Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ENERGIA LIMPA PARA SALVAR O PLANETA

 

19/06/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as diferentes formas de geração de energia e dentre elas, quais as que são “energia limpa”. Conhecer os prós e contras da geração de energia limpa.
Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula


 





 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2091/imagens/labinformatica.png

 

Para iniciar a aula, peça que os alunos leiam a reportagem a seguir:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/conteudo_266647.shtml
Após a leitura discuta com os alunos questões do texto e do cotidiano, tais como: que tipos de geração de energia existem hoje? Quais são as mais utilizadas? Que danos elas causam ao meio ambiente?

As formas geradoras de energia existentes são bastante conhecidas. A título de ilustração, acesse com seus alunos os seguintes recursos de aprendizagem:

Petróleo em alto mar 

(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12493/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_petroleoemaltomar.htm)

Hidrelétrica (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1495/sim_energia_hidreletrica.htm)

Discuta com os alunos que benefícios essas duas formas de geração de energia trazem, que setores da economia dependem delas, que objetos necessitam dos produtos delas para existirem. Agora fale sobre os prejuízos ao meio ambiente que elas podem causar.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2091/imagens/atividade.gif
Divida a turma em equipes. Cada equipe será responsável pela pesquisa, estruturação de campanha publicitária e apresentação de uma forma de energia limpa. Os integrantes da equipe deverão desempenhar papéis de pesquisadores, publicitários e empresários. Pesquisadores pois vão reunir informações sobre sua forma de energia limpa, publicitários também, uma vez que deverão montar uma campanha marcante que enfatize as qualidades desta forma de energia e empresários, pois deverão apresentar à turma que esta energia é rentável, mobiliza diversos setores da sociedade, além de ser ecologicamente correta.
DICA: Tente filmar a apresentação dos alunos para documentar o trabalho deles e o seu. A filmagem poderá ser divulgada (se for de consenso de todos) em seu videoblog.

Abaixo listamos alguns exemplos de geração alternativa de energia e quando existente sugerimos para cada modalidade um recurso do Portal do Professor e um sítio. O professor poderá acessá-los previamente e depois passar para cada equipe para ajudar na pesquisa e apresentação.


Energia Eólica http://www.aondevamos.eng.br/textos/texto01.htm


Biomassa http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1B/ebiomassa.html


Energia Nuclear  (http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/energia-nuclear.htm)

Energia Solar http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/index.html&conteudo=./energia/solar.html

Energía solar (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14536/solar.jpg)


Energia das marés http://super.abril.com.br/superarquivo/1988/conteudo_111429.shtml


Energia geotérmica http://www.dee.feis.unesp.br/usinaecoeletrica/geotermica/geo.htm

MAIS AULAS...
Energia inteligente: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=488 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2091/imagens/frasesmec.png

Para ilustrar a aula, o professor pode passar um trecho do filme De Volta para o Futuro - Parte 2, onde o cientista "Doc Brown" vem do futuro com o carro Delorian turbinado e com uma nova forma de energia, a partir do lixo orgânico.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2091/imagens/de_volta_para_o_futuro_01.jpg

Imagem retirada do sítio: http://www.cineplayers.com/imagem.php?id=558&img=de_volta_para_o_futuro_01.jpg

O filme é da década de 80, mas hoje já se sabe que é possível obter energia a partir da compostagem, ou biomassa. O professor poderá debater com os alunos sobre a formação de novas idéias e tecnologias, que a princípio parecem sair de filmes de ficção científica, mas que podem em breve estar em nossas casas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Hidrelétrica Animação/simulação
Usina nuclear Animação/simulação
Petróleo em alto mar Animação/simulação
Energía solar Imagem
Wind energy Imagem
Wind power generator Imagem
Recursos Complementares
Sítios interessantes sobre o tema: http://www.seed.slb.com/content.aspx?id=2314 http://www.vivagreen.com.br/ http://www.energiaeficiente.com.br/tag/energia-limpa/ http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1127716-16052,00-PARQUE+DE+ANAVILHANAS+SUBSTITUI+GERADORES+A+DIESEL+POR+ENERGIA+SOLAR.html
Avaliação
A avaliação se dará pela pesquisa e apresentação de cada fonte de energia limpa pelos alunos. Uma ferramenta útil é a rúbrica. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Abaixo o sítio que gera planilhas de rubricas, dependendo da atividade que está sendo realizada. (em inglês) http://rubistar.4teachers.org/index.php Para saber mais sobre rubrica, acesse o endereço: http://abweb.no.sapo.pt/material/rubricas/criarubr.htm
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.