Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


AÇÕES PARA SALVAR NOSSO PLANETA

 

19/06/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conscientizar da importância do meio ambiente. Conhecer ações individuais que ajudam na preservação do planeta. Propor atitudes práticas dentro da comunidade escolar que visem a preservação do planeta.
Duração das atividades
2 a 3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula


 

 



Inicie sua aula pedindo que os alunos leiam a reportagem a seguir:
Atitudes que podem salvar o planeta.
http://www.terra.com.br/planetanaweb/352/terra_verde_352.htm  
Discuta com a turma o que cada um pode fazer para ajudar o equilíbrio do meio ambiente. O que cada um já faz e as atitudes que poderiam fazer, o que impede que as realize? 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2087/imagens/atividade.gif
Que tal propor uma gincana ecológica com os alunos, para mostrar que é simples e possível ter ações em prol do nosso planeta?
Aqui sugerimos algumas atividades, mas o professor pode incrementar com outras, pertinentes à sua prática docente e realidade local. O professor poderá decidir se fará esta gincana apenas com uma turma ou com toda a escola. Para trabalhar com toda a escola é necessário a participação dos colegas docentes e equipe pedagógica. É muito importante a participação da comunidade escolar também, pois as ações que serão iniciadas na escola se propagarão pelo entorno escolar, melhorando a vida de toda a comunidade.
Sugestões de atividades
1) Arrecadação e reutilização de tambores para lixo seletivo na escola. Caso sua escola não separe o lixo, essa é uma poderosa primeira ação a ser desenvolvida. Pode começar pedindo à comunidade escolar para arrecadar tambores que servirão de tambores de lixo, e tintas nas cores respectivas do lixo seletivo.
Com os tambores e tintas à mão, o professor poderá passar para as equipes da gincana, a tarefa de customizá-los nas cores apropriadas para a coleta seletiva do lixo.
Estas cores são:
• Azul: papel e papelão
• Amarelo: metais
• Vermelho: plásticos
• Verde: vidros
• Preta: madeiras
Também poderá contar com a ajuda dos professores de Artes para que esta customização ocorra utilizando a criatividade das equipes. Se for do interesse do grupo, poderá ser feito até um concurso artístico para escolher a lata mais bonita.
2) Plantio de árvores e mudas de flores. Conte com a ajuda do horto municipal de sua cidade para o fornecimento de mudas ornamentais. Debata com os alunos a importância deste plantio. Para executar esta tarefa, sugerimos o experimento a seguir “Como plantar uma árvore”

Como plantar uma árvore (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11807/ComoPlantarUmaArvore/ComoPlantarUmaArvore/plantar_arvores.htm)  
3) Coleta de papel, papelão, caixas tetrapac, garrafas PET para realização de oficinas de reaproveitamento e reutilização de materiais recicláveis.
Aqui poderá ser pontuado mais a equipe que trouxer mais materiais, todavia, o professor deverá instruir os alunos que não devem consumir a mais apenas para gerar mais materiais recicláveis.
4) Oficina de reciclagem: As atividades das oficinas de reciclagem poderão ser feitas pelo professor de Ciência/Biologia em conjunto com o professor de Artes. A primeira proposta é fazer papel reciclado, as instruções de como fazer podem ser encontradas no endereço a seguir: http://www.ajudabrasil.org/6.567.html#13  
Outra proposta é de reutilizar os materiais coletados, dando nova funcionalidade a eles. Este blog traz idéias muito interessantes que podem inspirar tanto professores de artes e biologia a trabalharem a sucata com seus alunos. O endereço é: http://reciclagemearte.blogspot.com/search/label/Pulseiras%20Ecol%C3%B3gicas.  Há o passo-a-passo de como fazer pulseiras ecológicas e na coluna da direita é possível ir para outras postagens como o que fazer com caixas de leites  e também um geral sobre reciclagem.
5) Sugerimos algumas aulas do Portal do Professor que tem atividades relacionadas com o tema desta aula, e o professor poderá adaptá-las para a gincana.
a. Lixo de todo o tipo - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1888  Nesta aula há a indicação de um jogo sobre o descarte correto do lixo em sua respectiva lata.
b. Sistemas de tratamento do lixo - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1831  Trabalha os locais finais do lixo de uma cidade.
c. Lixo e Natureza não combinam - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1529  Ótima aula com muitos recursos interativos que o professor poderá adaptar para virar uma tarefa da gincana.


MAIS AULAS...


Qual é o nosso papel diante da conservação do Meio ambiente? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1040  
Impactos Antrópicos no meio ambiente. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=905  
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2087/imagens/webquest.jpg
Reciclagem: http://reciclagew.vilabol.uol.com.br/index.htm#lata  
Reduzir, reutilizar e reciclar: http://wqreciclagem.vilabol.uol.com.br/Index.htm  

Ao fim das atividades, peça que os alunos façam individualmente um mapa conceitual de todas as ações que podem ser feitas para salvar o planeta e o que elas acarretam de bônus para o ambiente. Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre palavras e conceitos. Podem representar uma estrutura hierárquica, que vai desde os conceitos mais abrangentes até mais específicos. Lembrando que o mapa conceitual não precisa necessariamente obedecer uma ordem hierárquica, mas deve evidenciar significados atribuídos a conceitos e relações entre conceitos dentro de um contexto de conhecimentos, de uma disciplina ou de um tema de uma aula. Para um mapa conceitual ser funcional ele deve ser explicado por quem o fez; ao explicá-lo, a pessoa externaliza significados e de que maneira a pessoa internalizou e correlacionou os conhecimentos adquiridos.

Uma ferramenta muito útil na confecção de mapas conceituais é o CMAP TOOLS. Podemos encontrar o tutorial em português deste software no endereço: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm  e também um manual em português, dispinível neste endereço: http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf  
Para fazer o download, basta acessar: http://cmaptools.softonic.com.br/  
Para saber mais: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347187.pdf  
http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf  
http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/mapas.php  


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Como plantar uma árvore Experimento prático
Recursos Complementares
Sítios sobre ações que podem salvar o planeta Meio ambiente urgente: http://www.meioambienteurgente.blogger.com.br/ Ações diárias que salvam o planeta: http://www.estadao.com.br/especiais/as-acoes-diarias-que-salvam-o-planeta,19069.htm Lixo colorido, lixo consciente: http://www.pauliceiamadeiras.com.br/lixo_colorido/lixo_colorido.htm Reciclagem: http://www.ajudabrasil.org/6.567.html#10 http://www.seed.slb.com/subcontent.aspx?id=4110 http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI69948-16270,00-A+TERRA+QUE+QUEREMOS+EVITAR+EM.html http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI18194-16270,00-E+POSSIVEL+EVITAR+UMA+TRAGEDIA+DESSAS.html http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI8555-16270,00.html
Avaliação
Ao fim das atividades sugeridas, peça aos alunos que desenvolvam um mapa conceitual de tudo o que eles podem fazer para salvar o planeta. Além disso, eles devem fazer uma breve dissertação na forma de uma carta de compromisso com o meio ambiente. A avaliação se dará pela produção do mapa conceitual e dissertação, além da participação dos alunos durante as atividades.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 1/5 - 20%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Izabela, Clóvis , Minas Gerais - dijo:
    gagazabela@hotmail.com

    24/06/2012

    Cinco estrelas

    Achei muito bom!!!


  • dudalinavinci, E.B.M.Vidal Ramos , Santa Catarina - dijo:
    duda200800@hotmail.com

    12/10/2011

    Duas estrelas

    não me ajudou em nada mais achei legal parabens


  • Irene Nazaré Xavier Barbosa, E.Municipalizada Lúcio de Mendonça , Rio de Janeiro - dijo:
    irenenx@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito boa a aula.Com certeza aplicarei nas minhas turmas de 5ª séries- sexto ano. Obrigada Irene- Geografia


  • RITA CORDEIRO, Escola Gasparino Silva , Pará - dijo:
    ritadosocorrocordeiro@yaho.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei sua aula, achei bem interessante e criativa. Adorei as sugestões para melhor desenvolver a prática docente, visando uma maior aprendizagem.


  • Denis Souza, esc. est. de 1 g Prof Laerte Correia Lima , Bahia - dijo:
    denisssouza@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    achei interessante e legal as estratégias usadas para min istrar o conteúdo.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.