Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Poluição das águas, há solução?

 

21/09/2009

Autor y Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Resolver problemas que ocorrem naturalmente ou como conseqüência da intervenção do homem na natureza.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Números e Operações.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2096/imagens/problematizacao.gif

.

Momento 01:

Para iniciar o estudo apresente e discuta sobre o seguinte vídeo:

undefined

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qUh87ah7LcM

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2096/imagens/planeta_agua.jpg

Imagem disponível em: http://www.viafanzine.jor.br/imagens4/planeta_agua.jpg

Em muitas imagens vindas do espaço a Terra parece e é chamada de o Planeta Água, pois tem 75% de sua superfície coberta por água. Água que forma os rios, mares e lagos. Do total da quantidade de água potável disponível para consumo no mundo 17 trilhões de m3, ou seja 15% de toda a água da Terra estão  em solo brasileiro.

Se não bastasse a quantidade disponível para uso ser pequena considerando todos os habitantes da Terra ainda há ações poluidoras que tornam menor a quantidade de água boa para o consumo.

Momento 02 - Atividades
Atividade 01 e 02:

Antes de propor a primeira atividade "Estudo da Poluição numa aula de matemática, discuta e apresente aos alunos algumas formas utilizadas para despoluir águas, como as apresentadas nas notícias dos recursos complementares, por meio de reatores, bambu ou com bactérias.

Após o estudo anteriormente proposto, solicite aos alunos que em duplas realizem a primeira atividade (p. 01 a 03), apresentadas no seguinte recurso:

Para realização desta atividade serão necessários os seguintes materiais:
• 3 vasilhames transparentes
• 1 copo plástico
• 1 frasco com corante
• 1 espátula de madeira
Atividade 03:
  1. Com base nas informações apresentadas na problematização desta aula proponha aos alunos que calculem a quantidade total em m3 de água potável disponível na Terra.
  2. Assista ao vídeo " Água" a seguir com os alunos e proponha que respondam as questões apresentadas, abaixo:< /li>

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=i5bfuilcXjA

- Se o desperdício de água no Brasil é de 40% quanto temos gastado desnecessariamente considerando todos os habitantes do Brasil e o volume de água disponível?

- Façam o mesmo cálculo com base no volume médio de água gasto mensalmente em sua residência. Que volume de água sua família desperdiça o que poderiam fazer para evitar tal desperdício?

 undefined

.


Momento 03 -

Professor,

Como atividade de fechamento poderia propor que os alunos realizassem uma palestra para ser apresentada a comunidade com base nos dados agrupa dos de todos os alunos envolvidos no último item da atividade 03. Professores de outras disciplinas que tenham trabalhado com tema similar também poderão participar. Esta ação oportunizaria à comunidade conhecer estratégias para economia e preservação de água e suas fontes.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estudo da Poluição numa Aula de Matemática - Aluno Experimento prático
Recursos Complementares

Notícia: Bambu pode ser utilizado para despoluir a água. Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI432935-EI238,00.html

Notícia: Reatores usam luz solar para despoluir água com resíduos tóxicos. Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010125050812

Notícia: Armadilhas para despoluir a água. Disponível em: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=10243

Avaliação

A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.