Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Energia Solar

 

29/06/2009

Autor y Coautor(es)
ARNOLDO BRASILIO FILHO
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o funcionamento da obtenção de energia solar
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Modelos atômicos, estrutura da matéria
Estratégias e recursos da aula

Motivação/introdução

 

A energia solar é uma fonte de energia renovável, com muitas vantagens, porém ainda é pouco explorada no Brasil, apesar do grande potencial de implantação, pela grande intensidade de luz solar na maior parte do território. O que torna possível o aproveitamento da luz solar são as células fotovoltaicas, que foram construídas baseadas no efeito fotoelétrico, descoberto por Albert Einstein em 1910.

 

 

Na Sala de aula (20 min)

 

 

Nesta aula vamos conhecer alguns aspectos da energia solar, uma energia renovável, que pode ser utilizada em substituição aos combustíveis fósseis, é uma energia limpa, que pode ser utilizada para contribuír na matriz energética do país, colaborando com a redução da poluição e do efeito estufa pelo uso de combustíveis fósseis.
Atualmente existem diversos projetos utilizando energia solar, principalmente em regiões de difícil acesso, onde a dificuldade de implantação de uam rede de energia elétrica é dificultada pelo acesso ao local.
São encontrados muitos aparatos que utilizam a luz solar como fonte de energia, desde calculadoras até automóveis, carregadores de bateria de celular, lanternas e etc.

O efeito fotoelétrico ocorre quando luz incide sobre materiais metálicos, o primeiro cientista a descrever esse efeito foi Albert Einstein, em 1905, essa descoberta rendeu a ele o Premio Nóbel em 1921.
Até aquela época, não existia uma boa interpretação para o comportamento corpuscular da luz, ou seja, Eisntein explicou o efeito fotoelétrico definindo a luz como pequenos pacotes de energia, chamados fótons, ao incidirem no material, eles "arrancam" elétrons da sua superfície. 
 
 
Baseando-se nesse efeito são desenvolvidos placas solares para calculadoras, carregadores solares de baterias e painéis solares, o material usado na maioria dos painéis é o silício.
 
Painel Solar
 
Painéis solares são instalados em telhados de residências, para a obtenção de energia elétrica. Os painéis solares são instalados em conjunto com baterias, nos períodos de pouca intensidade solar, as baterias suprem a falta de energia obtida pelos paineis.
 
 

 

Problematização

 

Atividades 1 - Depois de conhecer o funcionamento e fenômenos físicos relacionados a energia solar, reúna os alunos em grupo e peça para que façam uma pesquisa, na internet, revistas e na biblioteca, sobre as seguintes questões:

 

1) Quais as vantagens da energia solar? e as desvantagens?

 

2) Por que a energia solar ainda não é amplamente difundida, mesmo sendo não poluente e renovável? 

 

As respostas podem ser inseridas em um blog ou pagina web pelas equipes de alunos.

 

Atividade 2

 

Depois da atividade concluída, vamos assistir um vídeo sobre disponível no portal do professor, chamado "Solar House" , o áudio está em inglês, o video mostra uma casa que utiliza paineis solares como fonte de energia.

 


 

 

Peça para cada aluno escrever em pelo menos uma lauda, o que compreendeu sobre a utilização da energia solar, e se considera viável a sua implantação em maior escala.

 

 

Formulário de avaliação

 

Iniciante 4,0 pontos

Aprendiz 6,0 pontos

Profissional 8,0 pontos

Mestre 10,0 pontos

Não sabe aplicar  os conhecimentos adquiridos.

 

Conhece os conceitos

de energia solar, mas não sabe como aplicá-los.

Conhece os conceitos,

mas só sabe aplicar em

situações simples

propostas e propostas em grupo.

Conhece os conceitos,

aplica-os em situações

simples ou reais e

auxilia os colegas nos trabalhos em grupo.


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Energía solar Imagem
Solar House Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação será realizada pele processo de Rubrica, e será auto avaliativa para o aluno, preenchendo o formulário a seguir, critério utilizado é o conhecimento adquirido após explorar os objetos de aprendizagem e realizar as atividades
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.