Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CAMPANHA CONTRA A DENGUE NO BRASIL

 

10/08/2010

Autor y Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-   Identificar formas de participação individual e coletiva na comunidade desenvolvendo atitudes favoráveis à melhoria de suas condições sócio-ambientais.   

-  Analisar, identificar e divulgar os meios de proliferação do mosquito da dengue.

 -  Identificar os deveres pessoais e coletivos no ambiente dos locais de moradia, trabalho e escola.   

-  Relacionar conhecimentos sobre a dengue com formas de prevenção.

Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula    

  • Discussão  
  • Leitura de texto.
  • Laboratório de informática  
  • Pesquisa  
  • Trabalho de Grupo  
  • Planejamento de uma campanha    

D E S E N V O L V I M E N T O  

 1ª ATIVIDADE

O professor apresenta as imagens abaixo solicitando que os alunos falem um pouco sobre cada uma delas:

http://www.mundodasdicas.net/cuidados-com-a-dengue/ 

http://vemquetem.net/2008/dengue-sintomas-mosquito-combate-diagnostico-prevencao-e-tratamento-da-doenca 

http://www.combateadengue.com.br/?p=54 

OBS: Espera-se que os alunos identifiquem, pelas imagens, os cuidados que devemos ter para evitar a proliferação do mosquito e que a citronela é um repelente natural para o Aedes aegypti. À medida que os alunos vão falando, o professor pode fazer as intervenções e os comentários necessários.

2ª ATIVIDADE

 O professor entrega uma cópia do material abaixo, organiza a turma em grupos e propõe a realização de uma pesquisa na escola e nos arredores para identificar quantas pessoas já tiveram ou se conhecem alguém que já teve dengue.   

Pesquisa   

1)      Você já teve dengue?    ___SIM                  ___NÃO   

2)      Conhece alguém que já teve dengue?   ___ SIM       ___NÃO         QUANTAS PESSOAS? _______   

3)      Em que ano você teve dengue? ______   

b)     Com o resultado da pesquisa, o professor propõe a construção de um gráfico, registrando o número de pessoas que tiveram a doença.   

c)      Após a construção do gráfico, o professor propõe a análise dos resultados, levando os alunos a se conscientizarem sobre as razões da incidência da doença e as possíveis causas da proliferação da dengue.   

 3ª ATIVIDADE

a)      O professor entrega uma cópia da notícia abaixo e solicita a leitura da mesma.   Minas chama o Exército para combater dengue   Para evitar epidemia, Exército e Aeronáutica podem entrar na luta contra o mosquito, que já atacou 158 mil em Minas   Junia Oliveira - Estado de Minas   

Os números dão a medida exata de um problema ainda longe do fim. A quantidade de notificações de dengue este ano em Minas - 158.170, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) - é a maior dos últimos cinco anos. Os dados trazem uma desconfortante sensação de que a batalha contra a doença ganhou sombras de derrota. Autoridades epidemiológicas descartam a possibilidade de epidemia e apresentam as razões da explosão de um aumento de quase 50% das notificações em relação a 2009 (81 mil registros). Em Minas, a prova de que algo está fora da normalidade e precisa ser contido é a incorporação do Exército à força-tarefa de combate ao Aedes aegypti. A SES negocia com as Forças Armadas um contingente de 150 soldados e espera ajuda também de militares da Aeronáutica.   

Publicação: 23/05/2010 07:08  Atualização: 23/05/2010 08:32   

b)     Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:     

·        De onde foi tirada esta notícia?   

·        Quem é o autor do texto?   

·        Qual é a manchete da notícia?   

·        Qual o assunto da matéria?   

·         O autor do texto afirma que “ a batalha contra a doença ganhou sombras de derrota”. Com base em quê ele fez essa afirmativa?   

·        O que significa a incorporação do Exército à força tarefa de combate ao Aedes aegypti?   

·         Os dados apontam o aumento de quase 50% dos casos de dengue em Minas Gerais. Em sua opinião, quais as razões desse aumento?   

 4ª ATIVIDADE

a)      O professor leva os alunos para o laboratório de informática para que conheçam  o Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde que se encontra no endereço:   

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=920    

b)     Após um primeiro contato com o programa, o professor organiza a turma em grupos e entrega as orientações:   

1º grupo: O que é a dengue

2º grupo: Sintomas da doença

3º grupo: Perguntas mais frequentes sobre a dengue

4º grupo: Como prevenir a doença O grupo deverá buscar informações sobre o assunto que lhe foi dado e apresentá-las em forma de dramatização.   

c)      O professor organiza e realiza a apresentação das dramatizações.   

d)      Ao final de todas as apresentações, o professor lança o desafio: criar, na comunidade, a campanha “COMUNIDADE SEM DENGUE”   

 

5ª ATIVIDADE

a)      O professor propõe a elaboração da campanha e coletivamente vão planejando  a partir das questões:

·       O que queremos fazer, ou seja, que tipo de campanha vamos realizar?

·       Como vamos realizar essa campanha?

·       De que materiais vamos precisar?

·       Quais as tarefas que deveremos executar?

·       Quando faremos essa campanha?

·       Qual será o papel de cada um de nós nessa campanha?   

OBS:  Sugestão para o lançamento da campanha: os alunos podem combinar,  por exemplo, o dia de limpar a escola. Eles fariam a limpeza, colocariam os cartazes criados por eles, fariam palestras e  o que mais foi preparado por eles.     

b)     Com o planejamento elaborado, é hora de preparar toda a campanha e depois colocá-la em ação.   Após a realização da campanha, o professor propõe que a turma faça uma avaliação da atividade, discutindo: o que deu certo, o que não deu certo, porque deu certo, porque não deu certo, que efeitos ela causou na comunidade, etc...

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando o desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura do texto e discussão das questões, a participação nas discussões, a auto-avaliação do professor e do aluno, a produção e análise do gráfico, o planejamento e a realização da campanha, serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.