Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Energias alternativas- e as diferentes visões

 

16/03/2011

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida Adotar posturas na escola e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis; Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas tanto local como globalmente. Conhecer energias alternativas e suas implicações para a sociedade em que vivemos.

Duração das atividades
1 bimestre
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Discutir sobre a relação entre consumo de energia e o impacto disso para a sociedade identificando quais são os conhecimentos dos alunos a respeito do assunto.

Estratégias e recursos da aula

Orientações didáticas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2103/imagens/en2.jpg

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fontes-alternativas-de-energia/index.php


Você, educador apaixonado que enxerga em seus alunos seres capazes, inteligentes, que têm possibilidades de construírem uma sociedade mais humana, usem e abusem das novas tecnologias, estimule o espírito pesquisador e possibilite que os alunos utilizem a web como meio de buscar conhecimento para termos opções quanto ao uso da energia, o que irá garantir nosso futuro? Como ter estratégias sustentáveis para nosso planeta?
Este projeto tem o intuito de colocar os alunos em contato com as energias alternativas e o que a sociedade pode fazer para melhorar nossa qualidade de vida.


Sequência Didática

Em um projeto contextualizado é importante que o professor possa:

 Promover situações significativas de aprendizagem;
 Partir de perguntas interessantes, propor questões instigantes e considerar o conhecimento da criança sobre o assunto abordado;
 Criar situações investigação;
 Criar explicações hipotéticas;
 Desequilibrar as hipóteses levantadas em casa para provocar avanços;
 Buscar informações adicionais através de consultas a fontes bibliográficas;
 Situar-se em relação às novas informações;
 Criar situações experimentais observando as regularidades e discrepâncias do processo do objeto de estudo;
 Comparar os dados observados com os dados da literatura;
 Construir relações entre fatos, fenômenos e leituras;
 Utilizar estratégias de busca de informações.
 Utilizar diferentes fontes para buscar informações: objetos, fotografias, documentários, relatos de pessoas, livros , mapas, etc;
 Oferecer oportunidades para que os alunos tenham acesso a locais que guardem informações, como bibliotecas, museus e etc.

No portal do professor há um vídeo Museu da Electricidade este poderá ser o disparador do debate sobre energia alternativa.

Atividade 1-
Entregue uma carta para cada aluno com o seguinte texto:

É crescente a preocupação com as fontes renováveis de energia em todo o mundo. A alta dos preços dos combustíveis fósseis, impulsionada pelo esgotamento das reservas de petróleo previstas para as próximas décadas, e os grandes períodos de estiagem, gerados pelo aquecimento global - que afetam diretamente as hidrelétricas - tem levado cientistas a pensarem cada vez mais em fontes de energias renováveis.
Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/energia-eolica.htm

O objetivo da atividade é que os alunos vivenciem diferentes papéis e que no processo de pesquisa irá direcionar seu posicionamento. A diversidade de papéis trará para o contexto da sala de aula um debate sob diferentes pontos de vista, dessa forma o aluno pode construir conhecimento sobre o tema ampliando seus horizontes. Cada carta deve conter uma das propostas de pap&eacu te;is, no qual em trios os alunos deverão preparar sua apresentação baseado no ponto de vista proposto. Para embasar suas opiniões o aluno deverá utilizar a web para pesquisa.

Você, a partir deste momento vivenciará outro papel. Irá analisar a questão das energias alternativas como se fosse...
1. Cientista engajado nas questões ambientais elabore uma apresentação em PowerPoint com suas idéias para melhorar a questão do uso da energia e possíveis alternativas;
2. Você é um empresário que lucra muito com a
3. Você é um representante do Governo Brasileiro e deve apresentar as vantagens e desvantagens da energia térmica;
4. Você é um membro do Greenpeace e está preocupado com as conseqüências do uso da energia hídrica, apresente seus pontos de vista quanto a estas questões enfocando a questão do Brasil nesse aspecto.
5. Você é um pesquisador e deve apresentar um mapa e estatísticas dos países que utilizam a energia nuclear, enfocando as vantagens e desvantagens da energia nuclear;
6. Você é um geólogo e deve apresentar a energia geotérmica;
7. Você é um representante de um Governo estrangeiro e vem ao Brasil para apresentar as vantagens e desvantagens da energia eólica;
8. Você é um jornalista e irá visitar o prédio na Cidade Universitária - USP - São Paulo, que utiliza Energia fotovoltaica e fazer uma reportagem sobre este tipo de energia;
 

Processo de Avaliação
Parte 1

Explique o gráfico abaixo utilizando os conteúdos apresentados por seus colegas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2103/imagens/en1.jpg
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fontes-alternativas-de-energia/index.php
 

Faça um cronograma das apresentações entre os alunos e a cada apresentação faça um quadro resumo com as principais contribuições dos trios sob o assunto se necessário traga textos complementares para a sala de aula.
As apresentações poderão ser publicadas posteriormente no Slideshare. Um site colaborativo de apresentações.

Recursos Complementares
Avaliação
Parte 2 Cada aluno deverá preparar uma justificativa para as afirmações abaixo: Energia Solar: Abundante, mas cara. Energia Eólica: limpa, mas demorada. Energia Nuclear, eficaz, mas perigosa.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Lídia, Secretaria da Educação , São Paulo - dijo:
    lidia.biologiaciencias@gmail.com

    11/03/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom este texto, claro eobjetivo.Irei aproveitar muitos itens dele nas aulas sobre Energia com os alunos do 9º ano. desde já agradeço esta oportunidade, Lídia.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.