Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


HISTÓRIAS DE VIDA DOS CATADORES DE LIXO

 

06/07/2010

Autor y Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

  • Conhecer as histórias de vida dos catadores de lixo através de entrevistas;
  • Ler textos (livros, internet, jornais e revistas); Assistir vídeos sobre o tema;
  •  Entrevistar catadores de lixo Representar graficamente (escrita/desenho);
  • Dramatizar a história de vida do catador de lixo.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula  não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: CONHECENDO A HISTÓRIA DOS CATADORES DE LIXO

1º Momento: O(a) professor(a) deverá conversar com as crianças sobre histórias de vida, para tanto deverá apresentar o DVD – Palavra cantada “Eu” , ao final deverão discutir sobre as histórias apresentadas, deixando que cada criança dê a sua opinião.

SITE  http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E   

 2º Momento: O professor deverá propor aos alunos que pesquisem sobre a história de vida de um catador de lixo. Para tanto o(a) professor(a) deverá fazer um levantamento prévio com as crianças sobre o que elas já sabem sobre coleta seletiva e catadores de lixo, registrando suas opiniões e curiosidades.  

 Obs: Pedir aos alunos que pesquisem com seus pais sobre o assunto e levem para escola o material pesquisado – revistas, gravuras, reportagens e outros.  

 O(a) professor(a) deverá ler com as crianças o material pesquisado, e registrar numa cartolina as respostas das questões iniciais. Depois colar no mural.   

Atividade 2:  ASSISTINDO VIDEO SOBRE A HISTORIA DO CATADOR DE LIXO

 1º Momento: O(a) professor(a) deverá levar as crianças à sala de vídeo para lerem através de sites algumas reportagens.   Neste momento o docente não deverá esquecer de registrar as novas aquisições de conhecimentos. Bem como enriquecer o mural com o material que as crianças pesquisaram.

site: http://www.fiocruz.br/ccs/media/pag%2040-41%20-%20lixo.pdf 

Atividade 3: CONVERSANDO COM UM CATADOR DE LIXO. 

1º Momento: O professor deverá retomar com as crianças os conhecimentos anteriores, e organizar algumas questões para conversarem com um catador de lixo. Por exemplo:

  •  Como é o trabalho do catador de lixo?
  • Quais funções ele exerce?
  •   Porque ele escolheu essa profissão?
  •  Quantos dias da semana ele trabalha?
  • Qual o horário?
  • Quanto é um salário de um catador de lixo?
  •  Quantas pessoas da família dele vivem deste salário?
  •  Como o lixo é organizado?
  •  Onde ele mora?
  • Quais eram as profissões dos pais dele?
  •   É casado?
  • Tem filhos?
  • Quantos?
  • Eles estudam
  • Trabalham?

2º Momento: O(a) professor(a) deverá convidar um catador de lixo para conversar com os alunos na escola, ou levá-los a um local no qual  possa ser realizada a entrevista. Neste momento, as crianças deverão se organizar para entrevistar o convidado, lembrando que deverão falar um de cada vez. Ouvir com atenção.  O(a) professor(a) deverá  mediar a conversa e registrar.

Obs: A entrevista poderá ser gravada, filmada e fotografada.

 3º Momento: O(a) professor(a) deverá conversar com as crianças sobre a entrevista que fizeram com o catador de lixo, relembrando sua história através do que ele contou. Depois entregar a cada criança uma atividade xerocada na qual terá um espaço para escrever a história e outro para ilustração. O professor deverá sentar com as crianças na roda e cada um lerá a sua história para o restante do grupo.

 Obs: O(a) professor(a) deverá mediar a escrita das crianças que ainda não estão alfabetizadas.

Atividade 4: CONTANDO A HISTÓRIA DO CATADOR DE LIXO.

 1º Momento: O(a) professor(a) deverá propor que as crianças apresentem uma dramatização da história de vida do catador de lixo. O primeiro passo é reelaborar o texto, pautados nos textos produzidos anteriormente pelas crianças, possibilitando que as mesmas criem suas falas. Essa dramatização poderá ser realizada através bonecos, cujo cenário será uma maquete, relembrando o DVD “Eu” Paulo Tatit, palavra cantada.

2º Momento: O(a) professor(a)  deverá discutir com as crianças sobre a elaboração da maquete, que poderá ser confeccionada sobre uma placa de isopor ou caixa de papelão. Os elementos para compor a maquete deverão ser discutidos com as crianças. Por exemplo: as casas poderão ser confeccionadas de caixas de perfumes, sabonetes, cereais, enfim qualquer embalagem, e as pessoas poderão ser representadas por bonecas, confeccionados de pano ou de papel machê. O importante é que o grupo decida como será o cenário, os personagens e o figurino.

3º Momento: O(a) professor(a) deverá juntamente com as crianças discutir quem serão os personagens, quem serão os responsáveis pela iluminação e sonoplastia, lembrando que poderá ter um narrador para a história. Após acertado a função de cada um, o grupo deverá começar a ensaiar as cenas.

Obs: A encenação poderá ser apresentada aos pais e a outra turma, sem ter a intenção de ser um grande espetáculo, o importante é que as crianças tenham a oportunidade de criar e vivenciar a história de vida de outra pessoa.   

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Conheceram a história de vida de um catador de lixo através de uma entrevista, textos, vídeo;
  • Leram textos (livros, internet, jornais e revistas) na sala com a professora e em casa com os pais;
  • Assistiram ao vídeo sobre o tema;
  •  Representaram graficamente (escrita/desenho) o que aprenderam sobre a história do catador de lixo e como é o seu trabalho.     
  • Dramatizaram a história de vida do catador de lixo.     
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • claudia, E.M. Prof. David Coelho dos Santos , Rio de Janeiro - dijo:
    claudiavogas@outlook.com

    29/09/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da ideia, tanto que farei na minha escola no projeto Joga fora no lixo. Sera no dia 30 de outubro.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.