22/09/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Estatística, probabilidade e combinatória |
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
- Resolver problemas que ocorrem naturalmente ou como conseqüência da intervenção do homem na natureza.
- Compreender a importância do ferramental matemático no estudo e resolução de problemas.
- Desenvolver a cidadania por meio da reflexão e do espírito crítico no que diz respeito a preservação da natureza.
Trecho de Passaredo - Francis Hime e Chico Buarque
...
Anda, andorinha
Te esconde, bem-te-vi
Voa, bicudo
Voa, sanhaço
Vai, juriti
Bico calado
Muito cuidado
Que o homem vem aí
O homem vem aí
O homem vem aí
...
Disponível em: < http://palavrastodaspalavras.files.wordpress.com/2008/07/poluicao-nos-rios-lixo-agua_is236-050.jpg >
Analisando com os alunos o trecho da música apresentados discuta o que os autores da música pretendem dizer com: "Muito cuidado que o homem vem aí ".
Esta já foi uma questão discutida na aula: Poluição das águas, há solução?. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2096, onde apresentamos e discutimos algumas soluções para evitarmos a poluição das águas. Nesta aula continuaremos discutindo a questão e aprofundando conceitos matemáticos que poderão auxiliar nestas soluções.
Dentre o produtos que mais poluem os rios, lagos e mares podemos citar: detergentes, óleos de cozinha e de automóveis, gasolina, produtos químicos como: tintas, e metais pesados (chumbo, zinco, alumínio e mercúrio). E como determinar o nível destes poluentes presentes nas águas?
1 - Com base nas atividades propostas no recurso educacional a seguir, o aluno poderá evidenciar a importância do ferramental matemático no estudo e resolução de problemas que ocorrem naturalmente ou como conseqüência da intervenção do homem na natureza bem como o desenvolvimento da cidadania, da reflexão e do espírito crítico no que diz respeito a preservação da natureza.
As atividades/exercícios a serem feitos são os disponíveis da página 01 a 09.
Estudo da Poluição numa Aula de Matemática
2 - Solicite aos alunos que apresentem uma nova situação problema baseada na despoluição das águas com plantas aquáticas que se multiplicam a uma certa quantidade diariamente. Depois proponha que apresentem uma solução para retira r estas plantas após a despoluição.
Esta atividade será auxiliadora da construção da compreensão do eventos matemáticos em situações problema concretas.
3 - Complementando os conhecimentos:
a) Num tanque com as seguintes dimensões : Largura 3 metros; Comprimento 5 metros; Profundidade 1 metro; cheio de água, foi colocado 1 nenúfar (espécie vegetal que se reproduz muito rapidamente) à superfície.
Ao longo de vários dias esse nenúfar foi-se multiplicando até cobrir a totalidade da superfície do tanque - levou 100 dias para o atingir.
Saben do as dimensões do referido tanque e ainda que o nenúfar se reproduz o dobro de dia para dia, quantos dias levaria para cobrir metade da superfície do mesmo tanque?
Disponível em: http://www.dragteam.info/forum/testes/17604-tanque-de-nenufares .html
b) Solicite que realizem a atividade apresentada em : http://matematicananet.com/nenufar.htm
As atividades aqui propostas (atividade 03) tratam em essência do princípio multiplicativo. A escolha por tratar ou não de progressões geométrica fica a cargo do professor.
Nome | Tipo |
---|---|
Estudo da Poluição numa Aula de Matemática - Aluno | Experimento prático |
Artigo : Poluição da água. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html
Artigo : BASSOI, Lineu J. Métodos de controle de poluição das águas. Disponível em: http://www.auditoriaambiental.com.br/artigos/27.pdf
Artigo : Fontes de poluição das águas. Disponível em: http://www.cefetrn.br/coted/uab/images/stories/arquivos/saneamentoambiental/Fontes-de-poluicao.pdf
Para pensar: O lago de nenufares. Disponível em: http://momentoseolhares.blogs.sapo.pt/154649.htmlSem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!