Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O equilíbrio nos jogos e brincadeiras populares.

 

13/10/2010

Autor y Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir coletivamente um conceito para equilíbrio; relacionar alguns jogos e brincadeiras com a capacidade física equilíbrio; vivenciar jogos e brincadeiras populares que utilizem o equilíbrio como principal capacidade física.

Duração das atividades
60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de jogos e brincadeiras populares; a aula "Jogos, brincadeiras e capacidades físicas", publicada no portal do professor.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Quadra ou pátio grande.

Materiais: banco sueco, aparelho de TV e DVD.

Atividade 1

Apresentar para a turma o vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=zyg0c5DK090&feature=related (acesso em 15/06/2010).

Posteriormente, iniciar um debate com a turma levantando as seguintes questões: Qual a principal capacidade física utilizada pela atleta no vídeo? O que podemos definir como equilíbrio?  

Atividade 2

Propor a seguintes vivências:

- Sustentar o corpo em uma das pernas, formando o número quatro, com os braços para cima.

http://img297.imageshack.us/img297/4339/wiifit5yogaow4.jpg (acesso em 15/06/2010).

- Andar ou correr no banco sueco, sobre sua face mais estreita

http://www.aesportiva.com.br/catalogo/imagens/1-cat-08-cond_fis%5CCF-6-banco-sueco-G.jpg (acesso em 15/06/2010).

Posteriormente, iniciar uma discussão tendo as seguintes questões como base: O equilíbrio utilizado para as duas vivências foi o mesmo? Qual a diferença? No decorrer da discussão apresentar para a turma a divisão básica do equilíbrio corporal relacionada abaixo, de forma simplificada:

EQUILÍBRIO ESTÁTICO: adquirido em determinada posição;

EQUILÍBRIO DINÂMICO: adquirido durante o movimento;

EQUILÍBRIO RECUPERADO: explica a recuperação do equilíbrio após o corpo ter estado em movimento.

Extraído de: http://www.psicomotricialves.com/mt02.pdf (acesso em 15/06/2010)

Atividade 3

Dando continuidade à discussão iniciada na atividade anterior lançar para a turma as seguintes questões: O que seria uma opção mais prazerosa para exercitar a capacidade física equilíbrio, para as crianças e para os adolescentes? Propor então o tema “Jogos e brincadeiras populares” e pedir que listem aqueles que utilizam o equilíbrio como principal capacidade física.

Seguem alguns exemplos:

- Amarelinha: Deste jogo pode participar qualquer número de crianças. Risca-se no chão - com carvão, giz, ou se for na areia, com um pedaço de pau ou telha - uma figura que pareça um boneco com uma perna só, de braços abertos, ou um avião, como também é conhecido em algumas partes do Brasil. As casas da amarelinha terminam com o céu (um círculo). São sete casas numeradas. A criança que gritar antes Primeira! inicia o jogo e a ordem de quem vai jogar vai sendo gritada pelas outras crianças, sucessivamente. A brincadeira consiste em jogar uma pedra na primeira casa e ir pulando com um pé só e com as mãos na cintura todo o desenho, indo e voltando, evitando-se pisar na casa onde está a pedra e pegando-a na volta. Joga-se a pedra na segunda casa e assim sucessivamente até o céu (círculo). A pedra jogada tem que parar dentro do espaço delimitado de cada quadra ou casa. Ganha o jogo quem conseguir chegar ao céu, sem errar, ou seja, colocando a pedra no local correto em todas as casas e fazendo todo o trajeto sem colocar os dois pés ou pisar na linha do desenho. Pode-se também fazer todo o trajeto sem jogar a pedra, levando-a em cima do peito de um dos pés ou de uma das mãos, sem deixá-la cair. Quem errar espera a próxima jogada e recomeça de onde parou. Há ainda uma outra etapa, onde se joga a pedra de costas e se acertar uma casa, passa a ser seu proprietário. Ali, nenhum dos adversários poderá mais pisar. Ganha quem tiver o maior número de “casas próprias”.

Extraído de: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=307&textCode=8921&date=currentDate (acesso em 15/06/2010).

- Cavalo de guerra: A brincadeira é para duas duplas de crianças. Uma de cada dupla tem que montar sobre os ombros da outra, passando os pés por debaixo dos braços, chegando até as costas, para ficar bem firme sobre a montaria. Depois, as duas crianças que estão por baixo seguram-se pela mão direita e puxam um ao outro, até derrubar os "cavaleiros montados". Quem conseguir ficar mais tempo nas costas do parceiro é o vencedor. Essa brincadeira é mais segura quando feita sobre colchões.

Adaptado de : http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/ (acesso em 15/06/2010).

- Corrida de saco: Para esta brincadeira é preciso ter sacos grandes e resistentes em que as crianças possam entrar e ficar de pé. Dois times se posicionam lado a lado, em filas indianas, atrás de uma linha de partida. Quando é dado um sinal, a primeira criança da fila entra no saco e faz um percurso pulando (a criança deve tentar não cair no chão). O trajeto termina de volta à linha de partida, onde ela entrega o saco à segunda criança da fila que deve completar o mesmo percurso e passar o saco à terceira, e assim por diante. Vence o time que terminar primeiro.

Adaptado de : http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/ (acesso em 15/06/2010).

Recursos Complementares

http://www.fisioculturismo.hpg.com.br/41.htm (acesso em 15/06/2010).

Para a atividade 1:

http://www.psicomotricialves.com/mt02.pdf (acesso em 15/06/2010).

Avaliação

Listar diversas práticas corporais que utilizem o equilíbrio como principal capacidade física e classificá-las de acordo com as modalidades de equilíbrio estudadas (estático, dinâmico e recuperado).

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.