Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Noção de tempo e espaço / Ensino Especial

 

23/07/2010

Autor y Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a trabalhar diferentes ritmos e posições corporais.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Uso de bola, e músicas de roda.

Atividade 1: Abecedário

Figura 1: Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_G-0J7d9o4Vk/SWHb9Ld_RaI/AAAAAAAAAa8/gO8jDPJglOg/s400/abecedario.gif  

acesso em: 26.05.10.

Formação: em círculo.

Material: Bola.

Descrição da atividade: O professor colocará os alunos em círculos e combinará com eles um tipo de planta, animal ou um objeto qualquer. As crianças lançarão  uma bola umas para as outras, na seqüência que quiserem.

No momento em que a criança jogar a bola ela diz uma letra seguindo a ordem do alfabeto; ex: A, B, C,... caso a bola cair ao chão na letra C, o aluno que deixá-la cair deverá dizer uma palavra com a ultima letra que pronunciada.

Atenção: deverá atender ao objeto, planta ou animal combinado previamente, recomeçando assim a brincadeira.

Sugestão: Não poderá repetir a palavra já pronunciada se a bola cair na mesma letra.

Atividade 2: Roda Cantada.

Figura 2: Disponível em: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/cantigas_roda.jpg  

acesso em: 26.05.10.

Descrição da atividade: O professor escolherá uma música de roda e preparará a letra em uma folha ou escrevendo no quadro. Pedirá para que os alunos descubram o que está escrito, em grupos ou individualmente, fazendo exercício de identificação da leitura, tentando descobrir o que a escrita do professor representa. O professor deverá estabelecer um tempo limite para a identificação. Ao expirar este tempo e ninguém estiver descoberto, ou quando um dos grupos ou aluno descobrir, o professor deverá trabalhar a música para que decorem, e farão uma roda cantada com a música.

Abaixo sugestões de músicas:

Marcha Soldado           

 Marcha Soldado/Cabeça de Papel/Se não marchar direito/Vai preso pro quartel/O quartel pegou fogo/A polícia deu sinal/Acorda, acorda, acorda/A bandeira nacional.

Pirulito Que Bate Bate 

Pirulito que bate bate/ Pirulito que já bateu/ Quem gosta de mim é ela/ Quem gosta dela sou eu/ Pirulito que bate bate/ Pirulito que já bateu/ A menina que eu gostava/ Não gostava como eu.

Sambalelê 

Sambalelê está doente/ Está com a cabeça quebrada/ Sambalelê precisava/ De umas dezoito lambadas/ Samba , samba, Samba ô Lelê/ Pisa na barra da saia ô Lalá  (BIS)

Ó Morena bonita, Como é que se namora?/ Põe o lencinho no bolso/ Deixa a pontinha de fora/ Ó Morena bonita/ Como é que se casa/ Põe o véu na cabeça/ Depois dá o fora de casa/ Ó Morena bonita/ Como é que se cozinha/ Bota a panela no fogo/ Vai conversar com a vizinha/Ó Morena bonita/ Onde é que você mora/ Moro na Praia Formosa/ Digo adeus e vou embora.

O Cravo e a Rosa 

O Cravo brigou com a rosa/ Debaixo de uma sacada/ O Cravo ficou ferido/ E a Rosa despedaçada/ O Cravo ficou doente/ A Rosa foi visitar/ O Cravo teve um desmaio/ A Rosa pôs-se a chorar.    

Atividade 3: Bichos.   

Material: Pequenos papéis contendo palavras diferenciadas.

Formação: em equipe.

Descrição da atividade: O professor distribuirá os alunos em duas equipes, onde ficarão sentados no chão de costas uma equipe da outra, cada uma de um lado da quadra de vôlei. Cada equipe deverá escolher um nome de animal, podendo ser: réptil, mamífero, ovíparo, aves...

O professor deverá falar o nome de um animal escolhido entre os dois grupos, se um dos grupos, por exemplo, escolher: Jacaré. O grupo que escolheu o réptil deverá correr e passar a linha de fundo da quadra de vôlei, do lado do outro grupo. Quem chegar continua em sua equipe e quem for pego na trajetória até a linha deverá mudar de equipe.  

Dica: Os alunos do ensino inicial ainda encontram algumas dificuldades de classificar os animais, por isso o professor deverá trabalhar com os alunos a classificação podendo oferecer no primeiro momento da brincadeira apenas duas classificações, como aves e mamíferos, fazendo com que eles compreendam por que cada animal pertence a um grupo.

Percebeu professor, que trabalhamos com atividades fônicas?

Saiba que...

Intervenções com atividades fônicas podem ser conduzidas para as crianças, pois facilitam o processo de alfabetização onde as relações entre letras e sons são bem mais regulares e que, portanto, propiciam maior sucesso na aplicação de regras de conversão grafofonêmica.

Diante desta evidência, o método fônico tem sido recomendado não somente para o ensino de disléxicos, mas também para todas as crianças.

Por isso...

- trabalhe sempre com pronúncias de letras, sílabas, palavras;

-trabalhe com rimas, por isso incluímos nesta aula roda cantada;

- trabalhar diferentes posições corporais e letras e sílabas simultaneamente;

- trabalhe com palavras concretas, facilita a aprendizagem do disléxico.

 Se interessar se aprofundar sobre o assunto...abaixo,sugestões de alguns sites para pesquisa:

http://www.profala.com/artdislexia13.htm 

http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/dislexia.htm 

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?657 

Recursos Complementares

Letroca  

Com este recurso o aluno deverá organizar as letras formando inúmeras possibilidades de palavras, assim ele terá a percepção de que várias letras poderão formar variadas palavras. O professor deverá sempre ajudar o aluno a visualizar as letras para que estas formem outras palavras.   

Disponível em: http://www.fulano.com.br/Scripts/JogosOnline/Letroca/LeTrocaAbertura.asp  

acesso em 26.05.10.

Avaliação

O professor deverá acompanhar a desenvoltura do aluno quanto às atividades, observando seu desempenho em relação as atividades que contém ritmo, seu nível de capacidade corporal, a fim de avaliar seu desenvolvimento.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.