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O que é a Homofobia?

 

18/08/2010

Autor y Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
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MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Bruno P. Mattiazzo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Será trabalhado o tema homofobia - o que é, formas de praticá-la e de evitá-la. Baseados no Artigo 26, da Declaração dos Direitos Humanos (1948), de que “Toda pessoa tem o direito à educação”, e no Princípio 16, dos Princípios de Yogyakarta (2007), de que “Toda pessoa tem o direito à educação, sem discriminação por motivo de sua orientação sexual e identidade de gênero”, serão promovidas discussões e reflexões sobre a homofobia no contexto escolar.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:   

Para iniciar a aula, o professor deverá apresentar (ler para os alunos) a reportagem postada abaixo (Fig. 1).

Link da reportagem: http://acapa.virgula.uol.com.br/site/noticia.asp?todos=1&codigo=2997 Acessado em 13 de Julho de 2010. 

Figura 1 – Imagem do Texto "Jovem gay é espancado por grupo homofóbico em Niterói/RJ".

Após o término da leitura, o professor deverá pedir para que os alunos respondam numa tira de papel (a qual o professor deverá providenciar previamente a esta atividade) a seguinte questão: ”O que você acha da violência contra os homossexuais?”. Feito isto, cada aluno deverá colocar seu papel, com a questão respondida, dentro de uma urna (Fig. 2). É importante que o professor oriente os alunos para que respondam sinceramente sem assinar ou colocar qualquer fator que os identifique, de forma que possam ser honestos e sem terem medo de serem reconhecidos.

Figura 2 – Imagem de Urna.

Disponível em: http://www.saepb.com.br/albums/urna.jpg  Acessado em: 05 de Junho de 2010. 

Nesse momento, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles sabem sobre Homofobia. Após o professor ouvir as opiniões e o conhecimento prévio dos alunos acerca do tema em questão, ele deverá pedir para que eles consultem num dicionário o que significa Homofobia. Caso prefira, poderá pedir para que um aluno, que deseje, faça a procura e leia a resposta para toda a sala.

Homofobia

  1. Psic. Aversão ao homossexual ou ao homossexualismo. [F.: homo + -fobia.]

Fonte: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=homofobia Acessado em: 05 de Junho de 2010. 

O professor deverá ressaltar que a aula abordará um tema muito importante: a homofobia.

Atividade 1   

Em seguida, com o objetivo de trabalhar o conceito de homofobia e ampliar os conhecimentos prévios dos alunos acerca deste, sugerimos que os alunos sejam organizados em duplas ou trios e, estando no laboratório de informática, que sejam orientados a fazerem pesquisas (em sites, revistas online etc.) sobre a temática em questão, conforme roteiro abaixo.

Roteiro de Pesquisa: 

  • O que é homofobia?
  • Existem possíveis causas para a homofobia? Quais?
  • Quais os estados brasileiros que apresentam maior índice de homofobia?
  • Até o ano de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificava a homossexualidade como um transtorno mental - o qual não tem mais este caráter de doença, uma vez que não se configura como tal. Isso influencia no preconceito contra os homossexuais?
  • Como a homofobia se manifesta?
  • O que é a homofobia internalizada?

Abaixo, sugerimos alguns sites que podem ser utilizados para a pesquisa.

http://www.cultura.gov.br/site/2007/03/02/sudoeste-sem-homofobia-2/  

http://www.cultura.gov.br/site/2010/05/17/1%C2%AA-marcha-nacional-contra-homofobia-em-brasilia/  

http://www.senado.gov.br/sf/senado/centralderelacionamento/sepop/pages/noticia15.asp  

http://www.rea.pt/homofobia.html  

http://www.abglt.org.br/port/homofobia.php  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homofobia  

http://homofobia.com.sapo.pt/conceitos.html (Fig. 3) 

Figura 3 – Imagem do Site Homofobia “Conceitos de Homofobia”.

Concluídas as pesquisas pelos grupos, o professor deverá pedir para que cada um deles compartilhe com a sala as respostas dadas às questões norteadoras.

Este momento é importante não apenas para promoção da socialização das informações entre os alunos, mas para que também o professor possa esclarecer dúvidas  dos alunos e corrigir possíveis conceitos errôneos e preconceituosos sobre a temática trabalhada.

Atividade 2     

Neste momento, o professor deverá apresentar os vídeos “Campanha Não Homofobia” (Fig. 4), de 30 segundos e “Campanha Contra a Homofobia”(Fig. 5), de 31 segundos, conforme postados abaixo. Após a apresentação dos vídeos, o professor deverá promover uma discussão em aula aberta.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=t5xXjlfFSFE Acessado em: 06 de Junho de 2010. 

Figura 4 – Imagem do Vídeo “Campanha Não Homofobia”.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=fjlOeJa75S0&feature=related Acessado em: 30 de Maio de 2010. 

Figura 5 – Imagem do Vídeo “Campanha Contra a Homofobia”.

Sugestão: 

O professor, se preferir, poderá gravar os vídeos em DVD e apresentá-los aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.  

Roteiro de Discussão: 

  • O que os vídeos têm em comum?
  • Qual o foco do primeiro vídeo?
  • Qual o foco do segundo vídeo?
  • No primeiro vídeo, é dito que se não houvessem as letras repetidas, não haveria o progresso ou mesmo a compreensão. O que o autor do vídeo quis dizer com essa metáfora?
  • No segundo vídeo, as senhoras aparentam estar surpresas com alguma situação ocorrida no vídeo – as ideias introjetadas na sociedade faz com que imaginemos que isto é devido ao fato do casal homossexual estar andando de mãos dadas. Qual foi a sua reação ao perceber no que realmente elas estavam prestando atenção?
  • Qual vídeo foi o seu favorito? Por quê?

Dando continuidade à aula, o professor poderá terminar essa atividade fazendo a seguinte pergunta aos alunos: “a homofobia pode estar na escola também? De que forma?”.

Atividade 3

Em seguida, o professor deverá providenciar cópias impressas do 16º Princípio de Yogyakarta (Fig. 6) e do Artigo 26, da Declaração dos Direitos Humanos (Fig. 7), conforme postados abaixo.

Figura 6 -  Imagem do 16º Princípio de Yogyakarta

Disponível em: http://sxpolitics.dreamhosters.com/wp-content/uploads/2009/03/principios_yogyakarta.pdf Acessado em: 05 de Junho de 2010 

Figura 7 – Imagem do Artigo 26 da Declaração dos Direitos Humanos.

Disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm Acessado em: 05 de Junho de 2010. 

Além destes textos, o professor deverá apresentar (ler para os alunos) a reportagem postada abaixo (Fig. 8).

Link da reportagem: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3962747-EI8139,00-Homofobia+afasta+estudantes+das+escolas+no+Rio.html  

Acessado em: 15 de Junho de 2010.

Figura 8 – Imagem da Reportagem “Homofobia Afasta Estudantes das Escolas no Rio”.

Observação: Os textos poderão ser apresentados em transparências (retroprojetor ou Data Show), ou serem impressos em número suficientes aos alunos.

Após a leitura da reportagem em questão, os alunos serão convidados a, baseados no artigo 26 e no Princípio 16º , discutir  sobre esta (reportagem), respondendo às seguintes questões:

  • Qual a mensagem que o autor da reportagem quer passar?
  • De acordo com o texto, 20% dos alunos homossexuais não suportam o preconceito e a discriminação e abandonam os estudos. Por que acredita que isso acontece? Pode-se fazer algo de forma a mudar essa situação?
  • De acordo com o texto, por que a homofobia gera o aumento da violência?
  • No primeiro caso citado, um aluno do 3º ano do Ensino Médio conta que não costumava discutir na escola até o momento em que assumiu ser homossexual. Já no segundo caso, uma pessoa largou a escola no 2º ano do Ensino Médio. Baseado no texto, por que homossexuais tendem a abandonar os estudos?
  • Devido aos problemas de homofobia nas escolas do Rio, foi criada a Secretaria de Gênero e Combate à Homofobia. Qual o objetivo dessa secretaria? Qual resultado se pretende alcançar com a criação de tal secretaria?
  • Um dos entrevistados afirma que alguns professores são homossexuais e têm medo de assumir suas orientações sexuais por não saber a reação dos alunos e colegas de profissão. Como você acha que os indivíduos se sentem tendo que fingir ser algo que não são?
  • A homofobia existe apenas nas escolas? Qual outro lugar citado no texto onde a homofobia está presente?
  • Colocando-se no lugar desses indivíduos, como vocês se sentiriam se fossem feitas piadas quanto ao seu gosto e sua forma de ser?
  • Como vocês se sentem quando são desprezados e maltratados?
  • Como imaginam que os homossexuais se sentem ao passar por essas situações?
  • Como se sentiriam se fossem vítimas do preconceito sofrido por homossexuais?    

Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar as informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam esclarecidas, bem como que conceitos errôneos e ou preconceituosos possam ser trabalhados, além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos.

Atividade 4

Finalizando a aula, propomos a realização de uma dinâmica entre os alunos. Para isso, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo para que os alunos tragam) folhas A4 cortadas em tiras pequenas, fita crepe e canetinhas.

O professor deverá preparar as tirar escrevendo ordens em cada uma delas, por exemplo : “beije-me”, “aperte minha mão”, “abrace-me”, “pisque para mim”, “deixe-me só” etc. Deverão ser feitos diversas tiras com as ordens, apenas a ordem “deixem-me só” deverá ser feita em uma única tira.  

As tiras deverão ser coladas (com fita adesiva) nas costas dos alunos, os quais andarão pela sala cumprindo as ordens descritas nas costas do colega – aquele que estiver com a tira “abrace-me” será abraçado pelos colegas, aquele que estiver com a tira “aperte minha mão” terá a mão apertada, e o único aluno que estiver com a ordem “deixe-me só” será deixado sozinho, não sendo procurado.

Ao final da brincadeira, a pessoa que ficou sozinha deverá contar como se sentiu, sendo discriminada e deixada de lado.

Nesse momento, o professor deverá ressaltar que é dessa forma que o homossexual muitas vezes se sente na escola, deixado de lado, discriminado, como se não fosse uma pessoa, um ser humano. Lembrando que toda pessoa tem direito à Educação independente de orientação sexual ou identidade de gênero, por isso, devemos respeitar a orientação sexual de cada um.

No final da aula, a urna deverá ser aberta e algumas opiniões aleatórias deverão ser lidas. Caso haja alguma resposta preconceituosa, se o aluno que a escreveu tiver mudado de opinião após a aula e quiser comentar com a sala, ele pode fazê-lo nesse momento.

O professor poderá perguntar também se os alunos concordam ou não com o que está escrito de forma a avaliar o que aprenderam contrastando com o conhecimento prévio dos alunos.

Recursos Complementares

Como um recurso complementar, pode ser utilizado o filme Brokeback Mountain, de Ang Lee, que retrata uma história de um casal homossexual e o preconceito sofrido.

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática da Homofobia. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 1/3 - 33,33%

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Opiniones

  • Mário Müller, UNIVALI , Santa Catarina - dijo:
    mario.muller@gmail.com

    26/05/2013

    Uma estrela

    Prezados, HOMOFOBIA. neste mesmo site diz: HOMO = igual, FOBIA = medo, HOMOFOBIA é uma doença em que a pessoa tem medo de gente (iguais), que não é nada parecido com quem ataca gente (iguais). Vejo este termo sendo utilizado pela imprensa e por intelectuais, massificando uma palavra de forma errada. Quem tem ódio, raiva de outra pessoa é intolerante, preconceituosos, misândricos, menos homofóbico (este tem medo). Desculpe se estiver errado, mas homofobia é uma doença.


  • januzia, Escola Municipal Dom José Bezerra Coutinho , Sergipe - dijo:
    januzia.se@hotmail.com

    08/09/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula, mto boa mesmo. É uma forma de ajudar a diminuir esse mal terrivel que é a homofobia.Pretendo mto em breve trabalhar esse tema com meus alunos e terei como base essa aula.


  • JORGE VIDAL, AUTODIDATA , Rio de Janeiro - dijo:
    egrojladiv@yahoo.com

    03/05/2011

    Três estrelas

    Ação democrática legitima (a de afirmar que os homossexuais são perseguidos) de pessoas de grande habilidade de Mídia; a qual cito no Blog que vou sugerir no seguimento para conhecimento e avaliação. Quando digo grande habilidade no saber como tratar Notícias e Informações; isto decorre do fato da maneira ruidosa e coerente como conseguem transformar um fato (lamentável é claro) em um factóide (fato maximizado, ampliado acima da sua real razão de ser) de grande repercussão, como é feito diversas vezes que ocorre algum tipo de agressão a homossexuais; cujos números estão muito aquém das agressões contra a mulher e as mútuas entre torcedores, pelo fato fútil de serem torcedores de Times diferentes... Comento isto aqui como elogio à forma inteligente como os homossexuais trabalham os Meios de Comunicação, reproduzindo aqui e ali elementos de Merchandising para aprovar o PLC 122. É estranho e difícil para eu entender como os homossexuais e a Mídia que têm dentro da sua comunidade ─ hoje e no decorrer da história ─ pessoas inteligentes semelhantes aos filósofos gregos homossexuais: o grande retórico Lísias e o inteligentíssimo Aristófanes, autor do Mito do Andrógino, ver, obra O Banquete da Platão ─; também artistas, intelectuais, pessoas de várias formações acadêmicas e principalmente as da área das Letras; não atentem para o que chamo de estupidez lingüística, que é o chavão acusativo HOMOFÓBICO (de homo-fobia), sabendo-se que homo (latim, homem), homo (grego; igual, semelhante; que é usado em homofobia) e fobia (grego, φόβος ─ medo com decorrente ação retro-ativa de fugir). Do que se conclui que: ao chamarmos alguém de homofóbico estaremos dizendo exatamente ser aquele que tem o sentimento de medo (fobia) a vítima desse (o criminoso no exato entendimento do termo) que lhe infunde medo. Não tenho nada absolutamente nada contra os reais direitos dos homossexuais; entretanto tenho tudo contra O PLC 122 OU A DITA LEI HOMOFÓBICA (este é o título do meu Blog), cujo endereço é www.verdaderespeitoejustica.blogspot.com , no qual, demonstro ser esta lei, não aquilo que defende os direitos dos homossexuais e sim, um odioso instrumento de Censura; como também está de maneira sintética (sinopse) em outro Blog meu, endereço  www.sinteserespeitoejustica.blogspot.com . P.S.: Apenas para reforçar como lembrete e gerar interesse ou curiosidade com relação ao Blog citado. CLAUSTRO + FOBIA, FOTO + FOBIA e algumas outras fobias têm plena assertiva nas suas construções, pelo fato óbvio de que quem está enclausurado ou diante de uma forte luz, desesperadamente busca fugir. O que aconteceu com as pessoas que têm conhecimento lingüístico? E o bom senso, o que foi feito dele (no não haver cuidado com o que se escreve e veicula), quando se mantêm o absurdo chavão chamado HOMOFOBIA, que é exatamente contra aquilo que se quer defender?.. Obrigado e parabéns pela dignidade democrática de respeitar opiniões. Atenciosamente JORGE VIDAL


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