Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Improvisação, composição e interpretação: usando a linguagem musical

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Vivenciar a expressão e comunicação em música com a  improvisação, composição e Interpretação. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos. Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum.
Duração das atividades
4 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não há conteúdos anteriores imprescindíveis.
Estratégias e recursos da aula

"Cantos, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos. A música vai invadir salas, pátios e jardins das escolas do país. A disciplina defendida por um dos mais talentosos maestros brasileiros, Heitor Villa-Lobos (1887-1959), volta a ser obrigatória na grade curricular dos ensinos fundamental e médio. Para especialistas, a aprovação da Lei nº 11.769 em agosto de 2008, significa uma formação mais humanística dos estudantes, na qual serão desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro."

Chamarelli, Renata . Lei torna ensino de música obrigatório nas escolas .  Disponivel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=326  

1ª atividade

Exiba  o vídeo "Asa Branca 60 Anos - Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira", disponível em http://www.youtube.com/watch?v=dL3vzrFMQto . Inicialmente apresente apenas o áudio, sem possibilidade que vejam as imagens, e peça que identifiquem os instrumentos utilizados. Depois assistam ao vídeo para checarem as hipóteses. 

Organize grupos de trabalho e peça que acessem vídeos com outros interpretes da mesma canção.Ofereça alguns links:

Elis Regina: http://letras.terra.com.br/elis-regina/424062/ 

Elba ramalho: http://letras.terra.com.br/elba-ramalho/250634/ 

Sivuca: http://letras.terra.com.br/sivuca/1220903/ 

Se estiver trabalhando em um laboratório de informática, ofereça fones de ouvido para que um grupo não interfira na apreciação de outro.

Peça que observem diferenças e semelhanças instrumentais e na interpretação. Após a etapa de apreciação,  organize uma roda de  comentários: O que mais apreciaram? Por que? 

 

2º atividade:

 Nessa etapa, vamos provocar  a exploração de sons em instrumentos inusitados para que os grupos criem suas interpretações e improvisações a partir da música Asa Branca. Para começar, exiba um vídeo de alunos tocando percussão com garrafas pet:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2100/imagens/pet.jpg

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/swf/videoPlayer.htm?video=/storage/jornaldoprofessor/midias//video/edicao13/REGIA_ISRAEL.flv  

O conceito de música  está relacionado à organização intencional de sons. Assim , leve a turma a refletir:   é possível produzir sons diferentes com um mesmo objeto? Que elementos provocam a produção de um som “ musical”?

Discuta com os alunos as possibilidades de exploração de sons em diferentes materiais. Leve o grupo a exemplificar timbres e ritmos diferentes.

 Peça que, na próxima aula, tragam diferentes objetos para definirem a possibilidade de uso e agrupamentos, escolham a forma de acompanhamento e façam um ensaio para acompanhamento da música Asa Branca.

3ª atividade:

Organize uma roda para apresentação das possibilidades dos objetos. Cada aluno deverá apresentar um som com o objeto que levou à aula.

Em seguida, exiba o vídeo A matemática da música  disponível no Portal do professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18319/me001040.wmv  

Explore os conceitos de ritmo e frequência abordados no vídeo. Proponha que cada aluno reapresente seu objeto marcando um ritmo.

Depois proponha a transformação dos objetos, discutindo possibilidades tais como:

  • Funis e mangueiras podem produzir sons com sopro
  • Elásticos de diferentes espessuras podem ser instrumentos de cordas.
  • Sementes dentro de uma garrafa pet ou de uma lata fazem instrumentos de percussão.

Assim, formem grupos de acordo com as semelhanças entre os objetos que trouxeram para que, cada grupo, faça seus instrumentos.

4ª atividade:

Promova uma experimentação dos sons dos instrumentos produzidos, como acompanhamento à música Asa Branca. Para isso, toque a música apenas como uma referência, um som de fundo,   de forma que o som dos instrumentos a sobreponha. Deixe que toquem livremente, depois proponha organizações: só percussão, só cordas, etc. Combinem a melhor ordem para entrada dos instrumentos. Todos tocarão o tempo todo?

 O ensaio deve ser gravado com filmadora, máquina fotográfica digital  ou celular, para que observem aspectos a serem alterados. Faça a exibição do ensaio para avaliarem juntos a necessidade de mudança.

Por fim, gravem a produção final da turma e disponibilizem a experiência na Internet em serviços como o Youtube, um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital.

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A matemática da música Vídeo
Recursos Complementares
Sugestões de leitura: JEANDOT, Nicole. Explorando o Universo da Música. São Paulo: Scipione, 1990. VISCONTI, Márcia. Guia para Educação Musical nas Escolas. São Paulo: Abemúsica, 2002. Saiba como fazer publicações no Youtube:

http://www.google.com/support/youtube/bin/answer.py?answer=57924&cbid=1mze3zvx5pj81&src=cb&lev= topic 

Avaliação
A avaliação deve ocorrer durante o processo, pela sua observação, professor,  e pela auto-avaliação do aluno. É importante garantir registros no decorrer da sequencia de atividades: Como cada aluno participou das rodas de apreciação e comentários? Desenvolveu a busca de informações conforme solicitado? O aluno participou da exploração de sons de objetos? Participou ativamente do trabalho em grupo, sugerindo, buscando soluções?   Uma maneira interessante de propiciar a auto-avaliação da turma o uso de gravação de suas produções, pois ouvindo os alunos podem perceber detalhes: se cantaram gritando ou não; se o volume dos instrumentos ou objetos sonoros estava adequado. Podem observar também o trabalho em grupo, as dificuldades e avanços para chegarem a interpretação  final da música.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.