Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Cadeia alimentar marinha

 

26/08/2010

Autor y Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a formação da cadeia alimentar no mar

Representar informações em um quadro

Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

O professor inicia a aula levantando alguns questionamentos como:

 Quem sabe dizer o que é uma cadeia alimentar?

 Que animais vivem no mar?

Como eles se alimentam?

Após esse breve levantamento, o professor registra os conhecimentos prévios dos alunos em papel 40 ou cartolina.

2º Momento: Conhecendo uma cadeia alimentar

                     

                     Fonte: http://www.formiguinhasdovale.org/files/biblioteca/Cadeias_e_Teias_Alimentares.pdf 

O professor dará continuidade a aula orientando os alunos na busca do significado dos conceitos sobre cadeia alimentar marinha. Em seguida, apresenta gravuras e informações de uma cadeia alimentar e solicita que os alunos expressem de forma oral o que estão observando. Depois, divide a turma em pequenos grupos para representarem através do desenho e da escrita o que observaram. Cada grupo apresenta para turma o que fez e expõe na sala suas produções.

3º Momento: Pesquisando em casa

O professor sugere como atividade de casa, que os alunos pesquisem gravuras de animais marinhos e informações sobre a cadeia alimentar. Em sala de aula, as crianças em equipes elaboram um quadro com as gravuras e informações que pesquisaram em casa. Para elaboração do quadro, podem utilizar: lápis grafite, hidrocor, cartolina, papel 40, cola, etc,expõe no mural da sala.

4º Momento: Trilha de uma cadeia alimentar

Como atividade de registro, o professor elabora uma trilha com a cadeia alimentar dos animais mamíferos e distribui para os alunos dividindo-os em grupos .A trilha deverá conter imagens dos animais. As crianças jogarão com o dado. Esse dado pode ser o comum ou confeccionado pelos alunos, onde poderão colocar imagens dos animais da trilha. O professor pode sugerir que os alunos em equipe confeccione uma trilha seguindo o modelo que eles jogaram. Para confecção da trilha pode utilizar cartolina, papel peso 40, grafite, cola, gravuras de animais, hidrocor, etc.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá observar se aluno;:

Compreende a formação da cadeia alimentar.

Representa informações em um quadro.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.