29/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Motivação/introdução
A energia solar é uma fonte de energia renovável, com muitas vantagens, porém ainda é pouco explorada no Brasil, apesar do grande potencial de implantação, pela grande intensidade de luz solar na maior parte do território. O que torna possível o aproveitamento da luz solar são as células fotovoltaicas, que foram construídas baseadas no efeito fotoelétrico, descoberto por Albert Einstein em 1910.
Na Sala de aula (20 min)
Nesta aula vamos conhecer alguns aspectos da energia solar, uma energia renovável, que pode ser utilizada em substituição aos combustíveis fósseis, é uma energia limpa, que pode ser utilizada para contribuír na matriz energética do país, colaborando com a redução da poluição e do efeito estufa pelo uso de combustíveis fósseis.
Atualmente existem diversos projetos utilizando energia solar, principalmente em regiões de difícil acesso, onde a dificuldade de implantação de uam rede de energia elétrica é dificultada pelo acesso ao local.
São encontrados muitos aparatos que utilizam a luz solar como fonte de energia, desde calculadoras até automóveis, carregadores de bateria de celular, lanternas e etc.
Problematização
Atividades 1 - Depois de conhecer o funcionamento e fenômenos físicos relacionados a energia solar, reúna os alunos em grupo e peça para que façam uma pesquisa, na internet, revistas e na biblioteca, sobre as seguintes questões:
1) Quais as vantagens da energia solar? e as desvantagens?
2) Por que a energia solar ainda não é amplamente difundida, mesmo sendo não poluente e renovável?
As respostas podem ser inseridas em um blog ou pagina web pelas equipes de alunos.
Atividade 2
Depois da atividade concluída, vamos assistir um vídeo sobre disponível no portal do professor, chamado "Solar House" , o áudio está em inglês, o video mostra uma casa que utiliza paineis solares como fonte de energia.
Peça para cada aluno escrever em pelo menos uma lauda, o que compreendeu sobre a utilização da energia solar, e se considera viável a sua implantação em maior escala.
Formulário de avaliação
Iniciante 4,0 pontos |
Aprendiz 6,0 pontos |
Profissional 8,0 pontos |
Mestre 10,0 pontos |
Não sabe aplicar os conhecimentos adquiridos.
|
Conhece os conceitos de energia solar, mas não sabe como aplicá-los. |
Conhece os conceitos, mas só sabe aplicar em situações simples propostas e propostas em grupo. |
Conhece os conceitos, aplica-os em situações simples ou reais e auxilia os colegas nos trabalhos em grupo. |
Nome | Tipo |
---|---|
Energía solar | Imagem |
Solar House | Vídeo |
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/1999/solar.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14536/solar.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/77/Photoelectric_effect.png
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!