19/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Inicie sua aula pedindo que os alunos leiam a reportagem a seguir:
Atitudes que podem salvar o planeta.
http://www.terra.com.br/planetanaweb/352/terra_verde_352.htm
Discuta com a turma o que cada um pode fazer para ajudar o equilíbrio do meio ambiente. O que cada um já faz e as atitudes que poderiam fazer, o que impede que as realize?
Que tal propor uma gincana ecológica com os alunos, para mostrar que é simples e possível ter ações em prol do nosso planeta?
Aqui sugerimos algumas atividades, mas o professor pode incrementar com outras, pertinentes à sua prática docente e realidade local. O professor poderá decidir se fará esta gincana apenas com uma turma ou com toda a escola. Para trabalhar com toda a escola é necessário a participação dos colegas docentes e equipe pedagógica. É muito importante a participação da comunidade escolar também, pois as ações que serão iniciadas na escola se propagarão pelo entorno escolar, melhorando a vida de toda a comunidade.
Sugestões de atividades
1) Arrecadação e reutilização de tambores para lixo seletivo na escola. Caso sua escola não separe o lixo, essa é uma poderosa primeira ação a ser desenvolvida. Pode começar pedindo à comunidade escolar para arrecadar tambores que servirão de tambores de lixo, e tintas nas cores respectivas do lixo seletivo.
Com os tambores e tintas à mão, o professor poderá passar para as equipes da gincana, a tarefa de customizá-los nas cores apropriadas para a coleta seletiva do lixo.
Estas cores são:
• Azul: papel e papelão
• Amarelo: metais
• Vermelho: plásticos
• Verde: vidros
• Preta: madeiras
Também poderá contar com a ajuda dos professores de Artes para que esta customização ocorra utilizando a criatividade das equipes. Se for do interesse do grupo, poderá ser feito até um concurso artístico para escolher a lata mais bonita.
2) Plantio de árvores e mudas de flores. Conte com a ajuda do horto municipal de sua cidade para o fornecimento de mudas ornamentais. Debata com os alunos a importância deste plantio. Para executar esta tarefa, sugerimos o experimento a seguir “Como plantar uma árvore”
Como plantar uma árvore (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11807/ComoPlantarUmaArvore/ComoPlantarUmaArvore/plantar_arvores.htm)
3) Coleta de papel, papelão, caixas tetrapac, garrafas PET para realização de oficinas de reaproveitamento e reutilização de materiais recicláveis.
Aqui poderá ser pontuado mais a equipe que trouxer mais materiais, todavia, o professor deverá instruir os alunos que não devem consumir a mais apenas para gerar mais materiais recicláveis.
4) Oficina de reciclagem: As atividades das oficinas de reciclagem poderão ser feitas pelo professor de Ciência/Biologia em conjunto com o professor de Artes. A primeira proposta é fazer papel reciclado, as instruções de como fazer podem ser encontradas no endereço a seguir: http://www.ajudabrasil.org/6.567.html#13
Outra proposta é de reutilizar os materiais coletados, dando nova funcionalidade a eles. Este blog traz idéias muito interessantes que podem inspirar tanto professores de artes e biologia a trabalharem a sucata com seus alunos. O endereço é: http://reciclagemearte.blogspot.com/search/label/Pulseiras%20Ecol%C3%B3gicas. Há o passo-a-passo de como fazer pulseiras ecológicas e na coluna da direita é possível ir para outras postagens como o que fazer com caixas de leites e também um geral sobre reciclagem.
5) Sugerimos algumas aulas do Portal do Professor que tem atividades relacionadas com o tema desta aula, e o professor poderá adaptá-las para a gincana.
a. Lixo de todo o tipo - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1888 Nesta aula há a indicação de um jogo sobre o descarte correto do lixo em sua respectiva lata.
b. Sistemas de tratamento do lixo - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1831 Trabalha os locais finais do lixo de uma cidade.
c. Lixo e Natureza não combinam - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1529 Ótima aula com muitos recursos interativos que o professor poderá adaptar para virar uma tarefa da gincana.
Qual é o nosso papel diante da conservação do Meio ambiente? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1040
Impactos Antrópicos no meio ambiente. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=905
Reciclagem: http://reciclagew.vilabol.uol.com.br/index.htm#lata
Reduzir, reutilizar e reciclar: http://wqreciclagem.vilabol.uol.com.br/Index.htm
Ao fim das atividades, peça que os alunos façam individualmente um mapa conceitual de todas as ações que podem ser feitas para salvar o planeta e o que elas acarretam de bônus para o ambiente. Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre palavras e conceitos. Podem representar uma estrutura hierárquica, que vai desde os conceitos mais abrangentes até mais específicos. Lembrando que o mapa conceitual não precisa necessariamente obedecer uma ordem hierárquica, mas deve evidenciar significados atribuídos a conceitos e relações entre conceitos dentro de um contexto de conhecimentos, de uma disciplina ou de um tema de uma aula. Para um mapa conceitual ser funcional ele deve ser explicado por quem o fez; ao explicá-lo, a pessoa externaliza significados e de que maneira a pessoa internalizou e correlacionou os conhecimentos adquiridos.
Uma ferramenta muito útil na confecção de mapas conceituais é o CMAP TOOLS. Podemos encontrar o tutorial em português deste software no endereço: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm e também um manual em português, dispinível neste endereço: http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf
Para fazer o download, basta acessar: http://cmaptools.softonic.com.br/
Para saber mais: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347187.pdf
http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf
http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/mapas.php
Nome | Tipo |
---|---|
Como plantar uma árvore | Experimento prático |
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/06/2012
Cinco estrelasAchei muito bom!!!
12/10/2011
Duas estrelasnão me ajudou em nada mais achei legal parabens
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito boa a aula.Com certeza aplicarei nas minhas turmas de 5ª séries- sexto ano. Obrigada Irene- Geografia
24/03/2010
Cinco estrelasAmei sua aula, achei bem interessante e criativa. Adorei as sugestões para melhor desenvolver a prática docente, visando uma maior aprendizagem.
24/03/2010
Quatro estrelasachei interessante e legal as estratégias usadas para min istrar o conteúdo.