07/07/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Variações linguísticas em espanhol: prosódia e regionalismo.
1º MOMENTO:
Para introduzir o tema da aula, o professor trará, em uma caixa ou sacola surpresa, imagens de móveis e objetos utilizados na sala de aula. À medida em que for mostrando cada objeto, perguntar aos alunos: Cómo se dice (cadeira) en castellano/español?
FONTE: http://guisalla.files.wordpress.com/2009/09/cadeira.jpg
Outra estratégia é realizar uma dinâmica de grupo, quando a caixa ou a sacola surpresa será passada de mão em mão, enquanto é tocada uma música animada, em espanhol. A música será interrompida algumas vezes, pelo professor, e onde a caixa ou a sacola parar, o aluno que estiver com ela nas mãos será responsável por retirar uma imagem de dentro, mostrar para a classe e responder a pergunta base.
Caso o aluno não disponha do vocabulário necessário, os demais colegas poderão ajudá-lo na resposta ou até mesmo o próprio professor, no caso da turma não saber, já que o objetivo é ensinar/compartilhar sentidos/significados. Nos momentos de interrupção da música, o professor deve se preocupar com a contemplação do maior número de alunos possível, evitando a repetição de pessoas.
2º MOMENTO:
Após essa atividade introdutória, o professor fará, na lousa ou no quadro negro, uma lista dos móveis e objetos de sala de aula contemplados. Se desejar, poderá completá-la com a iserção de outras sugestões dos alunos.
Outra possibilidade a ser explorada neste momento é a variação vocabular, derivada de regionalismos, como o que acontece com o verbete computador: ordenador, computadora. Se for o caso, o professor e os alunos poderão consultar algum dicionário eletrônico, como, por exemplo, Dicionário Virtual Escolar Michaelis - Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/escolar/espanhol/index.php?typePag=apendice&languageText=espanhol-portugues>. Acesso em: 13 de junho de 2010.
3º MOMENTO:
Em seguida, o professor solicitará que os alunos organizem individualmente os itens da lista, feita no 2º momento, em ordem alfabética. Para isso, utilizarão o caderno, quando observarão a primeira lista e a transformarão, utilizando o critério dado. Ao término dessa atividade, o professor fará uma correção coletiva, reescrevendo a lista com os alunos.
4º MOMENTO:
O professor fará um bingo de palavras, utilizando o vocabulário ensinado durante a aula. Para isso, deverá confeccionar, previamente, as cartelas que serão utilizadas no jogo. Sugerimos duas possibilidades de realização da atividade:
a) O professor sorteará o nome de um objeto ou móvel da sala de aula, escrito em português, e os alunos terão que marcar o seu correspondente em espanhol, caso o tenham na cartela;
b) o professor sorteará o nome de um objeto ou móvel da sala de aula, escrito em espanhol, e os alunos terão que marcar a mesma palavra ou o seu sinômino, caso tenham na cartela. O professor também poderá variar o acento/a pronúncia das palavras, criando, assim, um outro nível de dificuldade para a atividade.
Guia Prático de Espanhol - Disponível em: <http://www.guiapraticodeespanhol.com.br/2009/12/clase-vs-aula-vocabulario.html>. Acesso em: 13 de junho de 2010.
A turma será dividida em dois grupos, quando um aluno por vez fará uma mímica para o seu próprio grupo adivinhar, referente ao vocabulário explorado durante a aula, durante, no máximo, 30 segundos. Após ser dada a resposta certa pelo grupo, o professor incitará os alunos a dizerem as possibilidades de sinônimo e de pronúncia para o vocábulo em questão.
Outra forma de utilizar essa mesma estrategia é ir convidando os alunos que se propõem a participar da atividade, um a um, sem dividir a turma em grupos. Assim, todos os que estiverem na plateia poderão adivinhar o que está sendo comunicado pelo aluno-mímico.
No fim da aula, o professor deve enfatizar a importância dos alunos incorpararem os termos estudados em situações cotidianas da sala de aula.
Quatro estrelas 4 calificaciones
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14/12/2012
Quatro estrelasGrato por disponibilizar a sua aula.
10/06/2011
Quatro estrelasÓtimo! Essa metodologia fará o aluno pensar/associar conteúdo com o cotidiano. É o que nos importa a princípio.
15/05/2011
Cinco estrelasMuy buena!
23/03/2011
Cinco estrelasmuito criativa a aula