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Investigando as aves

 

15/07/2010

Autor y Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar características gerais das aves.

Relacionar suas características ao seu processo evolutivo.

Compreender que os animais são organizados em grupos, para fins de estudo, conforme suas características e especificidades.

Reconhecer o grupo das aves como um dos grupos dos vertebrados.

Duração das atividades
4h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Todo ser vivo tem um ciclo vital, que se inicia ao nascer e se finda com a morte.

Estratégias e recursos da aula

EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES

Introdução: Uma abordagem para o professor

Nesta aula será estudado o subgrupo dos vertebrados: as aves. 

As aves, animais destacados, nesta aula, têm bico e possuem o corpo coberto de penas. Para facilitar o vôo, possuem ossos ocos. São animais que apresentam alguns mecanismos para assegurar a manutenção da temperatura do corpo tais como uma camada de ar entre as penas que funciona como isolante de calor. Se estiver frio, as penas ficam arrepiadas e há aumento da camada de ar retendo mais calor. Se a temperatura se eleva, as penas ficam próximas ao corpo, diminuindo a camada de ar, o que facilita a perda de calor para o ambiente. São ovíparas – reproduzem-se por meio de ovos. O ovo que dá origem a uma nova ave precisa estar fecundado e ser chocado para se desenvolver. Possuem respiração pulmonar. Andam sobre duas patas, e a maioria se locomove voando. Existem aquelas que correm e outras que nadam. Há espécies que se alimentam de vegetais (herbívoras) e espécies que se alimentam de outros animais (carnívoras).

Considerando a evolução dos seres vivos, supõe-se que os animais invertebrados primitivos deram origem aos vertebrados. Tanto os vertebrados como os invertebrados possuem um cordão dorsal chamado notocorda, que evoluiu para a coluna vertebral nos animais vertebrados. Portanto, os vertebrados são animais que possuem coluna vertebral.

Acredita-se que os primeiros vertebrados a surgir na Terra foram os peixes, que deram origem aos anfíbios. Os anfíbios deram origem aos répteis e, na sequência, as aves, que por sua vez deram origem aos mamíferos.

As aves conquistaram o meio terrestre e a principal característica que permitiu essa conquista foi, sem dúvida, a homeotermia, a capacidade de manter a temperatura corporal relativamente constante, à custa de uma alta taxa metabólica gerada pela intensa combustão de alimento energético nas células. 

Essa característica permitiu às aves, juntamente com os mamíferos, a invasão de qualquer ambiente terrestre, inclusive os permanentemente gelados, até então não ocupados pelos outros vertebrados. As aves variam muito em seu tamanho, dos minúsculos beija-flores a espécies de grande porte como o avestruz e a ema. Note que todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros.   

Para saber mais sobre as aves acesse o link a seguir: 

 http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Aves.php consultado em 2 de junho as 10:25min. 

São exemplos de aves: periquito, avestruz, beija-flor, tucano, pingüim, águia e gavião.

http://www.fazendavisconde.com.br/images/periquito_australiano_verdeG.jpg consultado em 18/06/2010 às 9:23

http://www.damisela.com/zoo/ave/ratities/avestruz/f1.jpg consultado em 18/06/2010 às 9:23 

http://www.brazilbrand.com/bbaa/site_export/images/image%20bank/animal/beija-flor-grande-da-mata.jpg consultado em 18/06/2010 às 9:23  

http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK395062_tucano800.jpg consultado em 18/06/2010 às 9:23

http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/24/7886pinguim.jpg consultado em 18/06/2010 às 9:23  

http://presentepravoce.files.wordpress.com/2008/03/aguia26k.jpg consultado em 18/06/2010 às 9:23

http://farm4.static.flickr.com/3192/2626823068_0a70e88564.jpg consultado em 18/06/2010 às 9:23 

Nesta aula serão propostas atividades que oportunizam a criança investigar as características das aves e relacioná-las ao seu processo evolutivo.

A seguir foram listados alguns links com informações sobre esse grupo de animais que poderão auxiliá-lo no planejamento da aula.

Texto evolução das aves e algumas características gerais

 http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Aves.php consultado em 2 de junho as 10:25min. 

Texto contendo informações sobre a circulação, respiração, digestão nas aves

 http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioaves.php consultado em 2 de junho as 10:21min. 

Texto sobre sistema reprodutor e adaptação ao vôo

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioaves2.php consultado em 2 de junho as 10:30min.    

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada para que exponham suas ideias a respeito do que já sabem sobre o tema. A seguir, sob a orientação do professor, trazem para a sala reportagens, histórias, casos, poemas, cantigas, músicas e gravuras sobre as aves. Após organização do material coletado, realizam uma atividade de observação dirigida de um espécime de ave e assistem a exibição de um vídeo para identificarem diferenças entre as aves e outros grupos de animais. Para finalizar confeccionam dobraduras de aves.

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor vai ativar o processo de ensino-aprendizagem orientando as atividades a serem desenvolvidas, além de incentivar a discussão entre os alunos, valorizando o confronto de ideias.

Atividade 1 

Para aguçar a curiosidade dos alunos e levantar o conhecimento prévio sobre o tema, sugerimos que  pesquisem e tragam para a sala reportagens, histórias, casos, poemas, cantigas, músicas e gravuras sobre as aves.

Defina o dia e organize as crianças em grupo para apresentarem o material coletado. A seguir, sob sua orientação, cada grupo deve escolher uma forma de apresentar o material obtido: organizando cartazes, cantando as cantigas, recitando os poemas, apresentando o resumo das reportagens. Providencie o material complementar necessário para a realização do trabalho, de acordo com a forma de apresentação escolhida pelos grupos.

O material produzido pelos grupos deve ficar disponível para outras consultas no decorrer do estudo do tema.

Atividade 2    

Proponha aos alunos a observação de um espécime de ave. Sugerimos que essa observação seja realizada numa área onde existam aves: um jardim; um local com árvores, praça ou lugares com muitas plantas, preferencialmente nos arredores da escola.

Para realizar a observação defina o local com a turma e organize o trabalho de campo pois, nesse tipo de atividade, professores e alunos devem ter clareza sobre: os objetivos propostos; o local escolhido (que deverá ser aquele que oferece maiores possibilidades de observação); os cuidados que deverão tomar; os limites necessários ao bom andamento do trabalho; os materiais a serem utilizados; a organização dos grupos de estudo;o que e como observar; os registros que serão feitos.  

Como a observação será dirigida sugerimos algumas questões no roteiro a seguir:

 1. Roteiro de observação

 . Qual o nome da ave?

 . Como é o vôo dessa ave?

 . Que movimentos ela faz ao voar?

 . Qual a função das asas?

 . Como é o corpo da ave?

 . Que cores ela tem?

 . Como é a cabeça?

 . Como são os pés?

 . Como ela anda e fica em pé?

 . A ave se alimentou durante a observação? Como ela fez isso?

 . Você ouviu algum som vindo da ave? Como era esse som?

 .Você conseguiu observar a presença de ninho no local?

 . O que existe nesse local que permite a ave sobreviver?

 Descreva cada elemento: - alimentos encontrados pela ave - presença de água e de ar

 2. De volta à sala, desenhe a ave e o ambiente onde foi observada.

Roteiro retirado do livro: PORTO et. al. Asas para voar: Ciências. São Paulo: Ática. v. 3, p. 49.

Discuta, em sala, o roteiro e os desenhos feitos pelos alunos buscando relacionar as características observadas à evolução dos seres vivos.

 Segue texto para subsidiar a discussão em sala:

 (....) As aves evoluíram a partir dos répteis e muitas modificações ocorreram para que elas conquistassem todo esse modo de vida. Os ovos passaram a se desenvolver fora do corpo da fêmea, aparecimento de penas, os membros anteriores deram origem à asas, a excreção nitrogenada é o ácido úrico, num composto pastoso para economizar água, perda da bexiga, endotermia, separação da circulação venosa e arterial, sacos aéreos que ajudam na diminuição da densidade e dissipam calor, corpo aerodinâmico e elaboração da voz e da audição.

 As aves compreendem um grupo muito grande e bonito de animais. Chamam a atenção pela beleza e pelo canto. São os únicos animais que possuem penas. A conquista do vôo permitiu a estes animais habitarem locais de difícil acesso e até impossível para outras espécies. Apresentam outra grande adaptação à vida terrestre, a homeotermia, que é a manutenção da temperatura corporal, regulada pelo próprio metabolismo.(...)

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Aves.php consultado em 2 de junho as 10:25min. (Fragmento)     

Obs.: Os termos homeotermia ou endotermia foram empregados com significado semelhante. A endotermia ou homeotermia  é uma característica de alguns animais que lhes permite manter sua temperatura corporal relativamente constante à causa de uma alta taxa metabólica gerada pela intensa combustão de alimento energético nas células.  

Atividade 3  

Exiba o vídeo para a turma. Assista previamente o link sugerido. Anote todas as informações que podem ser trabalhadas com os alunos. Relacione as imagens e informações do vídeo com o estudo já realizado.

Nesse vídeo diferentes animais são apresentados e se encontram em destaque as aves. Alguns animais tiveram seus nomes identificados outros não. É interessante que o professor explore o vídeo de forma que os alunos observem as diferenças entre aves e outros animais.

Peça que observem as cores, os tamanhos, a forma de locomoção, a relação das aves e dos outros animais com o hábitat apresentado.

Ao final da apresentação cada dupla escolhe uma das aves e preenche a ficha de registro da ave. Discuta os itens a serem preenchidos com as duplas antes da exibição do vídeo. Na ficha foram apresentadas sugestões de respostas para auxiliar o professor.

Sugestão de ficha de registro da ave 

Nome da ave: Resposta pessoal

 Hábitat: As aves vivem em ambientes terrestres.

 Corpo: Coberto de penas que apresentam grande variedade de cores de acordo com a espécie.  Muitos ossos são ocos, facilitando o vôo. A temperatura do corpo não varia de acordo com a temperatura do ambiente e, por isso, são chamadas de animais de sangue quente.

Respiração: Pulmonar.

Alimentação: Vegetais, pequenos insetos e peixes.

Reprodução: Nascem de ovos que se desenvolvem fora do corpo da fêmea, ou seja, são ovíparas.

Tamanho: Variado. Podem ser pequenas como o beija-flor e bem grandes como a avestruz.

 Locomoção: Em geral, voam. Algumas correm e outras nadam.

 Exemplos: Papagaio, mergulhão, ema, avestruz, pinguim, picapau, entre outros.

Vídeo sobre diferentes animais e aves do Pantanal

Atividade 5http://www.youtube.com/watch?v=rVjuVIfnd2c  9:56min. Consultado em 2 de junho as 11:01min.    

Atividade 4

Ensine os alunos a fazer dobraduras de aves. Monte com a turma um ambiente com as características necessárias a garantia de  sobrevivência das aves e distribua nele os animais confeccionados. Use papéis de cores variadas para representar a diversidade de cores das aves.

A seguir você encontra uma sugestão de dobradura de um pássaro:

Vídeo ensinando a fazer origami de pássaro

http://www.youtube.com/watch?v=lKikjNZCRbE Consultado em 03 de junho de 2010 as 22:03min.  

Atividade 5

Organize uma exposição com todo o material produzido pelos alunos durante o estudo realizado. Reorganizados em grupos, cada grupo deverá se responsabilizar pela apresentação do material produzido nas diferentes atividades. Nessa atividade de culminância os alunos terão oportunidade de expor o que aprenderam e o professor terá mais um recurso para avaliar se os objetivos propostos foram atingidos.

Recursos Complementares

Professor, abaixo seguem links de informações extras sobre o grupo das aves, para seu conhecimento ou para acrescentar à aula, se for de seu interesse.

Vídeo sobre o canto das aves silvestres

 http://www.youtube.com/watch?v=aBuBYu34rNE&NR=1  9:24min. Consultado em 2 de junho as 11:10min. 

Texto sobre as características gerais das aves

 http://www.infoescola.com/biologia/aves/ Consultado em 2 de junho as 11:19min.    

No link a seguir, da Ciência Hoje das Crianças, é possível obter informações sobre os exemplares das revistas que apresentam na seção “Galeria de bichos ameaçados”, as aves abaixo, ameaçadas de extinção. A resenha apresentada refere-se ao artigo publicado e consta da página consultada da Ciência Hoje das Crianças.

 http://www.google.com.au/search?hl=pt-BR&source=hp&q=aves+ciencia+hoje+das+crian%C3%A7as&rlz=1R2SUNC_pt-BRBR376&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= consultado em 2 de junho as 10:40min. 

 Arara-azul-grande

Você sabia que a maior arara do mundo voa pelos céus do Brasil? E é bonita que só ela! A arara-azul-grande tem penas de um azul muito escuro, tanto que, de longe, elas parecem pretas. Infelizmente, o desmatamento e o comércio ilegal dessa ave contribuíram para colocá-la na lista dos animais ameaçados de extinção. A arara-azul-grande é mais uma integrante da galeria de bichos ameaçados que apresentamos neste mês.

 Urubu-rei

'Tem alguém urubuzando': quem ouve essa expressão deve estar sendo vigiado por uma pessoa que enxerga muito bem. A origem do termo está na excelente visão do urubu-rei, que detecta no solo sua refeição favorita mesmo quando voa a cerca de três mil metros de altitude. Sabe o que ele come? Cadáveres de bichos mortos já há algum tempo! Aposto que você torceu o nariz... Pois saiba que não deveria: é preciso compreender que cada animal tem seus próprios hábitos alimentares! Então, se quiser conhecer melhor o rei dos urubus, confira a galeria de bichos ameaçados desta edição!

Pato-do-mato

Você saberia reconhecer o pato-do-mato? Pois essa ave caracteriza-se pela plumagem negra. Os machos têm nas asas poucas penas brancas, que são raras nas fêmeas. Mas o que distingue realmente esta das demais espécies de patos é a cabeça grande e alta, como se fosse um topete, que é maior no macho do que na fêmea. É nadando em rios e lagos próximos às matas onde vive que o pato-do-mato passa a maior parte do dia. Mas é justamente pela destruição desses ambientes que ele corre o risco de se extinguir... O pato-do-mato é a atração de outubro na galeria de bichos ameaçados.

Jacutinga

Em março, a galeria apresenta a ave Pipile jacutinga, que popularmente é conhecida apenas como jacutinga. Ela pesa, em média, 1,4 quilo e mede cerca de 74 centímetros da ponta do bico à ponta da cauda. Normalmente, vive em bandos de até 15 indivíduos, sobrevoando as matas e alimentando-se mais nas árvores do que no solo. Seu cardápio inclui diversos frutos, sementes, moluscos e alguns insetos. Infelizmente, por causa da destruição das florestas, ela está restrita a apenas poucos sítios de sua distribuição geográfica original.

Araçari-de-pescoço-vermelho

Ele parece com um tucano, mas é só parente dele. O araçari-de-pescoço-vermelho é pequenino em relação aos seus primos bicudos, mas tem um bico bem grande se comparado ao das demais aves. Bem colorido, esse pássaro está ameaçado de extinção. E não é culpa de seus inimigos naturais, não – os macacos e gaviões –, mas sim da destruição das florestas onde vive. Saiba mais sobre essa ave na CHC 177.  

Avaliação

A avaliação deve constituir-se, por um lado, da observação sistemática durante as aulas sobre as perguntas feitas pelos alunos, as respostas dadas, os registros de debates, de entrevistas, de pesquisas, de filmes e de experimentos, atitudes e interesses manifestados; por outro lado, deve-se avaliar o seu desempenho nas atividades específicas de avaliação, como comunicações de pesquisas, participação em debates, relatórios de leituras, de experimentos de situações problemas e desafios propostos.

Na aula de hoje sugerimos como momentos específicos de avaliação a apresentação e discussão da ficha sobre as aves, preenchida em dupla pelos alunos e a presentação final dos trabalhos pelos grupos. Nessas oportunidades, e ao longo das demais atividades, verifique se os objetivos propostos foram atingidos.  

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