Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As cores em espanhol

 

25/08/2010

Autor y Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conhecer o nome das cores em espanhol

§  Relacionar, em espanhol, os nomes das cores com os objetos da sala

Duração das atividades
2 encontros de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cores primárias e secundárias

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

Para introduzir o tema da aula, sensibilizando os alunos para o estudo, exiba o vídeo A JUGAR CON LOS COLORES - Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=xHX9LjiDGoA&feature=fvw>, acessado em: 15 de junho de 2010. 

Em seguida, problematize-o, fazendo para os alunos, oralmente, questões do tipo:

a) O que vocês acharam do vídeo? Por quê?

b) Do que ele trata?

c) Que cores aparecem nele?

2º MOMENTO:

Proponha um ditado de palavras, utilizando as cores que foram mostradas no vídeo. Se deseja aumentar o nível de dificuldade da atividade, repita cada palavra utilizando as diversas possibilidades de pronúncia do espanhol, para as cores que forem possíveis.

Imagem 1 - Tabela de cores - http://www.inter-color.com.br/imagens/adesivos/tabela%20cores.jpg 

Na correção, convide alguns alunos, aqueles que desejarem, para ir ao quadro/a lousa escrever uma das palavras ditadas. Os demais alunos, em suas cadeiras, o ajudarão, se necessário, e conferirão se a resposta do caderno está igual à que foi escrita pelo aluno-escriba.

Outra possibilidade para a correção é pedir que os alunos troquem entre si os cadernos e confiram a resposta uns dos outros, após a escrita no quadro/na lousa.

3º MOMENTO:

Concluída a correção do ditado de palavras, peça que, individualmente, os alunos façam uma lista de cores em ordem alfabética. Podem utilizar o próprio banco de palavras gerado pelo ditado, como também acrescentar as cores que desejarem, utilizando um dicionário ou perguntando-as ao professor.

4º MOMENTO:

Faça o jogo CORES E IMAGENS com os alunos. Mostre imagens de objetos da sala de aula ou mesmo aponte, com o dedo, para os objetos que disponha em sua sala, fazendo as seguintes questões para cada um deles: ¿Qué es esto? ¿De qué color es?

Imagem 2 - Laranjas - http://www.mandalamystica.com.br/images/cores1.jpg 

Imagem 3 - Lápis de cor - http://3.bp.blogspot.com/_0v6PNGx8dz4/S_vcKspjWeI/AAAAAAAAAWU/wsWajF_4OWA/s1600/lapis-de-cor.jpg 

Imagem 4 - Jogo de xadrez - http://1.bp.blogspot.com/_BG9c_hLXBn8/ShH2xXOYwPI/AAAAAAAAAI0/3DnAjvWBOus/s400/gama_de+cores.gif 

Recursos Complementares
  1. Veja a aula Móveis e objetos da sala de aula em espanhol, disponível neste Portal.
  2. Veja também o Dicionário Virtual Escolar Michaelis - Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/escolar/espanhol/index.php?typePag=apendice&languageText=espanhol-portugues>. Acesso em: 13 de junho de 2010. 
Avaliação

O professor fará um bingo de palavras, retomando o vocabulário ensinado durante a aula: cores e objetos da sala de aula/escola. Assim, sorteará um nome escrito em português e os alunos terão que marcar o correspondente em espanhol, caso o tenha na cartela. As cartelas que serão utilizadas no jogo precisam ser confeccionadas com antecedência.

Neste tipo de atividade também podem ser retomadas questões como variação prosódica e vocabular na língua espanhola, tendo como referência a temática da aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ester, CEIA - Centro de Integração " Dom Alberto" , Mato Grosso do Sul - dijo:
    esterguty@yahoo.com.br

    25/06/2013

    Cinco estrelas

    Quee tudo!!! Eu estou fazendo estágio de Lingua Espanhola, e meus aluninhos não sabem quase nada! Achei um show esse vídeo no começo da aula ! Vai chamar a atenção deles! ( Assim espero) Depois que der a aula , posto aqui o resultado!!


  • yan, CBS , Rio de Janeiro - dijo:
    no@boa.com

    22/04/2011

    Cinco estrelas

    show!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.