Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A riqueza musical do nordeste

 

30/07/2009

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apresentar os gêneros musicais da cultura do nordeste do Brasil, conhecer alguns instrumentos musicais dessa cultura, verificar a influência da cultura africana e portuguesa na formação da cultura brasileira.
Duração das atividades
de 3 a 5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Contextualizando

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação as palavras: Samba de Coco, embolada, frevo e maracatu. Questionar sobre a influência indígena, africana e portuguesa na música brasileira. O professor deverá anotar no quadro as respostas dos alunos e ao desenvolver a aula retomar à essas respostas.

Para contextualizar a discussão sugerimos o áudio: Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu. disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceView.action?resourceId=18047

Danças folclóricas do litoral catarinense: parte 7: pau de fitas e arcos de flores

Atenção professor! Nesse primeiro momento utilize apenas o conteúdo que fala sobre o samba de coco.

Utilize o vídeo: Recife [Momento Brasil] para contextualizar os ritmos frevo e maracatu. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/668

Recife [Momento Brasil]

Durante a discussão do áudio e do vídeo retome as respostas dos alunos anotadas no quadro, a partir das respostas da turma contextualize com os vídeos.

Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a origem dos ritmos samba de coco, frevo e maracatu é hora dos alunos aprofundarem a pesquisa. A turma será dividida em pequenos grupos, e cada grupo deverá escolher um dos ritmos estudados para aprofundar a pesquisa e fazer uma apresentação. Os alunos deverão pesquisar os seguintes itens:

  • origem
  • região
  • trajes típicos
  • principais grupos
  • canções
  • instrumentos
  • passos

Atenção Professor! Caso seja possível, deverão apresentar para turma os instrumentos utilizados nesses rítmos. Para realizar essa atividade sugerimos a ferramenta de Apresentação do Google Docs para os grupos criarem as apresentações de forma colaborativa. Em caso de dúvida para utilizar a ferramenta sugerimos o tutorial: "Como criar apresentações colaborativas utilizando o Google Docs". Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_163c6gmxdm&hl=pt_BR

Atenção Professor! Para utilizar o Google Docs é necessário observar algumas dicas:

  • todos os alunos deverão ter uma conta de email no Gmail;
  • o professor deverá ser o proprietário de todos os documentos, isto é, o responsável por criar cada documento e enviar os convites para que os alunos tenham acesso à edição do documento;
  • é importante que cada aluno utilize uma cor de fonte, para que possa haver uma identificação e organização das partes na elaboração do texto;
  • o professor deverá acessar os documentos com frequência e orientar os alunos com dificuldades;
  • o professor deverá definir uma data limite para edição dos textos;
  • para auxiliar na correção dos trabalhos o professor poderá utilizar a ferr amenta Histórico de revisões onde fica registrado o histórico de ações de cada colabora dor.

Aula 02: Apresentação da pesquisa

Os alunos deverão apresentar para turma os itens pesquisados. O professor deverá complementar a apresentação dos grupos quando necessário. Os alunos deverão utilizar imagens, vídeos e áudios nas apresentações, podem utilizar vídeos disponíveis na internet ou criar vídeos sobre o tema.

Aula 03: Descobrindo a dança

Agora que os alunos já conhecem a origem de cada ritmo é hora de ensaiar os passos e entrar no ritmo. A turma será divida em pequenos grupos, cada grupo irá escolher um ritmo: maracatu, samba de co co ou fr evo. A apresentação pode ser uma música ou dança. De acordo com o número de grupos o professor deverá definir a duração das apresentações e as ordens de apresentação. O professor deverá organizar o ensaio, auxiliar na elaboração da coreografia e na composição da música. É importante que os alunos respeitam a característica de cada estilo escolhido.

Atenção professor! Caso seja necessário, reserve mais 1 aula para os ensaios.

Aula 04: Festival de Música e Dança

O professor deverá reservar uma data e um espaço na escola para as apresentações. Convide a comunidade escolar para prestigiar a apresentação dos alunos.

Atenção Professor! Nesse espaço reservado para apresentações deverá conter cartazes e/ou vídeos para divulgar a pesquisa dos alunos, para que a comunidade escolar conheça sobre a origem e características dos ritmos apresentados. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recife [Momento Brasil] Vídeo
Danças folclóricas do litoral catarinense: parte 7: pau de fitas e arcos de flores Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação
É importante que o aluno saiba desde o início da atividade o método de avaliação utilizado pelo professor, para que esteja consciente das habilidades que terá que desenvolver ao longo das aulas. Para essa atividade sugerimos uma avaliação diagnóstica, sendo que ao final de cada aula o professor deverá registrar a evolução dos alunos, suas participações, envolvimento e interesses durante as atividades. 

Sugerimos alguns critérios para avaliação:

  • Participação nas dinâmicas
  • Interesse pelo tema
  • Envolvimento nas atividades
  • Contribuição para o grupo
  • Respeito à opinião dos colegas
  • Postura na apresentação
  • Criatividade na apresentação
  • Desenvoltura nas danças
  • Percepção dos ritmos
  • Habilidade com os instrumentos
  • Atingiu o objetivo da proposta

Ao término das atividades o aluno deverá escrever um texto relatando o seu processo de aprendizagem, apontando os pontos positivos e negativos da proposta, o que aprendeu, qual tema achou mais interessante, etc.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.