

    15/06/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom, me ajudou muito, obrigada


  • Karla, SEEDUC , Rio de Janeiro - dijo:
    karlaperin@ig.com.br

    17/03/2013

    Duas estrelas

    Gostei das sugestões, mas acho que a letra utilizada esta´numa fonte muito pequena. Atenciosamente Karla


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.