17/09/2010
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
O aluno, por meio desta aula, identificará os efeitos das mudanças climáticas no presente e no futuro e discutirá como nossas ações podem influenciá-las.
Conhecimentos básicos sobre fenômenos da natureza.
Os recursos utilizados para essa aula são um DVD player e um televisor ou um computador e um projetor multimídia para a exibição do documentário em questão.
O/a professor/a iniciará a aula com a exibição do documentário – Mudanças do CLIMA. Mudanças de VIDA
Sinopse: Se você acha que aquecimento global é coisa de cinema ou que só acontecerá daqui a muitas gerações, chegou a hora de ver esse documentário. As mudanças climáticas estão mais perto do que você imagina! Durante meses, equipes do Greenpeace viajaram por todo o Brasil, documentando os impactos das mudanças climáticas em diversas regiões. O resultado foi um filme com imagens impressionantes de seca, inundação e destruição, além de depoimentos emocionados de pessoas no Sul, na Amazônia e no Nordeste que sofreram, sofrem e podem sofrer ainda mais com essas alterações do clima. O documentário traz também a opinião de cientistas sobre as causas do aquecimento global e o que o governo e a população podem fazer para barrar já os impactos das mudanças climáticas.
Direção e edição: Todd Southgate
Narração: Patrícia Palumbo
Duração: 51 min.
Áudio: estéreo Idioma: Português
Site para pedido de DVD: https://junte-se-ao-greenpeace.org.br/dvd/getdvd/ acesso feito ao site dia 09/06/2010
Nesse segundo momento da aula o/a professor/a poderá ser o mediador de uma discussão em sala de aula a respeito das seguintes questões:
Nesse momento, deve-se observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um/a expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os/as colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo ao/a professor/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.
Cabe ao/a professor/a de Ciências entrar em contato com o/a professor/a de Língua Portuguesa e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as uma discussão interpretativa e reflexiva sobre os poemas de Francisco Ringo Star Pinto, Adilson Pereira de Magalhães e Flor de Lys, ambos apresentados abaixo. Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento na aula de Língua Portuguesa.
“Aquecimento Global”
De Francisco Ringo StarPinto
Um último suspiro,
Nações que só dizem amém
Agora agente vai ter que agüentar
Neste domingo que passou
eu prestei muita atenção
no programa do fantástico
vi uma triste razão
aquecimento global
e o futuro da nação.
É sobre o nível do mar
que está se estendendo
com tanta poluição
as marés vão crescendo
a poluição no ar
a acidez no mar
e os peixes morrendo.
Vamos salvar o planeta
pois a natureza quer
um bem daqui, um bem dali,
venha de onde vier
existe um provérbio que diz
a natureza será feliz
se a humanidade quiser.
Até mesmo a Amazônia
chora triste sem se ver
com o maltrato das queimadas
sentindo só o arder
suspira seu sangue verde
sabendo que vai morrer.
Muitas velas, muitos remos
a toda população
tempo que navegaremos
na larga imensidão
maremotos que um dia vemos
com prevista duração.
Deus abençoe a natureza
abençoe toda nação
abençoe também o homem
um animal sem razão
que desmata a amazônia
sem a mínima precisão.
Ai meu Deus que tristeza
desatina sem doer
vendo assim a natureza
aos pouquinhos morrer
vendo a razão na pobreza
vivendo só por viver.
Viva também a poesia
viva o estudo da vida
viva a evolução
o futuro da nação
na esperança contida
Poesia pra se viver
poesia pra se narrar
poesia para crescer
poesia para rimar
viva os grandes poetas
vocês de lá, e eu de cá.
Viva o oceano
viva o meio ambiente
viva "Mãe Amazônia"
a mãe dos inocentes
que lutam pelo bem dela
e por todos os continentes
Poemas: http://www.pucrs.br/mj/poema-cordel-18.php acesso feito ao site dia 09/06/2010
“Aquecimento Global”
De Adilson Pereira de Magalhães
Irmãos do planeta Terra
Preste muito atenção,
Pois o mundo está doente,
Com o grande aquecimento,
Provocado por poluição.
O problema é global
Mas vamos agir localmente,
Faça sua parte Cuide de um riacho,
Plante sua semente.
Não faça queimadas
Preserve o meio ambiente,
Organizem - se em grupos
Faça outros conscientes,
Só assim iremos conter
Um desastroso aquecimento.
Não se sinta impotente
Como o único cidadão,
Que enfrenta sozinho
Uma grande ação,
Pois o seu exemplo
Pode propagar de repente,
E virar revolução.
Poemas: http://www.pucrs.br/mj/poema-cordel-18.php acesso feito ao site dia 09/06/2010
“Poema do Aquecimento Global”
De Flor de Lys
O verão chegou mais cedo
Ou não seria o inverno que terminou mais tarde?
E atropelou a primavera
Deixando saudades
Da época que meias-estações eram poucas e previsíveis
Quando se curtia o lento cair das folhas no outono
E no inverno tomava-se chocolate quente a vontade, sem ser surpreendido por um frenesi imprevisível de calor
Ou quando em janeiro, ia se à praia curtir o sol despreocupadamente, sem a incerteza de alguma mudança brusca de temperatura...
Clima bom, que não volta nunca mais!
Poemas: http://www.pucrs.br/mj/poema-cordel-18.php acesso feito ao site dia 09/06/2010
Nesse último momento da aula a idéia é abordar o tema em questão na perspectiva da interdisciplinaridade. Cabe ao/a professor/a de Ciências entrar em contato com o/a professor/a de Informática pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as uma pesquisa em sites da internet, por meio da qual os/as alunos/as possam aprender mais sobre as questões apresentadas anteriormente em sala de aula.
Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento na aula de Informática, ficando assim mais informados sobre o tema.
* Propostas de sites que podem ser consultados com os/as alunos/as durante a aula de Informática.
Fonte: http://aquecimentoglobalportal.wordpress.com/ acesso feito ao site dia 14/09/2010
Fonte: http://iguinho.ig.com.br/turmadosuperv/livro_aquecimento.html acesso feito ao site dia 14/09/2010
Fonte: http://www.criancaecologica.sp.gov.br/ acesso feito ao site dia 14/09/2010
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/9577/open/file/AquecimentoGlobalHipertexto.swf?sequence=1 feito ao site dia 14/09/2010
Fonte: http://www.hiperescopio.com.br/imagens/mag/versao_separada/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.html acesso feito ao site dia 14/09/2010
Observação:
Fica a critério do/a professor/a a interrupção parcial do documentário para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do documentário seguida da discussão.
Para adquirir o DVD:
O DVD pode ser obtido a preço de custo, R$ 5,50 (mais despesas de envio) por pessoas físicas ou empresas privadas. Para ONGs, órgãos do governo, instituições de ensino públicas ou privadas e de pesquisa, o Greenpeace reservou um lote limitado para distribuição gratuita.
Greenpeace Brasil: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/ acesso feito ao site dia 09/06/2010
Site para pedido de DVD: https://junte-se-ao-greenpeace.org.br/dvd/getdvd/ acesso feito ao site dia 09/06/2010
Filme
A Era do Gelo
Sinopse:
Quem acha que há 20 mil anos, quando o planeta vivia na era do gelo, tudo era frio e sem graça, está muito enganado. Bem frio era mesmo, mas sem graça jamais. Sid, uma falante e engraçada preguiça, Manfred um mamute ranzinza e Diego um furioso tigre dente-de-sabre embarcam em uma aventura diferente e pra lá de hilária. Eles ficam incumbidos de devolver um bebê humano perdido para sua tribo. Será que esses animais tão diferentes vão conseguir se dar bem? Além deles, quem rouba a cena é um pequeno esquilo neurótico que passa o filme todo tentando proteger sua noz. Uma aventura da pré-história!
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula: durante a exibição do documentário, da apresentação de comentários e questionamentos ou na execução das atividades propostas. A avaliação pode ser feita a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/08/2015
Cinco estrelasFácil entendimento até para pesquisa de trabalhos escolares. Show!!! Pelos Pais que queiram ensinar os seus filhos.
19/02/2015
Cinco estrelasmuito bom.. vai mim ajuda e muito com meu trabalhor escolar
04/11/2012
Cinco estrelasExcelentes sugestões! Obrigada