03/08/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Resgatar os conhecimentos prévios sobre animais;
Identificar os animais presentes na história;
Classificar os animais da história segundo a sua espécie (peixes, mamíferos, vertebrados) de acordo com suas hipóteses;
Pesquisar as características dos animais da história;
Confrontar as hipóteses levantadas com o conhecimento científico;
Representar por meio de desenhos os animais da história;
Sistematizar por meio de um texto coletivo ou relatório o que aprenderam sobre os animais da história.
Professor, o tema “animais”, desperta muito interesse nas crianças do Ensino Fundamental Inicial, devido à faixa etária. Aproveite esta motivação e resgate os conhecimentos prévios que eles possuem sobre o tema, isto vai gerar muita participação.
Professor, esta aula está estruturada em três atividades, sabemos que os conhecimentos prévios advindos da vivência do aluno representam um importante parâmetro para o professor. Mas, é fundamental que você utilize estratégias que busquem ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos dos alunos. Para isso, nossa proposta busca um diálogo entre Literatura e Ciências Naturais. Ela está estruturada da seguinte forma:
-Aula interativa: resgatando conhecimentos.
-Que animal você conhece?
-Leitura da história “A Maior boca do Mundo” de Lúcia Pimentel Goes. Editora Ática.
-Localizando informações no texto.
-Desenho.
-Leitura da poesia “Voz dos animais”.
Recursos que vamos utilizar:
- Livro “A Maior boca do Mundo”.
- Data Show ou cartaz com a poesia.
-Reprodução da poesia: “Voz dos animais”.
-Caderno para o registro das atividades.
-Lápis preto e lápis de cor.
-Laboratório de informática.
-Jogo: classificação dos animais.
1º momento: aproximadamente 60 minutos.
1-AMPLIANDO CONHECIMENTOS – A LITERATURA COMO (PRÉ) TEXTO
-Professor, informe a seus alunos que você vai contar uma história muito legal sobre animais.
A Maior Boca Do Mundo Coleção: LAGARTA PINTADA
Autor: GOES, LUCIA PIMENTEL
Editora: ATICA Assunto: INFANTO JUVENIL / LITERATURA INFANTIL
2- EXPLORANDO O TEMA.
Professor, depois que você leu a história é hora de explorar.
-Questione os alunos sobre os animais que são citados na mesma. Dessa forma, proponha a seguinte atividade:
1- CLASSIFICANDO OS ANIMAIS DA HISTÓRIA.
-Escreva no quadro a seguir o nome dos animais que você encontrou na história e classifique-os em: peixes, mamíferos, répteis ou anfíbios, de acordo com o que você conhece, ou seja, com suas hipóteses.
ANIMAIS |
CLASSIFICAÇÃO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3- PROBLEMATIZANDO:
Professor, instigue seus alunos a pensarem, para isso proponha desafios, assim eles apresentarão as suas hipóteses:
-Que animais vocês conhecem?
-Como são (características) e onde vivem estes animais?
-Como eles se reproduzem?
4- AS FONTES DE PESQUISA:
A próxima etapa será discutir com os alunos onde poderemos pesquisar, mas não apresente os caminhos, questione-os para que eles apontem as possibilidades, tais como:
-Livros, revistas, sítios da internet, entrevistas e outros.
-Esta pesquisa poderá ser realizada como tarefa extra sala, ou seja, como atividade de casa.
-Faça um roteiro de pesquisa: onde, o que e como pesquisar.
2º momento: aproximadamente 60 minutos.
1-CONFRONTANDO AS HIPÓTESES
- Pesquise no dicionário o conceito de: peixe, mamífero, réptil e anfíbio.
-Lembre-se de anotar a fonte onde você pesquisou (nome do livro - dicionário ou outro), o ano de sua publicação e a página onde encontrou a informação.
-Se consultar algum sítio, lembre-se de colocar a data em que você acessou.
Veja a sugestão a seguir:
CLASSE |
CONCEITO |
FONTE |
RÉPTIL |
Animal que tem pés tão curtos que parece arrastar-se quando anda. |
Dicionário Aurélio. 1988, p. 564 |
ANFIBIO |
(ser vivo) adaptado a viver tanto na água como em terra. Classe de vertebrados de sangue frio, ordinariamente de pele nua e viscosa, que passam por metamorfoses; batráquios. |
http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/anf%C3%ADbio – Acessado em 04/06/2010 |
PEIXE |
|
|
MAMIFERO |
|
|
2– Agora que você já sabe as características destes animais, verifique se você classificou corretamente. Faça um desenho de cada um, coloque suas características e classificação.
ANIMAIS |
CARACTERÍSTICAS |
CLASSIFICAÇÃO |
LAGARTIXA
|
|
|
SAPO
|
|
|
TUBARÃO
|
|
|
HIPOPOTAMO
|
|
|
JACARÉ
|
|
|
BALEIA
|
|
|
3º momento: aproximadamente 60 minutos.
-Professor, para enriquecer seu trabalho, utilize a poesia: Vozes dos animais de Pedro Diniz
Ela possibilitará que você resgate os conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores de forma prazerosa além de enriquecer o vocabulário, trabalhar a linguagem poética (rimas, aliterações, estrofes e versos).
-Utilize um Data Show, ou leve um cartaz, se não optar por nenhuma das sugestões você poderá reproduzir para eles a poesia.Acesse o sítio: http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/07/13/vozes-dos-animais-poema-de-pedro-diniz/
-Leia para eles acompanharem. A leitura de uma poesia tem que ser feita com emoção, por isso, observe a entonação de voz.
-Solicite que leiam em grupos: as meninas leem a primeira estrofe e os meninos a segunda e assim sucessivamente.
-Professor a poesia de Pedro Diniz, possui algumas palavras que não são comuns, por isso solicite aos alunos que circulem na poesia e depois procurem no dicionário o seu significado.
VOZES DOS ANIMAIS
Muge a vaca; berra o touro; Grasna a rã; ruge o leão; O gato mia; uiva o lobo; Também uiva e ladra o cão.
Relincha o nobre cavalo; Os elefantes dão urros; A tímida ovelha bala; Zurrar é próprio dos burros.
Sabem as aves ligeiras O canto seu variar: Fazem às vezes gorjeios Às vezes põem-se a chilrar.
Bramam os tigres, as onças; Pia, pia o pintinho; Cucurica e canta o galo; Late e gane o cachorrinho.
A vitelinha dá berros; O cordeirinho, balidos; O macaquinho dá guinchos; A criancinha vagidos.
Pedro Diniz |
Fonte: http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/07/13/vozes-dos-animais-poema-de-pedro-diniz/
CLASSE |
ANIMAIS DA POESIA |
AVES |
|
ANFIBIOS |
|
MAMIFEROS |
|
SISTEMATIZANDO
Professor, o relatório é um excelente recurso para organizar as informações, além de trabalhar a tessitura textual, pois requer habilidades e competências para se produzir um texto. Proponha que os alunos produzam o relatório coletivamente, mas se verificar que já conseguem estruturar sozinhos, as informações, deixe que façam individualmente. Se a sua opção for por texto individual você poderá sugerir que seja uma atividade de casa.
RELATÓRIO: O QUE APRENDEMOS SOBRE ANIMAIS
Hoje, ouvimos a história “A maior boca do Mundo” e aprendemos sobre alguns animais. Descobrimos que os animais podem ser...
4º momento: aproximadamente 60 minutos.
Professor, se em sua escola tiver Laboratório de Informática, leve seus alunos e acesse o sítio a seguir, nele você vai encontrar o JOGO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS. Os alunos vão adorar!
http://www.pucrs.br/edipucrs/online/ganhatempo/classificacoes/classifica1.html
Algumas informações importantes:
Classificação dos animais:
Os animais dividem-se em dois grupos: vertebrados e invertebrados. Os animais vertebrados são os que têm esqueleto interno. Há cinco tipos de vertebrados: os mamíferos, as aves, os répteis, os peixes e os anfíbios. Os animais invertebrados são os que não têm esqueleto interno. Nascem de ovos, mas entre eles há grandes diferenças. As lesmas, os moluscos e os insetos são animais invertebrados. Além desta divisão, muito importante, os animais têm outras diferenças, como por exemplo, a forma como nascem, a cobertura do corpo, a alimentação, a forma como respiram e como se deslocam. Fonte: http://seresvivos2007.blogs.sapo.pt/3971.html
Professor, no decorrer da atividade observe se os alunos conseguiram avançar em suas hipóteses, para isso veja no quadro 1, as suas hipóteses e compare com a classificação realizada após a pesquisa, no quadro 3, assim, você terá como avaliar se avançaram ou não.
Ao produzir o texto coletivamente, solicite que auxiliem na tessitura textual, fornecendo as informações. Verifique se as ideias sugeridas por eles têm coerência e se o texto apresenta coesão. Se perceber problemas é a hora de interferir e questionar sobre a melhor forma para que o texto fique claro. Mas, lembre-se de observar se as informações estão corretas, por isso questione-os sempre que considerar necessário.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/05/2013
Cinco estrelasMuito intertessante a aula, vou utiliza-las em partes infelizmente, pois o livro sugerido é difícil de encontrar!:(
08/08/2010
Quatro estrelasexcelente cara professora sua aula esta simplesmente linda e de fácil compreensão. parabéns....