10/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
- Identificar formas de participação individual e coletiva na comunidade desenvolvendo atitudes favoráveis à melhoria de suas condições sócio-ambientais.
- Analisar, identificar e divulgar os meios de proliferação do mosquito da dengue.
- Identificar os deveres pessoais e coletivos no ambiente dos locais de moradia, trabalho e escola.
- Relacionar conhecimentos sobre a dengue com formas de prevenção.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
D E S E N V O L V I M E N T O
1ª ATIVIDADE
O professor apresenta as imagens abaixo solicitando que os alunos falem um pouco sobre cada uma delas:
http://www.mundodasdicas.net/cuidados-com-a-dengue/
http://www.combateadengue.com.br/?p=54
OBS: Espera-se que os alunos identifiquem, pelas imagens, os cuidados que devemos ter para evitar a proliferação do mosquito e que a citronela é um repelente natural para o Aedes aegypti. À medida que os alunos vão falando, o professor pode fazer as intervenções e os comentários necessários.
2ª ATIVIDADE
O professor entrega uma cópia do material abaixo, organiza a turma em grupos e propõe a realização de uma pesquisa na escola e nos arredores para identificar quantas pessoas já tiveram ou se conhecem alguém que já teve dengue.
Pesquisa
1) Você já teve dengue? ___SIM ___NÃO
2) Conhece alguém que já teve dengue? ___ SIM ___NÃO QUANTAS PESSOAS? _______
3) Em que ano você teve dengue? ______
b) Com o resultado da pesquisa, o professor propõe a construção de um gráfico, registrando o número de pessoas que tiveram a doença.
c) Após a construção do gráfico, o professor propõe a análise dos resultados, levando os alunos a se conscientizarem sobre as razões da incidência da doença e as possíveis causas da proliferação da dengue.
3ª ATIVIDADE
a) O professor entrega uma cópia da notícia abaixo e solicita a leitura da mesma. Minas chama o Exército para combater dengue Para evitar epidemia, Exército e Aeronáutica podem entrar na luta contra o mosquito, que já atacou 158 mil em Minas Junia Oliveira - Estado de Minas
Os números dão a medida exata de um problema ainda longe do fim. A quantidade de notificações de dengue este ano em Minas - 158.170, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) - é a maior dos últimos cinco anos. Os dados trazem uma desconfortante sensação de que a batalha contra a doença ganhou sombras de derrota. Autoridades epidemiológicas descartam a possibilidade de epidemia e apresentam as razões da explosão de um aumento de quase 50% das notificações em relação a 2009 (81 mil registros). Em Minas, a prova de que algo está fora da normalidade e precisa ser contido é a incorporação do Exército à força-tarefa de combate ao Aedes aegypti. A SES negocia com as Forças Armadas um contingente de 150 soldados e espera ajuda também de militares da Aeronáutica.
Publicação: 23/05/2010 07:08 Atualização: 23/05/2010 08:32
b) Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
· De onde foi tirada esta notícia?
· Quem é o autor do texto?
· Qual é a manchete da notícia?
· Qual o assunto da matéria?
· O autor do texto afirma que “ a batalha contra a doença ganhou sombras de derrota”. Com base em quê ele fez essa afirmativa?
· O que significa a incorporação do Exército à força tarefa de combate ao Aedes aegypti?
· Os dados apontam o aumento de quase 50% dos casos de dengue em Minas Gerais. Em sua opinião, quais as razões desse aumento?
4ª ATIVIDADE
a) O professor leva os alunos para o laboratório de informática para que conheçam o Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde que se encontra no endereço:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=920
b) Após um primeiro contato com o programa, o professor organiza a turma em grupos e entrega as orientações:
1º grupo: O que é a dengue
2º grupo: Sintomas da doença
3º grupo: Perguntas mais frequentes sobre a dengue
4º grupo: Como prevenir a doença O grupo deverá buscar informações sobre o assunto que lhe foi dado e apresentá-las em forma de dramatização.
c) O professor organiza e realiza a apresentação das dramatizações.
d) Ao final de todas as apresentações, o professor lança o desafio: criar, na comunidade, a campanha “COMUNIDADE SEM DENGUE”
5ª ATIVIDADE
a) O professor propõe a elaboração da campanha e coletivamente vão planejando a partir das questões:
· O que queremos fazer, ou seja, que tipo de campanha vamos realizar?
· Como vamos realizar essa campanha?
· De que materiais vamos precisar?
· Quais as tarefas que deveremos executar?
· Quando faremos essa campanha?
· Qual será o papel de cada um de nós nessa campanha?
OBS: Sugestão para o lançamento da campanha: os alunos podem combinar, por exemplo, o dia de limpar a escola. Eles fariam a limpeza, colocariam os cartazes criados por eles, fariam palestras e o que mais foi preparado por eles.
b) Com o planejamento elaborado, é hora de preparar toda a campanha e depois colocá-la em ação. Após a realização da campanha, o professor propõe que a turma faça uma avaliação da atividade, discutindo: o que deu certo, o que não deu certo, porque deu certo, porque não deu certo, que efeitos ela causou na comunidade, etc...
FONTES DE PESQUISA:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=920
http://www.mundovestibular.com.br/articles/8240/1/Epidemias-Video-Aula/Paacutegina1.html
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/maneiras-combater-dengue-548577.shtml
http://www.dzai.com.br/pernambuco/video/playvideo?tv_vid_id=85792
http://www.mundovestibular.com.br/articles/8240/1/Epidemias-Video-Aula/Paacutegina1.html
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=920
Endereço de um jogo educativo, lançado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais como fonte de informação sobre a dengue:
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando o desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura do texto e discussão das questões, a participação nas discussões, a auto-avaliação do professor e do aluno, a produção e análise do gráfico, o planejamento e a realização da campanha, serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!