Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


BIODIESEL E BIOCOMBUSTÍVEIS

 

19/06/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer os biocombustíveis. Comparar entre combustíveis fósseis e biocombustíveis, quais fazem menos danos ao ambiente.
Duração das atividades
1 aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula


 

 



http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2089/imagens/labinformatica.png

Inicie sua aula questionando os alunos sobre o que entendem da seguinte imagem:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2089/imagens/combustivel.jpg
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/8280/1/combustivel.jpg  
Que setores da sociedade o combustível mobiliza? Onde é utilizado? Quais os danos que os combustíveis fósseis causam ao meio ambiente?
Além dos danos ao ambiente, combustíveis fósseis são recursos não renováveis. Portanto, há vários grupos de pesquisadores no mundo todo procurando alternativas menos poluentes e eficazes. Uma dessas alternativas é chamada em conjunto de biocombustíveis.
 

Peça que seus alunos leiam as reportagens e artigos separados abaixo para se familiarizar com os vários tipos de biocombustíveis.
Para conhecer os biocombustíveis: http://www.brasilescola.com/geografia/biocombustiveis.htm
Biocombustíveis – Álcool, Óleo, Gorduras, Biodiesel http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/index.html&conteudo=./energia/artigos/biocombustivel.html
Lula mira biocombustíveis em visita à China http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/05/18/lula-mira-biocombustiveis-em-visita-china-755911495.asp
 

Após ler a reportagem, acesse a imagem disponível no Portal do Professor, e analise com os alunos a percentagem de consumo de gás e diesel pela China. Sendo ela uma grande consumidora, que riscos ambientais o país pode sofrer ao se oferecer como local de plantio para biocombustíveis?
Comsuption Trends large (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18027/oil.jpg)

O Brasil dos Agrocombustíveis http://www.ecodebate.com.br/2009/04/30/o-brasil-dos-agrocombustiveis-novo-relatorio-da-reporter-brasil-analisa-impactos-da-soja-e-da-mamona/  
Ecologia hoje – debate sobre efeitos dos biocombustíveis http://www.biologo.com.br/ecologia/ecologia8.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2089/imagens/atividade.gif
Os alunos deverão pesquisar sobre os biocombustíveis nos sítios indicados anteriormente. Após a pesquisa, deverão fazer um texto coletivo, usando um editor de textos on line, como o Google Docs. Para saber mais sobre edição colaborativa de textos on-line, veja este tutorial feito pela Professora Juliana Dias: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf  
Após a elaboração do texto, convide os alunos a um debate sobre os prós e contras da troca dos combustíveis atuais por biocombustíveis.


MAIS AULAS...


Etanol, o combustível verde - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1655
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Comsuption Trends large Imagem
Avaliação
A avaliação se dará pela produção do texto coletivamente e pela participação ativa dos alunos no debate.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.