09/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética e que consigam ler e compreender frases e textos pequenos. Crianças que consigam ler, ainda que com dificuldade, pequenas frases.
Nesta primeira atividade as crianças serão instigadas a identificar e /ou ler quais são as informações presentes na capa de um livro.
Converse com as crianças e esclareça a função de cada um destes tópicos.
Com um livro em mãos demonstre todas estas informações antes de contar uma história. Se precisar repita o processo em outros momentos de leituras com livros diferentes.
Para que as crianças façam um registro de todos os livros que leram, vocês podem construir juntos um modelo de “Ficha de Leitura”. Este instrumento pode ser feito a partir das sugestões das crianças. Abaixo apresento um modelo:
Nome:
Data em que fiz a leitura do livro:
Título do livro:
Autor:
Ilustrador:
Editora:
Ano de publicação:
Você indicaria a leitura deste livro a um colega sim não Por quê? _________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Agora faça um desenho do que mais gostou no livro:
|
Dica: Para que as fichas não fiquem soltas, peça às crianças que tragam de casa uma revista antiga, para ser utilizada como suporte das fichas. Encape as revistas com jornal e com metade de um papel A4 (branco ou colorido)
Peça às crianças que escrevam um título, com letras grandes e bem coloridas. O título poderá ser algo como: “Diário de histórias”. Façam um desenho para ilustrar ou utilize uma imagem padrão para a capa. Ex:
Em cada folha da revista é colada uma ficha de leitura em ordem cronológica, assim todos os livros lidos ficam registrados. Esse registro poderá ser utilizado para recordação das obras lidas pelo grupo e poderá ficar disponível para consulta entre os colegas da turma. Assim, depois de registradas leituras, peça às crianças que formem pequenos grupos, e troquem os diários entre elas.
Organizando os alunos em duplas, peça que as crianças criem uma história. Sugira que aproveitem as fichas de leitura para retirar idéias para formular sua própria história.
Para a atividade de Produção de Texto seguem algumas dicas:
Nome das crianças:______________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________
* Deixe o número de linhas de acordo com o tamanho estimado que deseja para a redação.
Corrija com a dupla e peça que reescrevam o texto quantas vezes forem necessárias até que as histórias fiquem corretas e interessantes. Depois, reúnam todos os textos e criem um livro de coleção de histórias. Permita que as crianças escolham juntas todos os itens necessários a um livro:
Título
Autor
Ilustrador
Ano de publicação
Editora (pode ser o nome da escola ou outro inventado pelas crianças)
Professor para verificar o que foi aprendido, leia um livro de histórias para a turma, e peça que as crianças façam o levantamento das informações presentes na capa do livro.
Peça a todos que comentem a história lida e façam observações, relacionando as informações contidas na capa ao conteúdo da obra. Observe, comente e amplie.
Para ampliar a leitura você pode utilizar este software educacional que utiliza o clássico da literatura brasileira criado por Monteiro Lobato http://clic.xtec.cat/db/act_es.jsp?id=1149.
Durante a produção do texto e a reescrita, observe a produção das crianças. Analise os aspectos gramáticas de produção de texto e capacidade de revisar o texto. As crianças aceitam, corrigem e comentam o que foi sugerido por você?
Quatro estrelas 10 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/05/2014
Cinco estrelasEstava fazendo algo muito semelhante e acrescentei vários pontos dessa proposta nas minhas aulas de leitura e literatura para o 8º ano fundamental.
22/05/2012
Cinco estrelasootimo,parabens
10/03/2012
Quatro estrelasAmei a sugestão. Simples e bem elabora.
30/07/2011
Cinco estrelasAdorei e pretendo aplicar.... estou anciosa para ver os resultados!!!
11/05/2011
Cinco estrelasGostamos das fichas, vamos usa-las para o nosso projeto de leitura. Parabens!!!
16/04/2011
Cinco estrelasmaravilhosa como professora vou aplicar esse trabalho valeu.
17/03/2011
Cinco estrelasotimooooooooooo
18/10/2010
Cinco estrelasMuito bom!
26/09/2010
Cinco estrelasSuper legal...Adorei vou usar a sua ideia ...
29/08/2010
Cinco estrelasAdorei sua aula, tenho trabalhado muito com leitura em minha turma de 4º ano. E essa aula me inspirou muito mais.