07/10/2010
Mary Grace Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
"Cantos, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos. A música vai invadir salas, pátios e jardins das escolas do país. A disciplina defendida por um dos mais talentosos maestros brasileiros, Heitor Villa-Lobos (1887-1959), volta a ser obrigatória na grade curricular dos ensinos fundamental e médio. Para especialistas, a aprovação da Lei nº 11.769 em agosto de 2008, significa uma formação mais humanística dos estudantes, na qual serão desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro."
Chamarelli, Renata . Lei torna ensino de música obrigatório nas escolas . Disponivel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=326 |
1ª atividade |
Exiba o vídeo "Asa Branca 60 Anos - Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira", disponível em http://www.youtube.com/watch?v=dL3vzrFMQto . Inicialmente apresente apenas o áudio, sem possibilidade que vejam as imagens, e peça que identifiquem os instrumentos utilizados. Depois assistam ao vídeo para checarem as hipóteses.
Organize grupos de trabalho e peça que acessem vídeos com outros interpretes da mesma canção.Ofereça alguns links:
Elis Regina: http://letras.terra.com.br/elis-regina/424062/
Elba ramalho: http://letras.terra.com.br/elba-ramalho/250634/
Sivuca: http://letras.terra.com.br/sivuca/1220903/
Se estiver trabalhando em um laboratório de informática, ofereça fones de ouvido para que um grupo não interfira na apreciação de outro.
Peça que observem diferenças e semelhanças instrumentais e na interpretação. Após a etapa de apreciação, organize uma roda de comentários: O que mais apreciaram? Por que?
2º atividade: |
Nessa etapa, vamos provocar a exploração de sons em instrumentos inusitados para que os grupos criem suas interpretações e improvisações a partir da música Asa Branca. Para começar, exiba um vídeo de alunos tocando percussão com garrafas pet:
O conceito de música está relacionado à organização intencional de sons. Assim , leve a turma a refletir: é possível produzir sons diferentes com um mesmo objeto? Que elementos provocam a produção de um som “ musical”?
Discuta com os alunos as possibilidades de exploração de sons em diferentes materiais. Leve o grupo a exemplificar timbres e ritmos diferentes.
Peça que, na próxima aula, tragam diferentes objetos para definirem a possibilidade de uso e agrupamentos, escolham a forma de acompanhamento e façam um ensaio para acompanhamento da música Asa Branca.
3ª atividade: |
Organize uma roda para apresentação das possibilidades dos objetos. Cada aluno deverá apresentar um som com o objeto que levou à aula.
Em seguida, exiba o vídeo A matemática da música disponível no Portal do professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18319/me001040.wmv
Explore os conceitos de ritmo e frequência abordados no vídeo. Proponha que cada aluno reapresente seu objeto marcando um ritmo.
Depois proponha a transformação dos objetos, discutindo possibilidades tais como:
Assim, formem grupos de acordo com as semelhanças entre os objetos que trouxeram para que, cada grupo, faça seus instrumentos.
4ª atividade: |
Promova uma experimentação dos sons dos instrumentos produzidos, como acompanhamento à música Asa Branca. Para isso, toque a música apenas como uma referência, um som de fundo, de forma que o som dos instrumentos a sobreponha. Deixe que toquem livremente, depois proponha organizações: só percussão, só cordas, etc. Combinem a melhor ordem para entrada dos instrumentos. Todos tocarão o tempo todo?
O ensaio deve ser gravado com filmadora, máquina fotográfica digital ou celular, para que observem aspectos a serem alterados. Faça a exibição do ensaio para avaliarem juntos a necessidade de mudança.
Por fim, gravem a produção final da turma e disponibilizem a experiência na Internet em serviços como o Youtube, um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital.
Nome | Tipo |
---|---|
A matemática da música | Vídeo |
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/10/2010
Cinco estrelasMuito bom!!!
25/10/2010
Cinco estrelasòtimas essas sugestões são ótimas.