19/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Inicie sua aula questionando os alunos sobre o que entendem da seguinte imagem:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/8280/1/combustivel.jpg
Que setores da sociedade o combustível mobiliza? Onde é utilizado? Quais os danos que os combustíveis fósseis causam ao meio ambiente?
Além dos danos ao ambiente, combustíveis fósseis são recursos não renováveis. Portanto, há vários grupos de pesquisadores no mundo todo procurando alternativas menos poluentes e eficazes. Uma dessas alternativas é chamada em conjunto de biocombustíveis.
Peça que seus alunos leiam as reportagens e artigos separados abaixo para se familiarizar com os vários tipos de biocombustíveis.
Para conhecer os biocombustíveis: http://www.brasilescola.com/geografia/biocombustiveis.htm
Biocombustíveis – Álcool, Óleo, Gorduras, Biodiesel http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/index.html&conteudo=./energia/artigos/biocombustivel.html
Lula mira biocombustíveis em visita à China http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/05/18/lula-mira-biocombustiveis-em-visita-china-755911495.asp
Após ler a reportagem, acesse a imagem disponível no Portal do Professor, e analise com os alunos a percentagem de consumo de gás e diesel pela China. Sendo ela uma grande consumidora, que riscos ambientais o país pode sofrer ao se oferecer como local de plantio para biocombustíveis?
Comsuption Trends large (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18027/oil.jpg)
O Brasil dos Agrocombustíveis http://www.ecodebate.com.br/2009/04/30/o-brasil-dos-agrocombustiveis-novo-relatorio-da-reporter-brasil-analisa-impactos-da-soja-e-da-mamona/
Ecologia hoje – debate sobre efeitos dos biocombustíveis http://www.biologo.com.br/ecologia/ecologia8.htm
Os alunos deverão pesquisar sobre os biocombustíveis nos sítios indicados anteriormente. Após a pesquisa, deverão fazer um texto coletivo, usando um editor de textos on line, como o Google Docs. Para saber mais sobre edição colaborativa de textos on-line, veja este tutorial feito pela Professora Juliana Dias: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf
Após a elaboração do texto, convide os alunos a um debate sobre os prós e contras da troca dos combustíveis atuais por biocombustíveis.
Etanol, o combustível verde - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1655
Nome | Tipo |
---|---|
Comsuption Trends large | Imagem |
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!