06/07/2010
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1: CONHECENDO A HISTÓRIA DOS CATADORES DE LIXO
1º Momento: O(a) professor(a) deverá conversar com as crianças sobre histórias de vida, para tanto deverá apresentar o DVD – Palavra cantada “Eu” , ao final deverão discutir sobre as histórias apresentadas, deixando que cada criança dê a sua opinião.
SITE http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E
2º Momento: O professor deverá propor aos alunos que pesquisem sobre a história de vida de um catador de lixo. Para tanto o(a) professor(a) deverá fazer um levantamento prévio com as crianças sobre o que elas já sabem sobre coleta seletiva e catadores de lixo, registrando suas opiniões e curiosidades.
Obs: Pedir aos alunos que pesquisem com seus pais sobre o assunto e levem para escola o material pesquisado – revistas, gravuras, reportagens e outros.
O(a) professor(a) deverá ler com as crianças o material pesquisado, e registrar numa cartolina as respostas das questões iniciais. Depois colar no mural.
Atividade 2: ASSISTINDO VIDEO SOBRE A HISTORIA DO CATADOR DE LIXO
1º Momento: O(a) professor(a) deverá levar as crianças à sala de vídeo para lerem através de sites algumas reportagens. Neste momento o docente não deverá esquecer de registrar as novas aquisições de conhecimentos. Bem como enriquecer o mural com o material que as crianças pesquisaram.
site: http://www.fiocruz.br/ccs/media/pag%2040-41%20-%20lixo.pdf
Atividade 3: CONVERSANDO COM UM CATADOR DE LIXO.
1º Momento: O professor deverá retomar com as crianças os conhecimentos anteriores, e organizar algumas questões para conversarem com um catador de lixo. Por exemplo:
2º Momento: O(a) professor(a) deverá convidar um catador de lixo para conversar com os alunos na escola, ou levá-los a um local no qual possa ser realizada a entrevista. Neste momento, as crianças deverão se organizar para entrevistar o convidado, lembrando que deverão falar um de cada vez. Ouvir com atenção. O(a) professor(a) deverá mediar a conversa e registrar.
Obs: A entrevista poderá ser gravada, filmada e fotografada.
3º Momento: O(a) professor(a) deverá conversar com as crianças sobre a entrevista que fizeram com o catador de lixo, relembrando sua história através do que ele contou. Depois entregar a cada criança uma atividade xerocada na qual terá um espaço para escrever a história e outro para ilustração. O professor deverá sentar com as crianças na roda e cada um lerá a sua história para o restante do grupo.
Obs: O(a) professor(a) deverá mediar a escrita das crianças que ainda não estão alfabetizadas.
Atividade 4: CONTANDO A HISTÓRIA DO CATADOR DE LIXO.
1º Momento: O(a) professor(a) deverá propor que as crianças apresentem uma dramatização da história de vida do catador de lixo. O primeiro passo é reelaborar o texto, pautados nos textos produzidos anteriormente pelas crianças, possibilitando que as mesmas criem suas falas. Essa dramatização poderá ser realizada através bonecos, cujo cenário será uma maquete, relembrando o DVD “Eu” Paulo Tatit, palavra cantada.
2º Momento: O(a) professor(a) deverá discutir com as crianças sobre a elaboração da maquete, que poderá ser confeccionada sobre uma placa de isopor ou caixa de papelão. Os elementos para compor a maquete deverão ser discutidos com as crianças. Por exemplo: as casas poderão ser confeccionadas de caixas de perfumes, sabonetes, cereais, enfim qualquer embalagem, e as pessoas poderão ser representadas por bonecas, confeccionados de pano ou de papel machê. O importante é que o grupo decida como será o cenário, os personagens e o figurino.
3º Momento: O(a) professor(a) deverá juntamente com as crianças discutir quem serão os personagens, quem serão os responsáveis pela iluminação e sonoplastia, lembrando que poderá ter um narrador para a história. Após acertado a função de cada um, o grupo deverá começar a ensaiar as cenas.
Obs: A encenação poderá ser apresentada aos pais e a outra turma, sem ter a intenção de ser um grande espetáculo, o importante é que as crianças tenham a oportunidade de criar e vivenciar a história de vida de outra pessoa.
Avaliar se as crianças:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/09/2013
Cinco estrelasGostei muito da ideia, tanto que farei na minha escola no projeto Joga fora no lixo. Sera no dia 30 de outubro.