Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Energia Eólica

 

29/06/2009

Autor y Coautor(es)
ARNOLDO BRASILIO FILHO
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender do funcionamento das usinas de geração de energia eólica.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Eletromagnetismo, Geradores elétricos
Estratégias e recursos da aula

Motivação/introdução

 

Hoje em dia uma alternativa viável para os combustíveis fósseis, são as chamadas energias renováveis, dentre elas a energia eólica, que é a energia obtida através dos ventos, possui vantagens e desvantagens, os princípios físicos envolvidos são um interessante objeto de estudo.

 

Na Sala de aula (20 min)

 

            Nesta aula vamos explorar o funcionamento das usinas de geração eólica, que produzem energia elétrica a partir da força dos ventos, basicamente, uma usina eólica é composta por um gerador elétrico, ligado a hélices que movimentam-se com a passagem do vento.

 

 

 
 
        Na estrutura do gerador eólico, também denominado aerogerador,  encontramos um gerador elétrico, que funciona baseado no princípio da indução eletromagnética de Faraday, ele enuncia que em uma circuito elétrico submetido a um campo magnético variável, circula uma corrente elétrica, é conhecida também como a lei de Faraday Lenz, esse princípio torna possível a construção de geradores e aerogeradores, que convertem energia mecânica e energia eólica em energia elétrica. Na ilustração a seguir, temos a parte interna de uma turbina eólica moderna, na parte interna vemos o gerador elétrico, responsável pela produção de eletricidade.
 
 
 
 
        As pás são dotadas de freio aerodinâmico que controlam a velocidade do gerador, se a velocidade ultrapassar a permitida pelo gerador elétrico, ele pode ser danificado.
 
 

Problematização

 

A energia eólica faz parte da gama de energias renováveis, é considerada econômica e não poluente, possuindo muitas vantagens em relação a outras formas de energia, proponha aos alunos as seguintes atividades:

 

1) Pesquisar na internet, livros na biblioteca e revistas, as vantagens da energia eólica e as suas desvantagens em relação as outras formas de produção de energia.

 

2) Pesquisar na internet outras formas de energia renovável, solar, hidrogênio, hidráulica, geotérmica, suas vantagens e desvantagens.

 

3)Os resultados das pesquisas podem ser publicados em um blog, pelos grupos formados pelos alunos.

 

4) Na ilustração do gerador eólico apresentada na aula, existem sistemas de controle de velocidade das pás, o que aconteceria se as pás pudessem girar sem controle? Para aprofundar essas questões, utilize com os alunos um objeto de aprendizagem que simula um gerador elétrico em que é possível alterar a velocidade do gerador.

 

http://www.walter-fendt.de/ph11br/generator_br.htm

 

Para aprofundar os conceitos sobre indução eletromagnética, podemos utilizar outro objeto disponível no Portal do Professor, nele podemos compreender o fenômeno da indução eletromagnética com esse laboratório virtual:

 


 

 

Peça aos alunos que elaborem um texto com no mínimo duas laudas, apresentando o resultado das pesquisas e da exploração das simulações.

 

 

 

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação será realizada através das questões respondidas pelos alunos na problematização, através delas e de uma posterior discussão em sala de aula com os alunos , ele poderá avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.