30/07/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Aula 01: Contextualizando
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação as palavras: Samba de Coco, embolada, frevo e maracatu. Questionar sobre a influência indígena, africana e portuguesa na música brasileira. O professor deverá anotar no quadro as respostas dos alunos e ao desenvolver a aula retomar à essas respostas.
Para contextualizar a discussão sugerimos o áudio: Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu. disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceView.action?resourceId=18047
Danças folclóricas do litoral catarinense: parte 7: pau de fitas e arcos de flores
Atenção professor! Nesse primeiro momento utilize apenas o conteúdo que fala sobre o samba de coco.
Utilize o vídeo: Recife [Momento Brasil] para contextualizar os ritmos frevo e maracatu. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/668
Durante a discussão do áudio e do vídeo retome as respostas dos alunos anotadas no quadro, a partir das respostas da turma contextualize com os vídeos.
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a origem dos ritmos samba de coco, frevo e maracatu é hora dos alunos aprofundarem a pesquisa. A turma será dividida em pequenos grupos, e cada grupo deverá escolher um dos ritmos estudados para aprofundar a pesquisa e fazer uma apresentação. Os alunos deverão pesquisar os seguintes itens:
Atenção Professor! Caso seja possível, deverão apresentar para turma os instrumentos utilizados nesses rítmos. Para realizar essa atividade sugerimos a ferramenta de Apresentação do Google Docs para os grupos criarem as apresentações de forma colaborativa. Em caso de dúvida para utilizar a ferramenta sugerimos o tutorial: "Como criar apresentações colaborativas utilizando o Google Docs". Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_163c6gmxdm&hl=pt_BR
Atenção Professor! Para utilizar o Google Docs é necessário observar algumas dicas:
Aula 02: Apresentação da pesquisa
Os alunos deverão apresentar para turma os itens pesquisados. O professor deverá complementar a apresentação dos grupos quando necessário. Os alunos deverão utilizar imagens, vídeos e áudios nas apresentações, podem utilizar vídeos disponíveis na internet ou criar vídeos sobre o tema.
Aula 03: Descobrindo a dança
Agora que os alunos já conhecem a origem de cada ritmo é hora de ensaiar os passos e entrar no ritmo. A turma será divida em pequenos grupos, cada grupo irá escolher um ritmo: maracatu, samba de co co ou fr evo. A apresentação pode ser uma música ou dança. De acordo com o número de grupos o professor deverá definir a duração das apresentações e as ordens de apresentação. O professor deverá organizar o ensaio, auxiliar na elaboração da coreografia e na composição da música. É importante que os alunos respeitam a característica de cada estilo escolhido.
Atenção professor! Caso seja necessário, reserve mais 1 aula para os ensaios.
Aula 04: Festival de Música e Dança
O professor deverá reservar uma data e um espaço na escola para as apresentações. Convide a comunidade escolar para prestigiar a apresentação dos alunos.
Atenção Professor! Nesse espaço reservado para apresentações deverá conter cartazes e/ou vídeos para divulgar a pesquisa dos alunos, para que a comunidade escolar conheça sobre a origem e características dos ritmos apresentados.
Nome | Tipo |
---|---|
Recife [Momento Brasil] | Vídeo |
Danças folclóricas do litoral catarinense: parte 7: pau de fitas e arcos de flores | Vídeo |
Samba, frevo, maracatu, forró, baião, xaxado etc - http://educacao.uol.com.br/folclore/ult1687u15.jhtm
Sugerimos alguns critérios para avaliação:
Ao término das atividades o aluno deverá escrever um texto relatando o seu processo de aprendizagem, apontando os pontos positivos e negativos da proposta, o que aprendeu, qual tema achou mais interessante, etc.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!