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Democratização das danças eruditas – balé clássico

 

12/12/2010

Autor y Coautor(es)
leonardo lima costa
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Definir o balé clássico como uma dança erudita;

·         Entender o balé clássico historicamente;

·         Identificar a qualidade de movimentação do balé clássico através dos estudos das posições técnicas dos pés e braços;

 ·        Visualizar (através de pequenos vídeos) a plasticidade da dança clássica;

·         Reconstruir a dança clássica na escola;

Duração das atividades
100 minutos ou duas aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugerimos rever alguns conceitos que seguem abaixo:

  1. Pulso no trabalho de dança. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18500 09/07/2010. 
  2. Níveis de movimento; Alto, médio e baixo.
  3. O movimento pausado e contínuo no trabalho de dança. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19977 09/07/2010. 
  4. Estudo do Espaço: trajetórias, planos e eixos.
Estratégias e recursos da aula

Propor a brincadeira dança da vassoura adaptando suas características para contextualizar o balé clássico historicamente.

O professor deverá:

  • Adquirir para esta aula várias roupas de diversos tamanhos e estilos, se possível pedir aos próprios alunos que tragam de casa;
  • Construir com cabos de vassouras (ou material similar) vários bastões para serem usadas nas brincadeiras propostas;
  • Escolher música de preferência do gênero clássico (por exemplo, uma valsa) para sem usadas nas atividades a seguir. Caso seja do interesse do professor, http://musicadeballet.blogspot.com/ , neste link consegue-se download de músicas clássicas. 

Atividade 1:

Dança da vassoura.

Iniciar a brincadeira organizando a turma em casais. Distribuir uma vassoura para um menino e outra para uma menina. Ligar a música pré-estabelecida pelo professor. Pedir aos alunos que comessem a dançar e propor que as vassouras sejam passadas de mão em mão, trocando ou modificando inevitavelmente os casais formados anteriormente.

Atividade 2

Propor que a brincadeira dança da vassoura seja realizada somente pelos meninos. O professor deverá:

1.      Separar os meninos das meninas e colocá-las como observadoras (sentadas ou de pé, não importa como, o importante é que elas possam ver e assistir com clareza o que está prestes a acontecer);

2.      Formar duplas de meninos. Um dos colegas fará o papel das meninas;

3.      Pedir que os meninos que farão os papéis femininos na brincadeira se vistam, por cima de suas roupas, a maior quantidade de roupa possível, trazidas pelo professor (a idéia é aumentar o peso e volume de seus corpos tentando representar as vestimentas das mulheres da antiguidade);

http://strawberrycity.blogspot.com/2008/11/papiers-la-mode.html  (07/12/2010)

4.      Manter a mesma música da atividade anterior. Ao iniciar a música a brincadeira começa;

5.      Entregar uma vassoura a um dos meninos. Dessa fez quando a dupla for desfeita pelo colega que estava com a vassoura ele terá que escolher entre o personagem do homem ou da mulher na dança;

6.      Pedir as meninas, ao final da brincadeira, que expressem suas sensações e pensamentos sobre o que acabaram de ver.

Atividade 3

O professor deverá agora:

  1. Pedir que as meninas vestissem por cima de suas roupas a maior quantidade de roupa possível (seguindo a mesma idéia anterior de aumentar o peso e volume de seus corpos);
  2. Com o auxílio de cordas ou barbantes amarrar um ou dois bastões na cintura de cada menino (a idéia é representar as vestimentas dos homens que incluíam suas espadas e armaduras);
  3. Pedir que a turma se organizasse novamente em casais e separa um menino e uma menina para iniciarem a brincadeira com a vassoura na mão.
  4. Escolher outra música mantendo o mesmo gênero da anterior;
  5. Iniciar a brincadeira novamente como foi feita anteriormente.

Após as vivências o professor deverá juntar a turma (se possível sentados em roda no chão) e propor a eles que identifiquem características distintas entre a primeira parte da atividade, da segunda e da terceira. A idéia é levar os alunos a perceber que devido às vestimentas os corpos (principalmente braços e pernas) se comportam e se movimentam de forma mínima, devagar e cautelosamente.

Atividade 4

O professor deverá: separar novamente os meninos das meninas, pedir aos alunos que se organizem em grupos de 5 ou 6 pessoas, manter o mesmo gênero musical e pedir que eles criem uma cena dançante usando sensações e movimentos corporais percebidos na atividade 1,2 e 3. O professor deverá criar um ambiente antigo, como bailes e festa em grandes salões dos palácios, com reis rainhas e seus súditos. Essa ambientação será a temática da cena e é importantíssima para o bom andamento da aula. Quando a cena estiver pronta pedir que cada grupo faça sua apresentação para o restante da turma.

Finalizadas as apresentações desfazer os grupos e propor a organização de novos grupos, também com 5 ou 6 alunos, juntando meninas e meninos dessa fez. O professor pedirá aos grupos que também criem pequenas cenas utilizando o que acabaram de fazer como também suas sensações e movimentos corporais das atividades anteriores. Manter a mesma ambientação anterior para criação das cenas. Propor ao final desse processo que todos os grupos também apresentem suas cenas para o restante da turma.

Obs.: A música clássica deverá ser utilizada como fundo musical por todos os grupos em todos os momentos da atividade e das apresentações. A fala pode existir desde que não interfira nessa regra. O simples fato de a música estar sendo ouvida pelos alunos ajudará a construir um ambiente direcionado a dança clássica.

Atividade 5

Conclusão da aula. O professor deverá pedir novamente que os alunos sentem no chão, dessa vez de frente para uma televisão com DVD.

Qual é a História do balé clássico?

O professor deve, então, resgatar o que foi relatado na aula sobre dança erudita, dando novos desdobramentos ao assunto destacando a linguagem clássica da dança (Aula Portal do Professor: Contextualizar a dança como fenômeno popular e erudito " http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21012 "). 

Primeiro fato que faz do balé uma dança erudita seria sua idade, ele é muito antigo. Segundo fato seria a presença em grandes companhias de dança a remontagem dos antigos e grandiosos balés de repertório. Em terceiro a rigidez e conservações de seus códigos de movimentos (do seu surgimento até hoje) e finalmente o caráter acadêmico, ou seja, sendo objeto de estudos por pensadores de dança como de outras áreas científicas.

Do seu surgimento até os dias atuais o balé clássico teve quatro grandes momentos históricos. O professor deve relacionar cada momento a seguir com as atividades anteriores proposta nesta aula.

  • No primeiro momento o balé era retratado como uma manifestação folclórica com função social. As danças da corte eram destinadas aos nobres, militares de alta patente e familiares reais. Com objetivos variados as pessoas procuravam nessas danças, fechamentos de grandes negócios, promessas matrimoniais e namoros; destacar-se socialmente de maneira geral.

Vídeo atual sobre danças da corte. Referência: Aula Portal do Professor "Contextualizando a dança como fenômeno popular e erudito." http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21012 (acessados pela internet em 04/06/2010):

http://www.youtube.com/watch?v=OMlk8IhH0J0  

  • No segundo momento a dança destaca-se por ser lúdica e divertida. Eram produzidos grandes espetáculos de danças com base nos movimentos das danças da corte, mas com objetivos distintos. Neste período as mulheres eram meramente espectadoras, já que suas aparições eram discriminadas e energicamente proibidas pela sociedade. Homens se travestiam para fazer papéis femininos.
  • Um terceiro momento é marcado pela efetiva presença feminina. As mulheres conquistam seu espaço na dança, ganham destaque pela graciosidade de movimentos , consecutivamente a criação da sapatilha de ponta e por fim o surgimento dos grandes balés de repertório. Entende-se o balé como uma manifestação artística;  pessoas começam a viver e a se dedicarem exclusivamente à dança. Os movimentos originários da dança da corte, agora são designadas  como o código dos movimentos do balé clássico.

Fragmentos de vídeos atuais sobre grandes balés de repertórios já criados. A possibilidade dos alunos conhecerem o nome e assistir a uma breve ilustração vem reforçar os objetivos dessa aula.

Copélia: http://www.youtube.com/watch?v=GVlPd8daPmw  31/05/2010.  

Don Quixote: http://www.youtube.com/watch?v=kh4eckjMI70&feature=related   31/05/2010.

Giselle: http://www.youtube.com/watch?v=8xuE2ThzgI8   31/05/2010.

La Bayadère: http://www.youtube.com/watch?v=69yh-B-Q89E   31/05/2010. 

La Fille Mal Gardèe: http://www.youtube.com/watch?v=CCHAWiQAZEY   31/05/2010.          

Lago dos Cisnes: http://www.youtube.com/watch?v=liX1exuIkks   31/05/2010.  e

Paquita: http://www.youtube.com/watch?v=iKP2ycZVAIs   31/05/2010.  

O Quebra Nozes: http://www.youtube.com/watch?v=4uFadKorDgQ  21/11/2010.  

Raymonda: http://www.youtube.com/watch?v=e_UEC8SGIZk&NR=1   31/05/2010.

Romeu e Julieta: http://www.youtube.com/watch?v=SWzBy3uYjwI&feature=related   31/05/2010.   

A Bela Adormecida: http://www.youtube.com/watch?v=hRJH8RSHzv8&feature=related 26/09/2010.  

  • E por último os dias de hoje. O código dos movimentos não se modifica devido sua rigidez, as histórias ou narrativas que ilustravam os balés de repertório ganham tons de subjetividade e os acessos ao balé ganham todas as classes sociais. A dança procura se afirmar como uma manifestação artística e os dançarinos o reconhecimento profissional.  
Recursos Complementares
Avaliação
  • Reunir os alunos e pedir que relatem o contexto onde surgiu o balé clássico, caracterizando-o como dança erudita;
  • Fazer uma auto-avaliação por meio de relatos, apontando se as dramatizações dos fatos e curiosidades garantiram a apreensão do conceito da dança erudita e a história do bale clásico;
  • Observar as apresentações das dramatizações verificando se os gestos foram bem assimilados pelos alunos e se as construções das cenas trouxeram, para a realidade da escola, a prática do balé clássico.

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