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Frações equivalentes, mas o que é isso?

 

02/12/2010

Autor y Coautor(es)
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

OBJETIVOS:

  • Utilizar a representação de frações equivalentes em situações que indicam a relação parte-todo;
  • Reconhecer frações equivalentes;
  • Aplicar o aprendizado de frações equivalentes no seu cotidiano;
  • Representar, através de materiais concretos, frações equivalentes;
  • Compreender a equivalência de frações.

Duração das atividades
Três tempos de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer  o algoritmo da divisão;

Relacionar frações equivalentes com o inteiro;

Comparar frações com denominadores iguais e diferentes;

Conhecer a escrita e a leitura de frações.

Estratégias e recursos da aula

 1ª Atividade:

 A professora fará a proposta de dividir a turma em 3 grupos com 6 integrantes cada.

Cada grupo receberá uma folha de papel ofício branca.

O primeiro grupo dividirá a sua folha em 2 partes iguais e pintará a metade de rosa.

O segundo grupo dividirá a sua folha em 4 partes iguais  e pintará 2 pedaços de verde.

O terceiro grupo, dividirá a sua folha em 8 partes iguais  e pintará 4 pedaços de salmão.

A professora vai recolher a folha de papel ofício de cada grupo e irá colocar  no quadro de giz, onde os alunos neste momento, poderão observar as divisões feitas em cada folha.

 Como segunda atividade proposta a professora então, fará os seguintes questionamentos:

A) Quantas partes o grupo 1, dividiu a sua folha de papel ofício?  Resposta: Em 2 partes.

B) Quantas partes foram coloridas? Resposta: Uma parte.

C) Como poderemos representear em forma de fração a divisão feita na folha?

A professora deverá procurar debater com os alunos e procurar desenvolver com os alunos a capacidade

de levantar hipóteses. Há possibilidade de cada aluno fazer observações que apareçam oportunidade de se

discutir sobre semelhanças e diferenças entre as hipóteses dos alunos. A resposta correta deverá ser construída

pelos  alunos até chegarem a  conclusão de que é  1/2 ou metade.

A professora agora poderá conduzir a pergunta da seguinte forma:

D) Como podemos representar em forma de fração a divisão feita na folha recebida pelo 2º grupo?

O momento será de construir também hipóteses para se chegar a resposta de 2/4 ou metade.

A professora agora não deverá perguntar mas pedir para um aluno formular uma pergunta que a resposta para a representação da folha recebida pelo 3º grupo.

Deixar um momento livre para os alunos desenvolverem a capacidade de fazer perguntas.

Para sistematizar um dos objetivos da aula, a professora deverá conversar com os alunos da seguinte forma:

E) Represente em forma de fração a divisão feita na folha recebida pelo 3º grupo.

A resposta deverá ser   4/8 ou metade.

A professora deverá agora pedir para os alunos verificarem se há semelhanças ou diferenças entre as folhas que estão afixadas  no quadro de giz.

Depois a professora irá perguntar:

F) Há alguma folha que tenha a parte colorida maior ou menor que as outras?

Neste momento, os alunos estarão desenvolvendo a capacidade de observação e comparação para responderem que "Não há."

No terceiro momento a professora pedirá que os integrantes dos grupos discutam sobre as divisões realizadas nas folhas, e um elemento de cada grupo irá expor suas conclusões para o restante da turma, anotadas em uma folha de papel pardo.

3ª Atividade:

A professora fará a proposta que a turma se divida em três grupos com seis componentes cada.

Após esta proposta, a professora distribuirá para cada grupo um círculo de tamanho médio de cor branca, divididos da seguinte forma:

1º grupo - o círculo estará dividido em 4 pedaços;

2º grupo -  o círculo estará dividido em 8 pedaços;

O 3º grupo  - o círculo estará dividido em 16 pedaços.

A professora fará a proposta de que cada grupo elegerá um integrante do grupo que deverá  receber 6 círculos divididos nas partes citadas anteriormente.

Cada componente do grupo deverá desenhar como desejar. Depois cada componente do grupo fará um pequeno registro, atrás do círculo, justificando a sua tarefa.

A professora depois irá perguntar quem desenhou somente a metade de cada círculo. Nesse momento, a professora deverá circular pelos grupos para acompanhar quais as hipóteses que os alunos estão trabalhando para a tarefa solicitada.

Caso algum grupo não tenha desenhado a metade recebida, a professora irá entregar mais um círculo com a respectiva divisão para que seja feito o colorido pela metade.

Depois, será encaminhado para que cada grupo indique quem desenhou a metade da folha e apresente ao grupão qual foi o registro que ele elaborou.

Posteriormente, a professora fará uma atividade de comparações dos círculos apresentados até a turma poder chegar a conclusão de que as metades apresentadas podem ser do mesmo tamanho. 

Assim, ao final da atividade os alunos, após a apresentação e o debate sobre os círculos deverão construir o conceito de que as partes correspondentes a  2/4; 4/8 e 8/16 são do mesmo tamanho diante do mesmo inteiro, o que representa o conceito de fração equivalente.

 4ª atividade

  A professora dividirá a turma em três grupos com seis componentes cada e fará a distribuição de meia cartolina branca para cada grupo.

O primeiro grupo deverá dividir o pedaço recebido em seis partes iguais e colorir a metade da cartolina de vermelho;

O segundo grupo deverá dividir o pedaço recebido em  doze partes iguais e colorir a metade da cartolina de azul;

O terceiro grupo deverá dividir o pedaço recebido em  vinte e quatro partes iguais e colorir a metade da cartolina de amarelo.

 Ao final desta etapa, a professora deverá os alunos explorarem bem a atividade que estavam realizando, depois fará os seguintes questionamentos:

A) Que fração da cartolina foi colorida pelo 1º grupo ? A resposta correta será 3/6;

B) Que fração da cartolina foi colorida pelo 2º grupo?  A resposta correta será 6/ 12;

C) Que fração da cartolina foi colorida pelo terceiro grupo? A resposta correta será 12/24.

Após os questionamentos feitos, a professora recolherá de cada grupo as cartolinas coloridas. 

A professora juntará com fita crepe as três metades de cartolina de cada grupo, colocando-as uma embaixo da outra para que os alunos possam observar que os inteiros são iguais mas houve divisões diferentes. Nesse momento, a professora poderá debater sobre o que aconteceu com as atividades dos círculos. Depois irá perguntar que figura eles têm representado no quadro. Os alunos devem perceber que agora eles estão trabalhando com retângulos e que podem ser divididos.

Ao final, os alunos devem observar e construir o conceito de equivalência com outras formas e outras divisões.

RECURSOS:

Folha de papel pardo;

Folha de papel ofício branca;

Circulo recortado no tamanho médio em folha de cartolina branca;

Fita crepe;

Lápis de cor.

 

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se  alunos demonstraram seus conhecimentos durante a realização das atividades propostas pela professora.

Através de todas as atividades trabalhadas, avaliar se o aluno construiu o conceito de frações equivalentes como frações que representam partes, de mesmo tamanho, do mesmo todo-referência.

Ao final da aula, como atividade de avaliação, a professora pedirá que os alunos respondam somente com

sim ou não, para as perguntas que ela irá fazer em relação as frações equivalentes, que segue um exemplo

abaixo:

Pergunta 1 - Há fração equivalente entre 1/2 em 3/6? Resposta correta: Sim.  A professora continuará: Por quê? Aceitar respostas elaboradas pelos alunos e discutir com eles sobre cada resposta.

Pergunta 2 - Há fração equivalente entre 1/2 em 1/3? Resposta correta: Não. A professora continuará: Por quê? Aceitar respostas elaboradas pelos alunos e discutir com eles sobre cada resposta.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • nicole, colégio são francisco de asis , São Paulo - dijo:
    nicolemeloguilherme@hotmail.com

    10/06/2013

    Cinco estrelas

    muito bom estava em dúvida de como escrever um atividade de matemática (avaliada em 2,0 pontos) e esse site me deu uma ótima ideia !!!


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