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Funções: detectando poluição nos rios

 

22/09/2009

Autor y Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Estatística, probabilidade e combinatória
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Resolver problemas que ocorrem naturalmente ou como conseqüência da intervenção do homem na natureza.

- Compreender a importância do ferramental matemático no estudo e resolução de problemas.

- Desenvolver a cidadania por meio da reflexão e do espírito crítico no que diz respeito a preservação da natureza.

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Números e operações básicas, com ênfase ao princípio multiplicativo.
  • Relações entre grandezas.
Estratégias e recursos da aula

Trecho de Passaredo - Francis Hime e Chico Buarque

...

Anda, andorinha
Te esconde, bem-te-vi
Voa, bicudo
Voa, sanhaço
Vai, juriti
Bico calado
Muito cuidado
Que o homem vem aí
O homem vem aí
O homem vem aí
...

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Disponível em: < http://palavrastodaspalavras.files.wordpress.com/2008/07/poluicao-nos-rios-lixo-agua_is236-050.jpg >

Analisando com os alunos o trecho da música apresentados discuta o que os autores da música pretendem dizer com: "Muito cuidado que o homem vem aí ".

Esta já foi uma questão discutida na aula: Poluição das águas, há solução?. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2096, onde apresentamos e discutimos algumas soluções para evitarmos a poluição das águas. Nesta aula continuaremos discutindo a questão e aprofundando conceitos matemáticos que poderão auxiliar nestas soluções.

Dentre o produtos que mais poluem os rios, lagos e mares podemos citar: detergentes, óleos de cozinha e de automóveis, gasolina, produtos químicos como: tintas, e metais pesados (chumbo, zinco, alumínio e mercúrio). E como determinar o nível destes poluentes presentes nas águas?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2097/imagens/atividade.png

1 - Com base nas atividades propostas no recurso educacional a seguir, o aluno poderá evidenciar a importância do ferramental matemático no estudo e resolução de problemas que ocorrem naturalmente ou como conseqüência da intervenção do homem na natureza bem como o desenvolvimento da cidadania, da reflexão e do espírito crítico no que diz respeito a preservação da natureza.

As atividades/exercícios a serem feitos são os disponíveis da página 01 a 09.

Estudo da Poluição numa Aula de Matemática

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9608/zip/Aluno - Estudo da Poluição numa Aula de Matemática/1_estudo_da_poluicao_a.pdf

As atividades propostas neste recurso - experimento prático - auxiliam os alunos na organização de dados que envolvem várias grandezas.
Na organização e complementação das tabelas propostas, professor, oriente e observe atentamente a construção dos conceitos por meio das relações pelos alunos.

2 - Solicite aos alunos que apresentem uma nova situação problema baseada na despoluição das águas com plantas aquáticas que se multiplicam a uma certa quantidade diariamente. Depois proponha que apresentem uma solução para retira r estas plantas após a despoluição.

Esta atividade será auxiliadora da construção da compreensão do eventos matemáticos em situações problema concretas.

3 - Complementando os conhecimentos:

a) Num tanque com as seguintes dimensões : Largura 3 metros; Comprimento 5 metros; Profundidade 1 metro; cheio de água, foi colocado 1 nenúfar (espécie vegetal que se reproduz muito rapidamente) à superfície.
Ao longo de vários dias esse nenúfar foi-se multiplicando até cobrir a totalidade da superfície do tanque - levou 100 dias para o atingir.
Saben do as dimensões do referido tanque e ainda que o nenúfar se reproduz o dobro de dia para dia, quantos dias levaria para cobrir metade da superfície do mesmo tanque?

Disponível em: http://www.dragteam.info/forum/testes/17604-tanque-de-nenufares .html

b) Solicite que realizem a atividade apresentada em : http://matematicananet.com/nenufar.htm

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As atividades aqui propostas (atividade 03) tratam em essência do princípio multiplicativo. A escolha por tratar ou não de progressões geométrica fica a cargo do professor.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estudo da Poluição numa Aula de Matemática - Aluno Experimento prático
Recursos Complementares

Artigo : Poluição da água. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html

Artigo : BASSOI, Lineu J. Métodos de controle de poluição das águas. Disponível em: http://www.auditoriaambiental.com.br/artigos/27.pdf

Artigo : Fontes de poluição das águas. Disponível em: http://www.cefetrn.br/coted/uab/images/stories/arquivos/saneamentoambiental/Fontes-de-poluicao.pdf

Para pensar: O lago de nenufares. Disponível em: http://momentoseolhares.blogs.sapo.pt/154649.html
Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
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