Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


LIXO RECICLADO SE TRANSFORMA EM BRINQUEDO.

 

06/07/2010

Autor y Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

  •  Conscientizar a comunidade escolar da importância de reciclar lixo em casa e na escola;
  • Construir brinquedos a partir da reciclagem do lixo;
  •  Vivenciar um momento de brincadeiras com os brinquedos construídos;
  •  Respeitar as produções dos colegas;
  •  Desenvolver atitudes de cooperação, respeito e preservação do meio ambiente.
Duração das atividades
Cada atividade será  desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A reciclagem e sua importância.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – CONSTRUINDO UM JOGO DE BOLICHE

1º Momento: O professor deverá inicialmente conversar com as crianças sobre a reciclagem, e a reutilização de materiais, questionando-as:

  •  O que é reciclagem?
  • O que é reutilizar materiais?  
  • Por que é importante reciclar?

 Depois o professor propõe às crianças a construção de brinquedos com materiais reutilizáveis armazenados da coleta seletiva. O professor deverá pedir às crianças para trazerem de casa alguns materiais para construir o jogo de boliche.

2º Momento:  Para construir um  JOGO DE BOLICHES    será preciso:

  •  10 garrafas pet ;
  •  Fita adesiva colorida;
  •  Várias folhas de papel seda de cores diferentes;
  •  Tesoura; - Cola colorida para enfeitar;
  • Papel criative de cores diferentes.             

 O(a) professor(a) primeiramente vai juntamente com as crianças  preparar o material que será colocado dentro das garrafas.  Fazer bolinhas dos papeis coloridos para cada garrafa. Depois que fizer às bolinhas as crianças devem colocar cada cor dentro de uma garrafa até encher as dez garrafas. Peça a um adulto que corte a garrafa descartável na altura do gargalo.

3º Momento: O(a) professor(a) deverá levar para a roda as garrafas que já estão  cheias das bolinhas de papel, colocar uma tampa da cor das bolinhas e lacrá-la. Depois que fizer o mesmo procedimento em todas as garrafas, dividir a turma em duplas e pedir que cada dupla faça um dos números que serão colados nas garrafas – de 1 a 10. Neste momento o(a) professor(a) deve circular entre os grupos orientando as crianças que o número deve ser grande e visível. Depois que todos os grupos terminarem de fazer os números colá-los nas garrafas.  

 Atividade 2: - CONSTRUINDO UMA ROLADEIRA 

1º Momento: O professor deverá conversar com as crianças sobre outros brinquedos que podem ser construídos com materiais reutilizáveis e sugerir a construção da roladeira (brinquedo feito com lata de leite). Pedir para as crianças levarem para escola latas de leite vazias.

 2º Momento: O (a) professor(a) deverá sentar na roda com as crianças e explicar como será construída as Roladeiras.

 Material necessário:

  • Lata de leite vazia
  • Arame
  • Cordão
  • Prego
  •  Martelo
  • Cola colorida

1º Passo - Primeiro fura com o prego e o martelo no centro da lata na parte de baixo e na tampa.

 2º Passo – Passa um pedaço de 30cm de arame grosso pelos dois furos da lata, e vira o arame nas  suas extremidades  para prender o barbante.

 3º Passo – Coloca um pouco de areia dentro da lata para fazer um pouco de peso.

 4º Passo – Lacra a lata e depois prende com um nó um barbante nas duas extremidades do arame.

 5º Passo – Vira a lata de lado e puxa pelo barbante, esse é o carrinho chamado roladeira.

 6º Passo – As crianças poderão decorar suas roladeiras com cola colorida.

  Obs: O professor deverá explicar passo a passo e cada criança vai fazendo a sua com a mediação da professora quando necessário.   

Atividade 3: CONSTRUINDO CARRINHOS COM LATAS E GARRAFAS PET

1º Momento: O professor deverá conversar com as crianças sobre novo brinquedo que vão construir com materiais reutilizáveis, um carrinho com latas de milho, ervilha e garrafas pet .Assistir com as crianças no http://luxodolixo.blogspot.com/2009/01/brinquedos-reciclados.html para observarem todos os passos da construção. Depois levá-los para o local no qual já organizou todo o material. E construir com as crianças retomando passo a passo o que foi orientado no site. Essa construção pode ser realizada em dois momentos.   

2º Momento: O(a) professor (a) deverá assistir novamente o site com as crianças e concluir a construção dos carrinhos.

Obs: O professor deverá explicar passo a passo e cada criança vai fazendo a seu carrinho com a mediação da professora quando necessário.  

 Atividade 4 – BRINCANDO DE ROLADEIRA, BOLICHE

1º Momento: O(a) professor(a) deverá conversar com as crianças sobre  o boliche, a roladeira e o carrinho. Como se brinca com cada um destes brinquedos. Pedir sugestões as crianças. Conversar sobre as regras de cada um deles. Depois organizar três espaços: - ROLADEIRAS ·  BOLICHES · CARRINHOS   Cada criança deverá se dirigir para o espaço que quer brincar primeiro e pode fazer um rodízio entre os três espaços de brincadeiras.  

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças: 

  •  Conheceram a importância da coleta seletiva para o meio ambiente;
  •  Construíram brinquedos com o lixo da coleta seletiva;
  •  Vivenciaram brincadeiras com os brinquedos construídos;
  •  Respeitaram as produções dos colegas;
  •  Desenvolveram atitudes de cooperação, respeito e preservação do meio ambiente;
  •  Participaram das atividades com envolvimento.          
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/6 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 2/6 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • daniela dallarosa, celer faculdades , Santa Catarina - dijo:
    danidallarosa2@hotmail.com

    25/07/2013

    Três estrelas

    acredito que o tema reciclagem deve ser discutido em todos os niveis educacionais, alertando os alunos da importancia da preservação e a reciclagem, alem do mais o lixo reciclavel pode transformar-se em lindos brinquedos uteis e educativos.


  • alexandra cristina de castro gomes, JOAO FIORELLO REGINATO PROF , São Paulo - dijo:
    cananbipe10@gmail.com

    20/11/2012

    Cinco estrelas

    MUITO BOAS E BEM EXPLICADINHO,PARABÉNS... BEIJINHOS MIL.....


  • ana carolina, recicl , São Paulo - dijo:
    ana_123@hotmail.com

    17/09/2011

    Cinco estrelas

    seuper legal essas informações....


  • carlos tadeu, Apae , Goiás - dijo:
    cascadeu@hotmail.com

    19/05/2011

    Três estrelas

    Estou procurando algo, para que eu possa aproveitar um carriho de BEBE. E fazer um igual aos de rolimã. Alguem pode me ajudar?


  • ADRIANO, SOU APENAS UM VISITANTE , São Paulo - dijo:
    clikadr@hotmail.com

    03/12/2010

    Cinco estrelas

    BACANA E MUITO LEGAL,PROFESSORES QUE TOMAM ESSA INICIATIVA,SAO PROFESSORES QUE ENSINAM NOSSAS CRIANÇAS A DAREM VALOR NO FUTURO,PARABENS KEILA BARRETO DE ARAÚJO,E PARA UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA,QUE DEUS ABENÇOE VOCEIS E DE SABEDORIA PARA CONTINUAREM COM ESSE PROJETO.


  • carina, crianças mão na massa , Rio de Janeiro - dijo:
    carina_hy@hotmail.com

    03/10/2010

    Cinco estrelas

    achei super legal essas dicas, gostei mesmo, parabéns, excelente, todas as cinco estrelas brilhando heim!?


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.