Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Importância da flor e do fruto para as plantas

 

15/07/2010

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto e Marina Silva Rocha

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a importância das flores e dos frutos para o sucesso na conquista das angiospermas em vários ambientes.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o grupo das Angiospermas, compreendendo o conceito de flor e de dispersão, além de reconhecerem os principais grupos de plantas (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) e suas principais características. Seguem links de aulas de nossa autoria já publicadas sobre estes assuntos, para consulta:

POLINIZAÇÃO E FECUNDAÇÃO DAS PLANTAS http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8062 (consultado em 16/06/10, às 18h42min),

GERMINAÇÃO DE SEMENTES

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7835 (consultado em 16/06/10, às 18h43min),

Musgo é planta?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18862 (consultado em 16/06/10, às 18h44min),

Avencas e Samambaias

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19990 (consultado em 16/06/10, às 18h45min),

Pinheiro - que árvore é essa?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19998 (consultado em 16/06/10, às 18h46min) ,

Carambolas e laranjas: angiospermas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20056 (consultado em 16/06/10, às 18h47min).           

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

A função da flor é garantir a reprodução. Os órgãos sexuais da planta encontram-se na flor. Normalmente as flores possuem um aroma muito agradável. Este juntamente com as cores atrai mariposas, moscas e outros insetos polinizadores.

O transporte do grão de pólen para outra flor da mesma espécie é facilitado pelos diferentes tipos e cores de pétalas que permitem ao animal identificar o tipo de flor.

A disseminação dos frutos e sementes tem por finalidade assegurar que o desenvolvimento de novas plantas não seja impedido pela competição com outros indivíduos, por falta de espaço, de nutrientes, de luz, etc.

A dispersão através de transportadores físicos ou biológicos realiza-se de forma diferente conforme as características dos frutos e das sementes.

Nos frutos indeiscentes que não possuem mecanismos de abertura, as sementes desprendem-se da planta conjuntamente com os frutos, ficando em liberdade quando ocorre a putrefação ou abertura do fruto.

Alguns frutos têm ganchos ou substâncias viscosas que aderem aos animais como acontece com a luzerna ou com o visco. Também há frutos carnudos que podem ser comidos pelos animais, mas cujas sementes resistem à ação dos sucos digestivos e são disseminados com a expulsão dos excrementos.

Adaptado de: dispersão de frutos e sementes. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-06-03]. Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$dispersao-de-frutos-e-sementes>. (consultado em 03/06/10, às 16h23min).  

Adaptado de: http://www.brasilescola.com/biologia/flor.htm (consultado em 03/06/10, às 16h25min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de uma atividade prática de investigação do comportamento de animais polinizadores e dispersores, além de discussões sobre o assunto, compreensão de vídeos e textos.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo incentivando as discussões entre os alunos, apresentando os vídeos propostos e explicando dúvidas, bem como realizando uma atividade prática com a turma, que conseguirá perceber o papel de frutos e flores de forma lúdica.   

Atividade prática: compreendendo o papel de flores e frutos de forma lúdica             

Professor, para a realização da atividade desta aula, será necessário que você faça com antecedência uma montagem de três cartazes em cartolina verde, da seguinte maneira:

1º cartaz: recortar cerca de dez folhas coloridas (vermelha, amarela, roxa, dentre outras) com formato de flores ou frutos e colar em cartolina verde.

2º cartaz: recortar cerca de dez folhas verdes (da mesma cor da cartolina) com formato de flores ou frutos, e colar em cartolina verde.

3º cartaz: recortar cerca de dez folhas de cor marrom com formatos de pinhas e colar em cartolina verde.             

Com os cartazes já montados, leve para a sala de aula, mas não permita que os alunos vejam antes. Peça aos alunos para ficarem em pé no fundo da sala, de costas para o quadro, para que não vejam ainda os cartazes. Cole os três cartazes no quadro, e peça aos alunos para se virarem de frente, pedindo que olhem no quadro durante cinco segundos e virem de costas novamente. Retire os cartazes do quadro, e inicie uma pequena discussão com a turma.

Professor, geralmente os alunos reconhecem com facilidade as flores coloridas do cartaz, não vendo diferença nas flores verdes e não achando muito interessantes as pinhas marrons. Discuta com a turma os motivos das flores coloridas terem chamado mais a atenção deles do que as outras. E na medida em que forem expondo suas opiniões, registre-as no quadro. Mostre novamente os cartazes para os alunos. Possivelmente os alunos dirão que as flores coloridas são mais bonitas, que chamam a atenção, enquanto as outras não chamam a atenção.

Em seguida, mostre pinhas ou sementes de araucária e frutas maduras e verdes para os alunos, pedindo para observarem suas características como cor, cheiro, aparência (suculenta ou não).

Faça a seguinte enquete com a turma: qual destes vocês teriam preferência por comer? Por quê?

Vá anotando as respostas dadas pelos alunos, preenchendo uma espécie de tabela no quadro. Peça que todos justifiquem suas preferências. É possível que a maioria dos alunos diga que prefere frutos carnosos, coloridos e doces, por serem mais saborosos.     

Relembrando os grupos de plantas e suas características

Professor, relembre com a turma os outros grupos de plantas estudados anteriormente, recordando que os outros grupos não apresentam flores, sendo que as sementes das gimnospermas são pouco atrativas para a maioria das espécies de animais. As briófitas e pteridófitas não possuem flores, frutos e nem sementes, sendo sua reprodução por meio de gametas e esporos. Já as gimnospermas possuem sementes, mas não flores e frutos. Por conta disso, os outros grupos não são atrativos aos animais, como são as angiospermas.   

Discutindo sobre a atividade prática

Após a atividade prática e as considerações dos alunos, comece uma pequena discussão com a turma, explicando aspectos importantes da dispersão de frutos e atração das flores. Explique que os frutos suculentos atraem animais que os dispersam, e com isso, novos locais são colonizados ou mesmo regenerados. Esse processo favoreceu muito as angiospermas, pois elas deixaram de ser dependentes apenas de um meio de dispersão, como as gimnospermas que é basicamente pelo vento, pois não são atrativas aos animais.

Atualmente o homem se tornou um propagador das espécies de plantas, algumas são amplamente cultivadas, pois tem interesse econômico, enquanto outras não. Muitas espécies podem ser extintas assim, pois tem seus ambientes degradados por ação humana, e seus polinizadores e dispersores são extintos. Como elas não despertam interesse econômico, acabam também se extinguindo, por não ter como se dispersar.

Na atividade prática é possível notar que as flores coloridas e frutos com cores fortes chamam mais a atenção do que os outros exemplos mostrados. E assim acontece na natureza também. As flores coloridas e perfumadas atraem polinizadores, que facilitam a reprodução das angiospermas. Os frutos coloridos e perfumados, além de atrair, também alimentam seus dispersores, que muitas vezes os comem longe de onde foram produzidos, levando-os para outros locais em que novas plantas poderão colonizar outros ambientes, garantindo assim o sucesso  da espécie.   

Ferramentas tecnológicas

Professor, após discussões e explicações sobre a atividade prática, apresente para a turma alguns vídeos sobre o assunto. Através dos vídeos abaixo, os alunos poderão visualizar alguns processos de dispersão realizados por animais e pelo vento que poderão ilustrar as formas que as angiospermas encontraram de se dispersar por diversos ambientes, e não apenas próximas ao local onde nasceram. Você poderá discutir com a turma outras formas de dispersão que favoreceram a conquista do ambiente terrestre pelas angiospermas, como água (exemplo dos cocos), fezes de animais, dentre outros. Além de mostrar como flores e frutos são importantes na atração de animais, o que favoreceu ainda mais a dispersão das angiospermas.   

http://www.youtube.com/watch?v=IvWldrXVoSE (consultado em 03/06/10, às 17h44min) – vídeo mostra pássaros comendo frutos maduros e ilustrando como as cores vermelhas chamam a atenção dos animais.    

http://www.youtube.com/watch?v=hxTLV6P8CkY&feature=related  ( consultado em 03/06/10, às 17h45min) – vídeo em espanhol que narra a importância de lagartos que vivem em ilhas como dispersores de sementes de frutos, através de suas fezes. Nesses ambientes a presença de mamíferos dispersores é bem escassa, assim a importância desses lagartos em dispersar as sementes para que a ilha seja colonizada rapidamente pelas plantas.    

http://www.youtube.com/watch?v=PNT7ltkUeGI&feature=related (consultado em 03/06/10, às 17h46min) - vídeo em espanhol que mostra a dispersão pelo vento e por explosão do fruto.    

Relacionando os vídeos com a atividade prática

Após assistir os vídeos, monte com a turma um pequeno texto sobre a importância das flores e dos frutos para atrair animais e, assim, colonizar novos ambientes. Peça que cada aluno monte um pequeno texto e, durante a aula, vá juntando os textos de todos para formar um texto geral da turma, contemplando os principais aspectos discutidos na aula de hoje. Discuta também como outras formas de dispersão, vento e água, por exemplo, também são importantes para as angiospermas chegarem a ambientes como ilhas onde não são relatados casos de presença de gimnospermas.   

Texto para os alunos:

Professor, você poderá escolher um dos textos abaixo para trabalhar e sistematizar as ideias propostas na aula, além de abordar outros exemplos. São todos textos da Revista Ciência Hoje, de divulgação científica, que contam casos relacionados aos assuntos da aula, como dispersão de frutos e sementes e polinização das flores. Entregue o texto escolhido para os alunos e faça uma leitura com eles, destacando aspectos relevantes do texto relacionados com a aula. Deixe que os alunos expressem suas opiniões sobre o texto, promovendo mais discussões.  

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/106/parceiros-da-natureza/parceiros-da-natureza-0/?searchterm=flores (consultado em 03/06/10, às 17h56min).    

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/106/parceiros-da-natureza/uma-estrategia-natural/uma-estrategia-natural-0 (consultado em 03/06/10, às 17h57min).    

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/ecologia-e-meio-ambiente/dispersor-de-sementes/?searchterm=frutos (consultado em 03/06/10, às 17h58min).    

http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2008/249/anacronismo-ecologico/?searchterm=frutos (consultado em 03/06/10, às 17h59min). 

Recursos Complementares

Professor, seguem alguns links de textos, vídeos e jogos sobre o assunto da aula de hoje, que poderão ser usados se for necessário, ou poderão ajudá-lo a ter mais informações sobre o assunto trabalhado.  

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/cacadores-de-fosseis/uma-flor-de-125-milhoes-de-anos/?searchterm=frutos (consultado em 03/06/10, às 18h03min).    

http://cienciahoje.uol.com.br/banco-de-imagens/lg/protected/ch/241/morcegos241.pdf/view?searchterm=frutos (consultado em 03/06/10, às 18h04min).    

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/ecologia-e-meio-ambiente/peixes-ajudam-na-dispersao-de-sementes/?searchterm=frutos (consultado em 03/06/10, às 18h05min).    

http://www.topgameskids.com.br/jogos-view/1326-jogo+plantacao+mutante.html (consultado em 03/06/10, às 18h06min).    

http://www.youtube.com/watch?v=uKmCURijezc&feature=related (consultado em 03/06/10, às 18h07min).    

http://www.youtube.com/watch?v=iGWiceqbzUs&feature=related (consultado em 03/06/10, às 18h08min).    

  

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Divida a turma em grupos e entregue a cada um, uma folha de cartolina e algumas revistas. Peça que os grupos montem cartazes sobre o assunto da dispersão de frutos e sementes e atração de polinizadores por flores, colando figuras das revistas de forma a ilustrar bem o cartaz, além de escreverem aspectos importantes do tema, aprendidos na aula de hoje. Exponha os cartazes dos grupos pela escola, divulgando os conhecimentos construídos pelos alunos. E desta forma, você poderá avaliar se os alunos atingiram os objetivos da aula, compreendendo a importância de flores e frutos para as plantas.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Sandra de Souza Botelho, E M E F WALDIR RIBEIRO DE ALMEIDA , Pará - dijo:
    san.dr2012@hotmail.com

    09/07/2012

    Três estrelas

    Ola pessoal estou mutio feliz por fazer equipe de professores, estou comecando agora, trabalho com as series eniciais, gosto muito da materia de ciencia, valorizar aquilo que temos de melhor na natureza, as plantas , a agua, em fim tudo, o conteudo da flor mostra o nascimento de tudo, o primeiro passo para a vida.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.