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Diferentes dentes, diferentes alimentos

 

15/07/2010

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto e Marina Silva Rocha

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Comparar formatos de dentes de diferentes animais, associando aos seus hábitos alimentares; focar estas comparações no grupo dos mamíferos (roedores, pastadores e carnívoros).

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer o grupo dos Vertebrados, bem como compreender o significado de esqueleto e sua importância.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

As variações e adaptações nos dentes dos mamíferos, ao longo da evolução, são numerosas e surpreendentes. A natureza ao longo do tempo proporcionou que os seres vivos apresentassem modificações para facilitar e ampliar sua dieta. A conformação dos dentes indica o cardápio possível das espécies: cascas de árvores, peixes, insetos, frutos, folhas, sementes e outros. Para cada prato existe um tipo de dente. Alguns mamíferos ao longo da evolução perdem alguns dentes em função de sua dieta diferente.

Muitos répteis têm todos os seus dentes quase idênticos, de formato cônico, e os usam para capturar ou estraçalhar os alimentos. Isso não acontece com grande parte dos chamados répteis mamaliformes, antecessores dos mamíferos: eles já mostravam modificações dentárias. Os mais primitivos tinham dentes ainda simples, quase sem variação (em cada espécie). Aos poucos, os pós-caninos (pré-molares e molares) tornaram-se mais alongados que os dentes característicos dos répteis.

Os dentes dos primeiros mamíferos já exibiam diferenças marcantes em relação ao padrão reptiliano, diferenciando-se para realizar variadas funções. Na frente da boca, os incisivos, estreitos e afilados, podiam morder, cortar ou destacar partes dos alimentos. Os caninos, adequados para perfurar ou rasgar, vinham em seguida; situados mais atrás, os pré-molares e molares reduziam a comida a partículas menores antes de engoli-la, facilitando a digestão. Para isso, os incisivos e caninos sofreram poucas modificações. Já os destinados à mastigação (pré-molares e molares) tornaram-se mais complexos ao longo do tempo. De início, exibiam três cúspides alinhadas, que logo se dispuseram em triângulo.

Há 100 milhões de anos, após a fase dos mamíferos primitivos e já no caminho da evolução rumo aos representantes modernos do grupo, surgiram mais duas cúspides (atrás daquelas dispostas em triângulo), proporcionando maior eficiência na mastigação.

O conjunto dessas lentas alterações permitiu a diferenciação dos mamíferos em onívoros, herbívoros ou carnívoros, e em cada um desses grupos surgiu uma ampla gama de formas dentárias, além de diversificadas estratégias de comportamento para obter alimento. O cardápio dos mamíferos (iniciado por todos os filhotes com o leite materno) tornou-se enormemente variado para os adultos.

A dentição dos animais extintos ajuda os cientistas a desvendar como os grupos diferentes surgiram e evoluíram ao longo da história da vida na Terra, pois o tipo e as características dos dentes fornecem informações preciosas.

Adaptado de: Cástor Cartelle. O dente adequado para cada um. Revista Ciência Hoje, Rio de Janeiro, vol. 41. Nº 246, p. 28-33. Março, 2008. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2008/246/o-dente-adequado-para-cada-um/?searchterm=o dente adequado (consultado em 04/06/10, às 11h10min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de atividade prática de observação de fotografias de diferentes dentições, além de vídeos e texto sobre o assunto, de forma que possam sistematizar os conhecimentos construídos.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio de apresentação de vídeos sobre as dentições de diferentes animais, texto sobre o assunto, bem como fará uma atividade prática com a turma sobre a relação das diferentes dentições com a alimentação destes animais.   

Atividade prática: Reconhecendo dentes de animais e inferindo sua alimentação             

Professor, num primeiro momento da aula, faça com a turma uma atividade prática, em que os alunos deverão reconhecer dentições de diferentes animais e inferir qual a alimentação principal destes animais.             

Para isso, disponha a turma em semicírculo e mostre a eles diversas fotografias de crânios e dentes de vários animais. Peça para os alunos indicarem qual alimento cada um ingere e por que fizeram essa indicação, e anotarem no caderno suas observações.

Abaixo seguem sugestões de algumas imagens que poderão ser usadas na aula.   

Crânio de tubarão.

http://gmirabeau.sites.uol.com.br/ClubedoTubarao/anatomia/Fotos/teeth.jpg (consultado em 04/06/10, às 11h34min).    

Dente de tubarão:  

http://www.nautica.com.br/album/fotos/395/figura%204.jpg (consultado em 04/06/10, às 11h35min).    

Tubarão:

http://sotaodaines.chrome.pt/sotao/tubar3_70.jpg (consultado em 04/06/10, às 11h36min).  

Peixes ósseos: dentes de Piranha (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18675 - consultado em 13/07/10, às 19h17min). Este link do Portal do Professor mostra a dentição de piranhas, peixes de água doce carnívoros. Os alunos poderão perceber que são dentes pontiagudos, apropriados para perfurar e rasgar a presa. 

Onça pintada:

http://farm3.static.flickr.com/2243/2331571437_4baff34582.jpg (consultado em 04/06/10, às 11h37min).    

Serpentes:

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/4ciencias/6presa2.jpg (consultado em 04/06/10, às 11h38min).  

Répteis: serpentes peçonhentas: dentição solenóglifa (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14947 - consultado em 13/07/10, às 19h22min). Este link do Portal do Professor mostra a dentição de serpentes peçonhentas, que são animais carnívoros que injetam o veneno nas presas. Esta dentição ajuda o animal, que é ápodo (sem membros locomotores), a empurrar a presa para o esôfago, pois os dentes são voltados para trás quando a serpente fecha a boca.

Cães:

http://www.jornalciencia.com/Fotos/Menu/TopListas/Dezembro-2009/medo.de.caes.jpg (consultado em 04/06/10, às 11h39min).    

Gato:

http://bicharada.net/animais/fotos/foto.wallpaper.php?f=1444&l=1600&sc=3 (consultado em 04/06/10, às 11h40min).    

Peixes:

http://www.saudeanimal.com.br/imagens/piranha01.jpg (consultado em 04/06/10, às 11h41min).    

Cavalos:

http://thumbs.dreamstime.com/thumb_29/1131721746fu7oFV.jpg (consultado em 04/06/10, às 11h42min).    

Cavalos:

http://www.cavalodosuldeminas.com.br/componentes/imagens/noticias/dente1_03.jpg (consultado em 04/06/10, às 11h43min).    

Camelos:

http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/vidaselvagem.spaceblog.com.br/images/gd/1227317321/Adaptados-ao-Extremo-Camelos.jpg (consultado em 04/06/10, às 11h44min).      

Vaca:

http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK235773_vaca800.jpg (consultado em 04/06/10, às 11h45min).      

Anta:

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/foto/0,,11697436-EX,00.jpg (consultado em 04/06/10, às 11h46min).      

Coelho:

http://www.zaroio.com.br/i/o/200707200121181.jpg (consultado em 04/06/10, às 11h47min).      

Girafa:

http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/24/3789girafa.jpg (consultado em 04/06/10, às 11h48min).      

Capivara:

http://capivaras.org/images/capivara.png (consultado em 04/06/10, às 11h49min).      

Crânio de roedores:

http://www.marialuisvet.com/imagesContent/dentes.jpg (consultado em 04/06/10, às 11h50min).    

Após esse primeiro momento, realize uma demonstração para a turma, fazendo uma analogia dos dentes dos animais: para representar os dentes lisos e achatados de herbívoros, use um pilão com folhas dentro, amassando-as. Esta analogia consegue explicar claramente que os dentes dos herbívoros são chatos, largos e lisos na extremidade, muito bom para amassar as folhagens. Demonstre também através de duas lixas sendo atritadas uma contra a outra que alguns dentes de herbívoros são ásperos como lixas na extremidade, tendo como função principal rasgar as folhagens.

Para representar os dentes pontiagudos de carnívoros, use dois garfos e pedaços de carne, tente rasgar a carne com os garfos. Esta analogia demonstra que os dentes pontiagudos dos carnívoros são muito eficientes na função de rasgar seu alimento, que é constituído de carne.

Após estas observações da demonstração de diferentes dentições, pergunte para os alunos se as indicações que eles fizeram inicialmente foram confirmadas.

Comente com os alunos que a maioria dos animais não tem mãos capazes de manipular seu alimento, e sendo assim os dentes são extremamente importantes para isso. Os primatas, seres humanos e macacos, apresentam mãos aptas a isso, o que os ajudam na manipulação dos alimentos, e desta forma os dentes desses animais não são tão especializados como os outros. Alguns roedores usam as patas para segurar o alimento, mas não para descascá-lo ou abri-lo de alguma forma.

Deixe que os alunos expressem suas opiniões, esclareça as dúvidas que surgirem e incentive as discussões entre eles. É possível que os alunos contem suas experiências, falando sobre seus bichos de estimação ou outros animais que observaram em zoológicos ou sítios.

Professor, outra opção de atividade para esta aula poderá ser a apresentação de modelos de crânios de diversos animais, caso a escola os possua. Inclusive, podem ser usados crânios de seres humanos, de forma que os alunos possam tocar e sentir a textura dos dentes, compreendendo como estes dentes são úteis na alimentação de diversos animais. Outra forma de visualizar as dentições é levar os alunos a um zoológico ou museu, onde possam verificar este tipo de demonstração.   

Ferramentas tecnológicas             

Professor, após as discussões acerca das dentições de diversos animais, apresente para a turma alguns vídeos que discorrem sobre o assunto trabalhado. Os vídeos demonstram a importância do formato dos dentes para a alimentação, exploração e conquista do ambiente.  

EVOLUÇÃO - Mandíbulas (parte 1/5)

http://www.youtube.com/watch?v=lTjfky8gUGM&feature=related (consultado em 04/06/10, às 14h30min).    

EVOLUÇÃO - Mandíbulas (parte 2/5)

http://www.youtube.com/watch?v=V3l6AAuxQQc&feature=related (consultado em 04/06/10, às 14h32min).      

EVOLUÇÃO - Mandíbulas (parte 3/5)

http://www.youtube.com/watch?v=Mxp5pZo9mlw&feature=related (consultado em 04/06/10, às 14h34min).    

EVOLUÇÃO - Mandíbulas (parte 4/5)

http://www.youtube.com/watch?v=jbeEyf6N4no&feature=related (consultado em 04/06/10, às 14h36min).    

EVOLUÇÃO - Mandíbulas (parte 5/5)

http://www.youtube.com/watch?v=YK6d29ZMEew&feature=related (consultado em 04/06/10, às 14h38min).    

Após assistirem os vídeos, discuta com os alunos sobre suas impressões e dúvidas. Comente que pesquisadores, observando os formatos dos dentes de fósseis, conseguiram relacionar os animais com o ambiente em que viveram, além de inferirem sua alimentação. Isso aconteceu inclusive com os estudos de dinossauros. Assim, quando o crânio de um tiranossauro foi encontrado, eles observaram seus dentes e inferiram que ele poderia ser um carnívoro.             

Abaixo seguem algumas fotografias de fósseis de animais, retiradas em um museu, demonstrando as diferentes dentições. Estas fotografias poderão ser usadas em sua aula, como forma complementar de demonstração do assunto estudado.

Fotos: Priscila Barbosa Peixoto, Museu de História Natural da Puc Minas, Abril/2010.   

Texto para os alunos:             

Professor, após a apresentação dos vídeos e fotografias, entregue para os alunos um texto sobre a dentição dos animais. Leia com a turma todo o conteúdo do texto, explique as dúvidas que surgirem e esclareça aspectos importantes do assunto. Promova discussões entre os alunos, de forma a sistematizar o que aprenderam.             

Abaixo segue uma sugestão de texto a ser usado na aula.   

http://www.saudeanimal.com.br/artig174.htm (consultado em 04/06/10, às 14h49min). 

Recursos Complementares

Abaixo seguem alguns links de recursos complementares para a aula de hoje, que poderão ser usados na aula, se for de seu interesse, ou apenas um “Saiba Mais”, para complementar seus conhecimentos sobre o assunto.  

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2003/136/senhores-do-ceu/do-principio-ao-fim/do-principio-ao-fim-0/?searchterm=dentes (consultado em 04/06/10, às 14h53min).  

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.enotes.com/science-fact-finder/animal-world/which-mammal-has-shortest-gestation-period-which (consultado em 04/06/10, às 14h54min).      

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.sjsu.edu/faculty/watkins/gestation.htm (consultado em 04/06/10, às 14h55min).      

http://www.youtube.com/watch?v=qUXQ02eNCI4&feature=PlayList&p=60918B013D54BEC2&playnext_from=PL&playnext=1&index=10 (consultado em 04/06/10, às 14h56min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.             

Professor, peça que os alunos, em casa ou na sala de aula, façam um texto ou resenha dos vídeos assistidos, contando os aspectos principais do que construíram. Avalie seus comentários e discussões, e se possível exponha os textos dos alunos no mural da sala, para divulgação de suas ideias.

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